Frida Kahlo

Frida Kahlo é uma pintora mexicana conhecida pelas suas obras autobiográficas que representam a luta feminina.

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana conhecida pelas suas obras de identidade visual forte e coloridas. Após a sua morte, também foi reconhecida por sua representatividade feminina e sua luta pelo feminismo. Suas obras retratam o universo feminino, suas dores e a política.

Publicidade

Biografia

WikiArt

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, conhecida como Frida Kahlo, nasceu em Coyoacan, no México, em 1907. Quando criança, lutou contra uma poliomielite que deixou sequelas em suas pernas. Foi uma das primeiras mulheres a estudar na Escola Preparatória Nacional do México. Sofreu um acidente aos dezoito anos, que a deixou acamada por vários meses. Nesse período, encontrou-se na pintura e fez diversos autorretratos.

Relacionadas

Surrealismo
O Surrealismo foi um importante movimento artístico surgido no pós-guerra com o Manifesto Surrealista de André Breton em 1924. Considera-se a arte do inconsciente, do sentimento e da subjetividade.
Salvador Dalí
Salvador Dalí é o principal representante do Surrealismo nas artes visuais.
Arte naif
Primitividade, cores, simplicidade e sentimentos são características do estilo conhecido como arte naif.

Frida casou-se com o pintor Diego Rivera, com que viveu boa parte de sua vida, mas teve um relacionamento conflituoso. Suas obras eram retratos de sua própria vida, mas que discutem a força feminina na sociedade. Possuía um traço bem demarco e optava por usar cores fortes. Sofreu muito devido ao seu quadro de saúde e veio a falecer alguns meses após a amputação de uma perna, em 1954.

Características

  • Autobiografia;
  • Cores fortes;
  • Traços bem definidos;
  • Presença da figura feminina;
  • Pintava a dor;
  • Natureza e anatomia humana como temática e metáfora.

As obras de Frida Kahlo retratam as fases da sua vida, e muitas vezes apresentam suas dores de forma a representá-las universalmente. Além disso, Frida teve como inspiração as tradicionais artes mexicanas e a vida das mulheres. A pintora retratava questões políticas de forma metafórica e intensa.

Principais obras

Ao longo de sua trajetória, Frida Kahlo pintava suas emoções, amores e dores de acordo com cada fase da sua vida. Sua condição de saúde a colocou em diversas situações dolorosas que foram expressadas em desenhos. A sua principal musa foi ela mesma, ao pintar seus autorretratos.

Autoretrato em um vestido de veludo (1926)

WikiArt

Essa obra foi um presente de Frida Kahlo para Alejando Gómes Dias, um amante da pintora. Acredita-se que a principal referência para o quadro seja a obra “O Nascimento da Vênus”, de Botticelli.

Publicidade

Frida e Diego Hivera (1931)

WikiArt

O quadro foi um presente dedicado ao amigo do casal, Albert Bender. O marido de Frida é representado com seu material de trabalho nas mãos, pois também foi um grande pintor mexicano. Foi o grande amor da pintora.

Minha ama e eu (1937)

WikiArt

O quadro trata-se de uma representação do período de amamentação de Frida Kahlo. Ao nascer, sua mãe não tinha leite para amamentá-la, por isso foi entregue a uma ama indígena. Os olhares das figuras apresentam uma ausência de ligação entre a ama e o bebê.

O veado ferido (1946)

WikiArt

A figura metamorfoseada entre Frida e um veado. O veado representa elegância, fragilidade e delicadeza, que seria uma identificação de Kahlo com o animal.

Publicidade

A coluna partida (1944)

WikiArt

Nessa obra, a pintora representa a dor e seu sofrimento após procedimentos cirúrgicos que passou, devido a problemas na coluna.

Frida Kahlo produziu diversas obras intrigantes com características autobiográficas. Pintava um universo micro-social, íntimo, porém capaz de representar os sofrimentos da figura feminina num âmbito macro.

Curiosidades sobre Frida Kahlo

A pintora mexicana teve uma vida difícil que a inspirou nas suas criações. Confira algumas curiosidades sobre Frida Kahlo:

  • Frida foi estudante de medicina antes de começar a pintar;
  • Foi a primeira mexicana a ter uma obra no museu do Louvre;
  • Uma de suas obras é registrada como a obra latino-americana mais cara já leiloada;
  • Também era escritora;
  • Quando criança contraiu poliomelite, o que deu a ela o apelido de “perna de pau”;
  • Era poliglota: falava espanhol, inglês, francês, russo e alemão;
  • Foi professora da Escola Nacional de Pintura e Escultura do México.

As obras que retratam a vida da própria artista são indício da forte e representativa personalidade de Frida Kahlo, símbolo de luta e resistência feminina.

4 frases de Frida Kahlo

Frida também era uma grande pintora das palavras, após a sua morte, pudemos conhecer grandes frases escritas por ela, confira algumas:

  1. Estou pintando um pouco, sinto que aprendi algo e estou menos estúpida do que antes.
  2. Eu me pinto porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o tema que conheço melhor.
  3. Se você me quer em sua vida, coloque-me nela. Eu não deveria estar lutando por uma posição.
  4. Espero que a partida seja feliz e espero nunca mais voltar.

Essas são apenas algumas das frases de Frida, mas a artista deixou no mundo uma série de pensamentos escritos sobre a sua posição no mundo, enquanto mulher e símbolo de resistência feminina.

Vídeos sobre a vida de Frida Kahlo

Selecionamos alguns vídeos que podem ajudar a compreender melhor quem foi Frida Kahlo. Ao conhecer mais sobre a sua história, é possível compreender o seu olhar sensível sobre a vida e como a artista foi habilidosa ao expressar seus sentimentos com tanta sensibilidade na pintura.

Frida Kahlo tem um filme sobre sua história

Esse é o trailer do filme Frida Kahlo com direção de Julie Traymor, que estreou no cinema no ano de 2002. Um ótimo filme para conhecer a história da pintora.

A casa que virou museu

A casa em que Frida Kahlo cresceu, atualmente é um museu dedicado a sua vida e obra. Por meio dele é possível compreender mais sobre a artista além de apreciar suas obras, como mostra a youtuber Débora Aladim.

A vida de Frida Kahlo está além da dor e sofrimento

Esse vídeo narra a biografia da pintora mexicana, dando um olhar sobre a forma intensa que Frida levou a vida mesmo sofrendo com suas dores.

A pintora trouxe, a partir das suas vivências pessoais, um olhar para a figura feminina como símbolo de resistência e luta política. Frida Kahlo tornou-se um símbolo de representatividade pelo seu trabalho e personalidade. Confira também a vida de Anita Malfatti, uma importante pintora modernista brasileira.

Referências

The life and times of Frida Kahlo – PBS

Vanderlei Bachega Junior
Por Vanderlei Bachega Junior

Professor de Arte e Teatro. Graduado em Artes Cenicas pela Universidade Estadual de Maringá, habilitação em licenciatura. Mestre e doutorando em Teatro pelo PPG em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui especialização em Voz Profissional pela Unyleya. Artista e produtor cultural em Maringá. Dedicado ao ensino fundamental e médio e ao ensino superior.

Como referenciar este conteúdo

Bachega Junior, Vanderlei. Frida Kahlo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/frida-kahlo. Acesso em: 28 de March de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [UNESP]

Fonte: WikiArt

A imagem apresenta um trabalho da artista mexicana Frida Kahlo, cuja influência se extendeu pela obra de inúmeras outras artistas europeias e norteamericanas que passaram ou viveram no México nos anos 1930 e 1940. Apesar de sua recusa, muitos historiadores e artistas, como André Breton, atribuem sua produção aos princípios estéticos do

a) Concretismo
b) Construtivismo
c) Realismo socialista
d) Surrealismo
e) Dadá

Resposta: d) Surrealismo

Justificativa: A pintora é considerada do movimento Surrealista devido a sua proximidade estética com as obras do movimento, entretanto, a própria pintora negava a afirmação, por defender que retrata em suas obras o mundo real e não o mundo do sonhos como os pintores realistas.

2. [UNESPAR]

O Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado em Curitiba,
promoveu de 17 de julho a 2 de novembro deste ano
uma exposição de fotografias mostrando passagens da
vida de Frida Kahlo. Sobre a protagonista da exposição
denominada “Frida Kahlo – Suas fotografias”, é correto
afirmar que:
I. Foi uma cantora de ópera mexicana, celebrada por
suas interpretações de árias virtuosísticas.
II. Foi uma artista plástica mexicana, militante do
Partido Comunista.
III. Foi uma dançarina mexicana, casada com o pintor
de murais Diego Rivera.
IV. Na infância, contraiu poliomielite e aos 18 anos
sofreu um grave acidente de bonde.

a) As alternativas I e IV estão corretas
b) As alternativas II e IV estão corretas
c) As alternativas III e IV estão corretas
d) Somente a alternativa II está correta
e) Somente a alternativa III está correta

Resposta: b

Justificativa: Frida Khalo era uma pintora mexicana, que quando criança contraiu poliomelite e aos 18 anos sofreu um acidente de bonde. Durante seus estudos foi militante do partido comunista do México.

Compartilhe

TOPO