Maneirismo

Maneirismo: excesso, deformação, exagero e virtuosismo.

Conhecido como um movimento artístico do entre, pois está situado depois do Renascimento e antes do Barroco, o Maneirismo foi um movimento artístico que percorreu por toda a Europa, apresentando características distintas do que se via até então, sobreviveu a algumas críticas pelas mudanças e transformações que propôs ao ideal clássico.

O que é o Maneirismo?

Alegoria da Geografia – Giorgio Varsari – 1542 – Fonte: WikiArt

Foi um movimento datado entre 1515 e 1600, entre o Renascimento e o Barroco, que se estendeu por toda a Europa, tendo artistas adeptos em diversos países. É um movimento conhecido pelo excesso, obras alongadas e distorcidas. Foi alvo de críticas e considerado decadente, principalmente por mudar alguns típicos na forma do ideal clássico, propagado pelos renascentistas.

Mesmo com suas inadequações anatômicas, com a mudança dos pontos e perspectiva e excessiva sinuosidade, tratou-se de um movimento virtuoso e sofisticado. Marcado pela ideia de leveza, por introduzir o lado pessoal do artista na obra e ser o início do Barroco. O batizado e o nome foi dado pelo artista Georgio Varsari e indica “a sua maneira”.

Principais características

  • Sofisticação: as obras apresentam um caráter virtuoso e sofisticado no traçado dos desenhos e nas situações representadas.
  • Estilização exagerada: obras carregadas de ângulos oblíquos, sinuosas e quase sempre assimétricas.
  • Contraste de luz e sombra: consciência da relação entre luz e sombra nas obras, tanto em ambientes internos, quantos externos.
  • Cores: pinturas que combinam cores fortes e contrastantes.
  • Alongamento e distorção: figuras e anatomia humana apresentadas de maneira distorcida, deformada ou alongada.

O movimento que sucedeu o Renascimento e precedeu o Barroco, apresenta características que são possíveis de visualizar no dois, porém com certa modificação, tornando-o um movimento também marcante.

Maneirismo no Brasil

O período de desenvolvimento do Maneirismo corresponde ao período de colonização exploratória e habitação europeia no território. Assim, a principal característica do movimento ressoa sobre a arquitetura produzida no período colonial, principalmente sobre as igrejas. Essas passaram por diversas fases, mas de um modo geral apresentam uma unidade carregada e ornamenta nos interiores. A grande influência do pensamento Barroco.

Principais artistas e obras

O Maneirismo aconteceu por diversos países da Europa, por isso, os artistas do movimento apresentam nacionalidade diversificada, porém, alguns italianos se destacam. Vejamos alguns nomes a seguir:

Giorgio Vasari (1511-1574)

Pintor e arquiteto italiano, que popularizou o nome Maneirismo, influenciado por Michelangelo. Ficou conhecido por registrar a história da arte durante sua vida. Em sua obras é possível visualizar algumas deformações anatômicas e mudanças da perspectiva:

Madonna – 1527-1528 – Giorgio Vasari – Fonte WikiArt

Retrato de Alexandre d’ Medici 1534 – Giorgio Vasari – Fonte: Wikiart

O Jardim de Getsêmani – 1570 – Giorgio Vasari – Fonte: WikiArt

Andrea Palladio (1508-1580)

Arquiteto italiano que apresenta em suas obras um equilíbrio entre beleza e funcionalidade, além de conforto e simbolismo. Veja algumas de suas obras:

Palácio de Thiene – Veneza – 1544 – Andrea Palladio – Fonte: WikiArt

Casa Collogo, Veneza – 1559 – Andrea Palladio – Fonte: WikiArt

Il Redentore, Veneza –
Andrea Palladio – 1577 – Fonte: WikiArt

El Greco (1541-1614)

Pintor, escultor e arquiteto grego, que trabalhou muito na Espanha, tem em suas obras um caráter dramático e expressivo, figuras distorcidas e forte coloração em suas pinturas, veja:

Menino assoprando a brasa para acender uma vela – 1570 – El Greco – Fonte: WikiArt

A pecadora Madalena – 1578 – El Greco – Fonte: WikiArt

Pentecostes – 1596 – El Greco – Fonte: WikiArt

Barbara Longhi (1552-1638)

Pintora italiana, principalmente de retratos, nos quais é possível visualizar as características do Maneirismo. Veja algumas obras a seguir:

Maddona e seu filho – 1585 – Barbara Longhi – Fonte: WikiArt

Dama com unicórnio – 1605 – Barbara Longhi – Fonte: WikiArt

Madonna adorando seu filho – 1605 – Barbara Longhi – Fonte: WikiArt

Giuseppe Arcimboldo (1527-1593)

Pintor italiano que ficou conhecido pelas obras de figuras humanas elaboradas com representações de outros objetos reconhecíveis, como frutas e objetos cotidianos. Suas obras destacam-se pela invenção criativa e muito à frente do seu tempo. Observe:

Primavera – 1563 -Giuseppe Acrimboldo – Fonte: WikiArt

Inverno – 1563 – Giuseppe Acrimboldo – Fonte: WikiArt

Retrato de Adão 1578 – Giuseppe Acrimboldo – Fonte: WikiArt

O movimento conta com outros artistas associados a ele, que merecem uma pesquisa mais profunda nos seus estudos. Esses são apenas alguns de vários que se destacaram nas produções maneiristas.

Vídeos sobre essa produção controvérsia

Se comparado com outros movimentos, o Maneirismo não foi tão famoso e não é tão estudado no Brasil como outros movimentos, por isso, esse vídeos a seguir vão contribuir com seus estudos exemplificando e adicionando algumas informações sobre essa arte que deu muito o que falar entre os críticos.

Sintetizando

De forma muito sintética, esse vídeo vai te apresentar as principais características do movimento, além de explicar historicamente e com muitas imagens, como ele se desenvolveu e repercutiu.

Contextualizando sócio e culturalmente

O professor Pedro traz nesta aula curta, uma perspectiva história do período, a partir da função do artista na sociedade europeia no século XVI. Também realiza algumas análises de pinturas de artistas que auxiliam a visualizar as características do movimento.

Aplicando nas obras

A Patrícia de Camargo realiza nesse vídeo, uma leitura de imagem que permite identificar as características do movimento na obra de Parmigianino.

Mesmo com críticas e considerado como um movimento decadente da arte por transformar alguns critérios estabelecidos, o Maneirismo tem seu valor e destaca-se como uma grande produção histórica. Ele é o antecessor do Barroco, outro grande movimento artístico.

Referências

• MANEIRISMO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3189/maneirismo. Acesso em: 29 de Ago. 2020. Verbete da Enciclopédia.

Por Vanderlei Bachega Junior
Como referenciar este conteúdo

Bachega Junior, Vanderlei. Maneirismo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/maneirismo. Acesso em: 22 de September de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [UEM]

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre as artes
plásticas do século XVI.
01) A famosa Villa Capra, obra maior do arquiteto
italiano Andrea Palladio, possui características
singulares, como as suas quatro fachadas idênticas,
cada uma com um pórtico, e a sua cúpula central
inspirada no Panteão de Roma. A respeito dessa
construção, pode-se afirmar que pouco se assemelha
a uma habitação da sua época e é, nesse sentido, uma
obra marcante e ousada.
02) Michelangelo, apesar da renovação estética que
denominamos de Maneirismo, permaneceu fiel aos
mais estritos princípios clássicos, e as suas obras,
quando comparadas com obras de outros artistas do
mesmo período, são austeras e frias.
04) Os artistas do Maneirismo procuram alcançar o efeito
de extravagância, de originalidade e de afetação.
08) Nesse período, até mesmo Leonardo da Vinci, um
pintor cujas obras são equilibradas e harmoniosas,
buscou um ideal estético próximo ao bizarro.
16) Nesse período, a chamada “perspectiva científica”
deixou de ser utilizada, uma vez que, para atingir os
seus propósitos, os pintores preferiram representar a
natureza ao acaso e de maneira intuitiva.

Somatória: 05 (01+04)

2. [CONSULPLAN]

“Surgido na Europa no século XVI, foi um movimento em que a arte era produzida à maneira dos grandes mestres do renascimento. Manifestando-se na pintura, na escultura e na arquitetura, ficou conhecido como estilo italiano quinhentista.” Este movimento artístico denomina-se
A) barroco.
B) realismo.
C) românico.
D) maneirismo

Resposta: D

Compartilhe

TOPO