Caravaggio

Caravaggio: exímio pintor do movimento Barroco na Itália.

Caravaggio foi um pintor Barroco considerado à frente do seu tempo pelo domínio da luz e do realismo em suas obras. Destaca-se por deixar de lado a beleza clássica do Renascimento, movimento que o antecedeu, utilizando pessoas da vida comum como modelos em sua pinturas.

Biografia

Fonte: WikiArt

Michelangelo de Merisi, nome de batismo, nasceu em Milão na Itália em 1571. O nome Caravaggio vem do vilarejo de origem de sua família, sendo conhecido como Michelangelo de Caravaggio. Interessou-se pela pintura desde muito cedo. Viajou para algumas regiões da Itália para estudar pintura. Tal fato permitiu a ele estabelecer contatos que o ajudariam posteriormente.

Apesar do prestígio atual, o pintor vivia em condições de pobreza. Contou com auxílios de caridade providos pela Igreja e sustentou-se com encomendas de quadros de alguns cardeais e famílias ricas. Tinha um temperamento agressivo e excêntrico. Acabou se envolvendo em diversas brigas e, em uma delas, cometeu assassinato de um homem. Também foi preso algumas vezes. Sua pintura se destacou e o pintor ganhou fama na Itália. Faleceu aos 38 anos em um hospital.

Principais características

Caravaggio ganhou fama pela Itália no período em que esteve vivo. Influenciou outros artista e, até hoje, suas obras são tomadas como referências, não só à pintura, mas também ao cinema e à fotografia.

  • Realismo impressionante: é possível perceber o realismo das obras pela observação de seus detalhes. Caravaggio procura apresentar a realidade em extrema precisão de detalhes como ela é, sem idealizações ou abstrações.
  • Contraste entre luz e sombra: o pintor é considerado revolucionário pelo seu trabalho com a luz e sombras nas pinturas. O uso de fundos escuros e a presença de uma única fonte de luz destacam a figura humana e provocam a sensação de realidade.
  • Pessoas comuns: Caravaggio optava por modelos que não eram associados à beleza clássica, inclusive para a representação de figuras religiosas. Desta forma, as pessoas retratadas nas pinturas são camponeses, vendedores, artistas, prostitutas e ambulantes. De modo geral: não se tratava de membros da aristocracia.
  • A atenção do observador: as pinturas evidenciam como a luz, representada nas obras de Caravaggio, guia o olhar do observador para elementos específicos. Para criar realce, utiliza de fundos escuros, o que permite associar algumas obras às cenas de um teatro.

Além das características visuais apresentadas nas obras, os temas aludem questões e narrativas religiosas, a representação da morte e do sofrimento.

6 obras de Caravaggio que você precisa conhecer

Caravaggio viveu pouco, mas produziu cerca de 60 obras que atualmente são consideradas raras e se encontram sob propriedade do governo italiano. Selecionamos algumas das obras mais famosas para você conhecer.

1. Medusa (1597)

Fonte: WikiArt

O quadro supostamente representa o momento em que Medusa – figura mitológica conhecida por transformar os outros em pedra mediante o olhar – depara-se, espanta-se com a sua própria imagem e a decapitação de sua cabeça. Pode ser considerado um registro da morte.

2. Narciso (1599)

Fonte: WikiArt

Representação do mito de Narciso. Caravaggio expressa o encantamento do Narciso ao se deparar com a própria imagem. A capacidade técnica chama atenção neste quadro pelo nível de detalhamento do reflexo.

3. Vocação de São Mateus (1599)

Fonte: WikiArt

Neste quadro, é possível visualizar o trabalho com a luz. Esta entra pela janela e dirige a atenção do observador para o grupo na mesa. Com o contraste da luz, percebe-se a valorização do efeito plástico e do volume dos corpos.

4. O tocador de Alaúde (1596)

Fonte: WikiArt

O quadro destaca a figura do jovem tocador, a sua partitura e as frutas ao lado através do facho de luz. Historiadores acreditam que esses elementos representam frescor, juventude e efemeridade.

5. Pequeno Baco Doente (1593)

Fonte: WikiArt

Este quadro, segundo historiadores, pode ser considerado um retrato espiritual de Caravaggio. As feições do personagem podem ser atribuídas como representação das dificuldade encontradas pelos artistas em Roma.

6. São Jerônimo escrevendo (1605)

Fonte: WikiArt

Na obra, São Jerônimo é retratado traduzindo a bíblia. A imagem sugere relação de dualidade entre a vida e a morte, evidenciadas pela atenção do homem à escritura e ao crânio sobre a mesa.

As obras de Caravaggio demonstram exímia qualidade técnica e identidade artística do pintor. Historiadores acreditam que o pintor, de certo modo, apresente traços autobiográficos em algumas obras. Com tamanha complexidade de detalhes, vale dedicar alguns momentos observando estas e outras obras.

Vídeos sobre as grandes obras e a curta vida de Caravaggio

Para compreender melhor o trajeto e a relevância artística das produções de Caravaggio, selecionamos alguns vídeos que podem te ajudar a saber mais e relembrar o conteúdo.

O pintor e o movimento Barroco

Caravaggio é classificado como um pintor Barroco. Neste vídeo, é possível entender como o contexto histórico do pintor e a situação em que vivia influenciou a criação de suas obras.

Vários fatos sobre a vida movimentada de Caravaggio

O pintor viveu pouco, mas teve uma vida movimentada. Este vídeo nos permite entender como se deu a ascensão das obras de Caravaggio em diversas regiões da Itália. Também contempla dados quanto ao temperamento do pintor, rapaz conhecido pela índole violenta.

Caravaggio tem um filme!

O filme é uma representação da vida de Caravaggio, com direção de Michael Buchanan e realização de Derek Jarman. Vale a pena assistir para se aprofunda acerca da trajetória do pintor.

Caravaggio é conhecido como um dos nomes símbolo por excelência do Barroco. Assim, conheça o contexto histórico e as características deste movimento que gestou este e tantos outros artistas de renome a marcar para sempre a história da arte.

Referências

PROENÇA, Graça. História da Arte. 17ª ed. São Paulo: Editora ABDR, 2012.
HANDFEST, Alexandre. Caravaggio: o mestre dos pincéis e da espada. – Documentário – Tv Cultura, 2012.

Por Vanderlei Bachega Junior
Como referenciar este conteúdo

Bachega Junior, Vanderlei. Caravaggio. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/caravaggio. Acesso em: 16 de July de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [UEM]

A recente exposição Caravaggio e seus seguidores, no
Museu de Arte de São Paulo (MASP), trouxe ao Brasil,
pela primeira vez, seis importantes obras do famoso
pintor italiano. Acerca de Caravaggio, assinale o que for
correto.
01) Ao contrário de seus contemporâneos, Caravaggio
não seguia os ideais de beleza clássica, preferindo
conferir aos temas tratados em seus quadros a rudeza
da realidade.
02) Esse artista é considerado um dos grandes expoentes
da pintura renascentista, rivalizando, em fama, com
Sandro Botticelli.
04) A pintura da corrente artística que ele representava
fazia intenso uso do contraste proporcionado pelo
chiaroscuro, o que acentuava a dramaticidade das
cenas retratadas.
08) Suas pinturas de temas religiosos chamavam a
atenção e chegavam a escandalizar a igreja e o
público, por retratar os santos como pessoas comuns
de sua época.
16) Ele empregava a luz de um modo revolucionário, não
como um reflexo da luz solar, mas criada
arbitrariamente de maneira a direcionar a atenção do
observador para o foco da pintura.

Somatória: 29

2. [FAPESE]

Ao falarmos da luz na História da Arte, é correto afirmar que:

1. Leonardo da Vinci, em seu Tratado de Pintura, desenvolve a ideia de que a pintura é um efeito e uma composição de sombra e luz.

2. Na escultura não existe qualquer pré-consideração da luz.

3. Com Caravaggio, surge uma arte de violentos contrastes de luz e sombra.

4. Para os impressionistas, a cor é o resultado da incidência da luz solar, não sendo captada pelos olhos de quem a vê, mas sempre uma cor fixa e única para todos.

5. Na gravura Cristo curando os enfermos, de Rembrandt, a luz, o contraste formal entre o claro e o escuro, é o elemento visual predominante na composição da imagem.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A.São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
B.São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
C.São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
D.São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
E.São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Resposta: B

Compartilhe

TOPO