Cores Primárias

As cores primárias são as denominadas cores puras, compostas pelo vermelho, azul e o amarelo, sendo a variação primária das tonalidades.

Cores primárias são as chamadas, antigamente, de cores puras (azul, amarelo e vermelho). Ou seja, puras no sentido de existirem sem a necessidade de mistura de outras cores, não se decompondo em outras.

A partir das cores primárias ou puras, outras colorações se formariam (cores secundárias). Entretanto, com o avançar dos estudos, nota-se que o trio “azul, amarelo e vermelho” não é a melhor para reproduzir o esquema de cores.

Já que as cores existem apenas em função da incidência de luz, surge o esquema cores-luz, abrangendo as sínteses aditiva e subtrativa.

Classificação das cores

As cores são divididas tradicionalmente em primárias, secundárias e terciárias. Essa tradicional classificação se organiza em:

  • Cores primárias: tidas como cores puras. Ex: azul, o amarelo e o vermelho;
  • Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias. Ex: laranja (amarelo + vermelho), roxo (vermelho + azul);
  • Cores terciárias: mistura de uma cor primária com uma cor secundária. Ex: vermelho-alaranjado (vermelho + laranja), azul-esverdeado (azul + verde);

Entretanto, essa classificação, atualmente, já não é a mais indicada. A tríade aditiva e a tríade subtrativa acabaram tomando o lugar da classificação tradicional.

Tríade aditiva e subtrativa

Todo Estudo

Cores só existem em virtude da luz. Pensando nisso, foi pensado um novo conceito de classificação das cores, seguindo a noção de cores-luz. Este conceito abrange as tríades aditiva e subtrativa.

Tríade Aditiva

São as cores primárias de luz, denominadas como aditivas por serem a soma de três cores que resultam na luz de cor branca. A tríade aditiva também é denominada como sistema RGB, oriunda do inglês para red, green, blue.

Tríade Subtrativa

A tríade subtrativa são as cores secundárias da luz. Estas serão obtidas a partir da mistura de cores da tríade aditiva.

  • Magenta (Vermelho + Azul);
  • Amarelo (Vermelho + Verde);
  • Ciano (Verde + Azul).

A tríade subtrativa recebe esse nome em virtude de combinação das cores primárias resultar na cor preta (ausência de luz). A tríade subtrativa ainda pode ser representada pelo sistema CMYK, oriunda do inglês para cyan, magenta, yellow e “k” para representar o preto.

Círculo Cromático

Todo Estudo

O círculo cromático funciona como uma combinação adequada de cores, sobretudo para a criação de uma peça com coloração harmônica. Dessa maneira, o círculo cromático evidencia-se em combinações e esquemas que proporcionam o arranjo perfeito entre as cores.

Em forma de esquemas, o círculo cromático funciona da seguinte maneira sob combinações:

  1. Complementares: tons de contraste ou suplementares que estão em lados opostos um ao outro do círculo;
  2. Tríades: é uma combinação tripla, formada por três diferentes tons igualmente equidistantes dentro do círculo cromático;
  3. Análogas: através do círculo cromático, seleciona-se de 2 a 5 cores laterais.
  4. Fendas: é selecionada na fenda uma cor primária e duas complementares, a partir de tons que se encontram diametralmente opostos a cor primária selecionada;
  5. Quatro cores: seleciona-se uma cor primária, duas complementares, além de uma cor adicional, capaz de destacar as demais.

Estas são cinco formas de utilizar o círculo cromático, a fim de criar harmonia na combinação de cores. A tonalidade das cores e suas combinações para a criação de uma arte, por exemplo, dependerão diretamente do arranjo entre as cores selecionadas no círculo.

Referências

PETER, Cris. O Uso das Cores, 1ª ed. Marsupial, 2014. 160 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [PUC]

Um pedaço de tecido vermelho, quando observado numa sala iluminada com luz azul, parece:

a) preto

b) branco

c) vermelho

d) azul

e) amarelo

Resposta: A

Quando a cor vermelha é incendida pela cor azul, o resultado será a observação da cor preta.

2. [UFES]

Um objeto amarelo, quando observado em uma sala iluminada com luz monocromática azul, será visto

a) amarelo.

b) azul.

c) preto.

d) violeta.

e) vermelho.

Resposta: C

O objeto amarelo visto em uma sala de cor azul terá como efeito a cor preta.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO