Art Nouveau

A Art Nouveau, ou Arte Nova, é o estilo artístico de caráter modernista que se manifesta nos mais diferentes campos das artes.

Art Nouveau, ou traduzindo para o português como Arte Nova, é um estilo de arte modernista que se manifesta nas artes num geral. Artes decorativas (cerâmica), artes plásticas, artes gráficas, escultura, arquitetura e design.

A Art Nouveau tem como marcas principais o uso de materiais como vidro, cimento, ferro e madeira. O estilo é muito aplicado na criação de móveis, decoração interna e externa, ilustrações e também na arquitetura.

Origem

O movimento modernista foi influenciado diretamente pelo Arts and Crafts, de origem inglesa. A Art Nouveau, por sua vez, tem origem na França, ao fim do século XIX.

O termo surgiria no ano de 1900, na capital Paris. No mesmo ano, objetos, tapeçarias e móveis característicos do movimento foram expostos na galeria Mason Art Nouveau (Casa da Nova Arte).

Siegfried Bing (1838-1905), decorador francês, foi o precursor da Art Nouveau. O estilo permaneceria até o final de 1910, sendo logo substituído pela Art Déco.

Características

Presença de linhas onduladas e dinâmicas são características marcantes da Art Nouveau. O intuito é a transmissão de movimento como ideia principal das obras. Um estilo que se aproxima do naturalismo estético composto da mistura do orgânico com o natural. Algumas características se destacam no movimento:

  • Valoriza formas complexas e orgânicas;
  • Valoriza linhas assimétricas;
  • Utiliza materiais como vidro, madeira e ferro;
  • Figura feminina presente;
  • Cores frias adotadas;
  • Uso de conhecimentos pertencentes à física e à matemática;
  • Valoriza a lógica e o racionalismo;
  • Opõe-se ao Simbolismo;
  • Temática da natureza, explorando a imagem de animais, flores e folhas;

Principais artistas e obras da Art Nouveau

A Art Nouveau contemplou inúmeros artistas. Dentre os mais conhecidos do público no geral estão Gustav Klimt, Antoni Gaudi e Alfons Maria Mucha.

Alfons Maria Mucha (1860-1939)

Foi um pintor, designer gráfico e ilustrador nascido na República na República Checa. Como um dos principais expoentes do movimento artístico, Alfons Mucha era filho de diligente, interessado por artes plásticas desde a sua infância.

Princess Hyacinth (1911)
Salomé (1897)
Dança (1898)

Gustav Klimt (1862-1918)

Pintor simbolista de origem austríaca com amplo destaque na Art Noeuveu, sendo um dos precursores do movimento de Secessão em Vienna, na Áustria. Pinturas, murais e esboços fazem parte de seu acervo artístico.

O beijo (1907)
Judit I (1901)
Mulher com leque (1917)

Antoni Gaudí (1852-1926)

Figura de destaque dentro do modernismo espanhol, Gaudí revelava um estilo único e particular que refletia em suas obras. As suas características expunham as grandes paixões pessoais do artista, tanto no âmbito religioso, arquitetônico e natural.

Casa Battló (1904)

Parque Güell (1900)

Casa Vicens (1883)

Pierre Bonnard (1867-1947)

Integrante do Grupo Nabis, Bonnard era um pintor de grande destaque dentro do movimento modernista. Popular por suas peças em nu, Bonnard procurou sempre observar a diferença na variação de cor.

Jovem sentada com um coelho (1891)

Trabalhadores (1916-1920)

Família (1893)

A art nouveau tem traços muito característicos, que são reconhecidos facilmente em obras, arquitetura e estilos mobiliários.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História Volume Único. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [UEM]

A respeito do estilo Art Nouveau, é correto afirmar que
01) foi um estilo que buscava combinar as novas técnicas de produção do ferro com o uso de ornamentos.
02) o estilo se inspirava na arte japonesa, a qual descartava a simetria e explorava o efeito da curva
sinuosa.
04) foi um estilo que se difundiu por toda a Europa e recebeu diferentes nomes como Modern Style,
Jugendstil e Stile Liberty.
08) por se tratar de uma arte baseada no utilitarismo o estilo Art Nouveau não teve manifestações
importantes fora da produção industrial.
16) Charles Rennie Mackintosh é considerado o representante máximo do estilo, por buscar formas mais sinuosas possíveis.

07
(01-02-04)

Compartilhe nas redes sociais

TOPO