Cores complementares

Cores complementárias são aquelas que se opõem no circulo cromático.

As cores complementares representam uma das classificações de cores do círculo cromático, e se refere a duas cores que se complementam visualmente quando juntas. Se combinadas, podem atingir diversas tonalidades de cinza. O uso de cores complementares cria a sensação de destaque em uma composição visual.

Cores complementares no círculo cromático

Todo Estudo

Cores complementares são aquelas que se opõem no círculo cromático e, para a física, essas cores são as responsáveis por formar o branco quando unidas. O círculo é formado pela combinação das cores primárias (vermelho, amarelo e azul), que resultam nas cores secundárias (laranja, verde e roxo) e nas cores terciárias (variações de tonalidades criadas com as cores primárias e secundárias). Veja quais são as cores complementares:

  • Amarelo – Roxo
  • Vermelho – Verde
  • Azul – Laranja

Vale lembrar que todas as outras tonalidades possíveis no círculo cromático também possuem suas cores complementares. Para identificá-las, basta procurar a cor oposta no círculo cromático.

Que efeitos esse tipo de combinação cria?

Exemplo do uso de cores complementares em “A ponte de Charing Cross” (1906), de André Derain. WikiArt

As cores complementares são usadas em diferentes composições visuais, pois a combinação dessas cores possibilita um grande destaque ao material produzido, trabalhando com o contraste de forma harmônica. Elas trazem força para a imagem que está sendo vista, e são usadas para dar destaque a outras cores.

O amarelo, por exemplo, ganha destaque quando é utilizado com o roxo. A sensação visual é de destaque e aumento de contraste. Essas cores, quando combinadas, também possibilitam atingir diferentes tonalidades de cinza.

Cores complementares e análogas

As cores complementares são identificadas no círculo cromático pela oposição direta de uma cor com a outra. Sua principal função na arte é permitir a sensação de contrastes entre as cores.

Já as cores análogas, uma outra classificação das cores, são aquelas que se encontram lado a lado no círculo e não apresentam tanto contraste entre si. Essas classificações permitem realizar uma combinação de cores mais harmônica e que melhor dialoga com o efeito visual desejado.

As cores complementares são ferramentas de composição visual muito utilizadas em obras de artistas, como os fauvistas. Para entender mais sobre a classificação das cores, leia também sobre as cores primárias.

Referências

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 8 ed. Rio de Janeiro: Léo Christiano, 2002.

Por Vanderlei Bachega Junior
Exercícios resolvidos

1. [FUNCAB]

O azul é a cor primária ausente na composição do laranja, portanto, o azul e o laranja são cores:

A) secundárias
B) análogas
C) suplementares
D) complementares
E) terciárias

D) complementares

2. [UNESP]

As cores, presentes em todas as coisas, são classificadas em primárias, secundárias e terciárias. As secundárias são representadas pelas cores

A) verde, amarelo e azul
B) amarelo, vermelho e azul
C) verde, roxo e laranja
D) laranja, azul e verde
E) verde, roxo e amarelo

C) verde, roxo e laranja

Compartilhe nas redes sociais

TOPO