Snowboard

Snowboard é um esporte radical de inverno praticado com o uso de uma prancha com a qual se desliza sobre a neve com o intuito de realizar manobras.

As modalidades esportivas podem ser referidas em diferentes categorias, como os esportes de verão e de inverno, que integram os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Entre as modalidades esportivas de inverno encontra-se o snowboard, um esporte radical praticado na neve. Confira nesta matéria algumas das principais características desse esporte e entenda como ele é praticado. Acompanhe!

Publicidade

O que é o snowboard?

Snowboard é um esporte radical de inverno, praticado em locais com neve (natural ou artificial) utilizando-se uma prancha larga para deslizar sobre ela. Apesar de ser considerado uma modalidade de esqui, esse esporte tem origem nas práticas de skate e surfe. Seu surgimento é atribuído aos Estados Unidos, na década de 1960. A partir desse período, a prática ganhou inúmeros adeptos no país e para além dele.

Relacionadas

Esqui
Esqui é uma prática de deslocamento sobre a neve desenvolvida com caráter competitivo e de lazer.
Golfe
Golfe é um esporte de precisão disputado em torneios, jogado em campos com diferentes terrenos, usando-se tacos e bolas.
Esportes de precisão
Esportes de precisão é uma categoria de esportes cujo objetivo principal é acertar um alvo a partir do lançamento de determinado objeto.

Breve histórico da modalidade

O primeiro Campeonato Mundial de Snowboard foi organizado em 1983, nos Estados Unidos e posteriormente, em 1990, foi fundada a Federação Internacional de Snowboard (International Snowboarding Federation). Quatro anos depois a modalidade foi aprovada para compor o quadro esportivo do Comitê Olímpico Internacional, estreando nos Jogos Olímpicos de Inverno na edição de Nagano 1998.

O ano de 1994 também marcou a integração do snowboard à Federação Internacional de Esqui (Fédération Internationale de Ski), entidade esportiva responsável por regimentar a prática dessa modalidade. O ano seguinte marcou a estreia do Brasil em disputas oficiais, bem como, inaugurou a realização anual do Campeonato Brasileiro de Snowboard.

Como funciona o snowboard?

O objetivo do snowboard, de modo geral, é realizar manobras na neve, sejam elas em velocidade ou acrobáticas. Para isso, os praticantes de snowboard (também chamados de snowboarders) precisam se equilibrar com os dois pés presos na prancha e deslizar pela neve. Os locais em que o snowboard é praticado são pistas de esquiagem em montanhas nevadas e/ou pistas artificiais.

Regras

  • Respeitar as placas de sinalização, bem como, as outras pessoas e cuidar para que suas ações não coloquem ninguém em risco.
  • Conhecer suas habilidades e seu nível de controle dos movimentos e da velocidade.
  • Escolher a rota mais adequada para não se colocar em perigo nem a outros esportistas no percurso.
  • Sempre manter uma distância segura entre si e os demais esportistas com quem partilhar a pista, garantindo que haja espaço suficiente para que ambos possam realizar suas manobras sem riscos.
  • Quando uma parada durante o percurso for necessária, escolher um local que evite acidentes, priorizando espaços em que seja facilmente visto por esportistas que venham na sequência.
  • Não subir ou descer montanhas a pé pela pista de esquiagem. Nesses casos, caminhar pela lateral das pistas.

Modalidades do snowboard

  • Provas alpinas: essa modalidade é composta pelas disciplinas Slalom Paralelo e Slalom Gigante Paralelo. Trata-se de provas de velocidade, em que dois esportistas descem percursos paralelos e avançam em baterias de competições para se determinar um vencedor.
  • Snowboard cross: essa modlidade caracteriza uma disciplina composta por baterias eliminatórias, em que os snowboarders realizam descidas individuais que determinam sua classificação com base no melhor tempo, até se obter um vencedor.
  • Freestyle: nessa modalidade estão as disciplinas Slopestyle, Half Pipe e Big Air. Nessas disciplinas juízes especializados avaliam o desempenho dos snowboarders na realização de manobras aéreas para a determinação de um vencedor.

Algo interessante a se notar a respeito das modalidades de snowboard é que, em países tropicais, em que não há neve, como no Brasil, a prática pode ser adaptada para ser realizada em dunas de areia. Essa variação do esporte pode ser feita recreativamente, mas também existe a modalidade Sandboard, especificamente constituída nesse formato.

Publicidade

Equipamentos

iStock

A prática de snowboard requer alguns cuidados específicos, sobretudo no que se refere ao uso de equipamentos adequados à modalidade. Sendo assim, veja a seguir quais são os equipamentos usados nesse esporte e algumas de suas principais características.

  • Prancha de snowboard: similar a uma prancha grande de skate (long) sem as rodas, com dimensões (comprimento, largura, curvaturas, tipo de material e flexibilidade) variáveis, conforme as particularidades de cada esportista. Além disso, há modelos diversos, indo desde os específicos para a realização de manobras até os específicos para determinados terrenos, como terrenos de neve tratada ou profunda, por exemplo.
  • Blindings: são as fixações utilizadas para manter os pés dos snowboarders presos a suas pranchas. Elas são colocadas lado a lado na prancha, de modo que os pés fiquem posicionados lateralmente em relação às extremidades da prancha.
  • Roupas térmicas e intermediárias: a vestimenta em camadas adequadas é fundamental para que os snowboarders se mantenham aquecidos. Para isso, recomenda-se o uso de uma segunda pele térmica em contato com o corpo, para absorver a transpiração e dispersar a umidade, seguida de uma peça intermediária que isole o frio (moletom ou blusa de lã) e da jaqueta de snowboard.
  • Jaqueta e calças de snowboard: devem ser impermeáveis, longas e folgadas. No caso da jaqueta, o comprimento maior na parte de trás atende à necessidade do esportista se sentar na neve. Além disso, a composição larga e folgada facilita as movimentações dos braços realizadas para a manutenção do equilíbrio e dos saltos para a realização de manobras, por exemplo.
  • Luvas de snowboard: como os snowboarders não usam bastões para auxiliar no deslocamento, ficam com as mãos em constante contado com o chão. Desse modo, o uso de luvas específicas para o contato com a neve é fundamental.
  • Meias de snowboard: assim como as luvas, as meias usadas para esse esporte possuem características específicas e importantes, como a absorção de umidade e conservação de temperatura. Além disso, devem ser meias finas e que se ajustem bem ao calçado.
  • botas de snowboard: a escolha das botas pelos snowboarders deve levar em conta tanto a proteção do frio – já que os pés são a parte do corpo mais exposta à baixa temperatura – quanto o conforto e o desempenho dos movimentos. Para essa escolha, o estilo praticado tem grande importância. Por exemplo: esportistas de estilo livre preferem botas mais macias, permitindo mover os tornozelos e facilitando a transposição de eventuais obstáculos.
  • Capacete: usado tanto para a proteção, devido ao risco decorrente da realização de manobras em alta velocidade, quanto para a manutenção do aquecimento da cabeça.
  • Goro para neve: utilizado por baixo do capacete para ajudar a manter a cabeça aquecida. Entretanto, de ser sem costuras ou adereços que possam atrapalhar o ajuste do capacete à cabeça.
  • Goggles: são os óculos de neve usados pelos snowboarders. Eles protegem os olhos tanto da luz solar quanto de eventuais objetos durante a prática.

Esses são os equipamentos utilizados pelos esportistas e que são indispensáveis para a prática do snowboard.

Saiba mais sobre o snowboard

Veja a seguir alguns vídeos complementares ao conteúdo desta matéria, para que você conheça melhor o snowboard e algumas particularidades a respeito de sua prática. Não deixe de conferir.

Publicidade

Conhecendo o snowboard

Nesse vídeo o esportista João Goes comenta sobre as características da prancha de snowboard e suas funções nos movimentos realizados no esporte. Além disso, comenta a respeito dos demais equipamentos utilizados, conforme apresentados na matéria. Assista para conferir esses comentários e também sua explicação e dicas a respeito de como se adaptar ao snowboard e usá-lo para iniciar na modalidade.

Pista artificial no Brasil

Conheça nesse vídeo a pista artificial do Ski Mountain Park, localizada em São Roque, um município do Estado de São Paulo. Nesse parque é possível vivenciar a prática de esqui e também de snowboard no Brasil. Assista para conhecer!

Descida de snowboard

Confira nesse vídeo um pouco de como é uma descida de snowboard. No vídeo você acompanha o praticante Gabriel Aquino em uma descida backside (de frente para a descida e de costas para a montanha) em uma estação de esqui localizada em El Colorado, no Chile. Assista para observar como funciona o esporte.

Esta matéria apresentou as principais características do snowboard, comentando a respeito de sua história e também de seu funcionamento. Embora pouco popular no Brasil, por ser uma modalidade de inverno, o snowboard é uma prática com inúmeros adeptos ao redor do mundo. Você pode aprofundar seu conhecimento sobre os esportes de inverno conferindo a matéria sobre o Curling, um esporte de precisão que compõe os Jogos Olímpicos de Inverno.

Referências

Comitê Olímpico Internacional (On-line) – Disponível em: https://olympics.com/pt/. Acesso em: 20 de jan. de 2022.
Confederação Brasileira de Desportos na Neve (On-line) – Disponível em: https://cbdn.org.br/. Acesso em: 20 de jan. de 2022.
Fédération Internationale de Ski (On-line) – Disponível em: https://www.fis-ski.com/. Acesso em: 20 de jan. de 2022.
International Snowboarding Federation (On-line) – Disponível em: https://www.worldsnowboardfederation.org/. Acesso em: 20 de jan. de 2022.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Snowboard. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/snowboard. Acesso em: 30 de April de 2024.

Exercícios resolvidos

1.

A respeito do snowboard, analise as afirmações a seguir:

I) Embora seja uma modalidade de inverno, que necessita de neve para ser praticada, pode ser adequada para regiões em que não há neve, a exemplo de pistas artificiais e da adaptação para dunas de areia.
II) É um esporte de inverno praticado apenas por esportistas, ou seja, por pessoas que se dedicam à aprendizagem de técnicas e ações específicas da modalidade.
III) Diferente do esqui, que é realizado com duas pranchas (uma em cada pé) e com suportes para deslocamento (bastões manejáveis), o snowboard é praticado com prancha única em que se fixam os dois pés e sem equipamentos de suporte para deslocamento.

Está correto o que se afirma em:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) Nenhuma das afirmações.

A resposta correta é a letra B. A afirmação II está incorreta, pois, embora o aprendizado de técnicas e outros elementos relacionados à pratica do snowboard seja importante, essa modalidade também pode ser praticada de modo recreativo, como ocorre no caso de turismo.

2.

A prática do snowboard pode ser descrita a partir de três modalidades, conforme apresentadas na matéria. Sendo assim, ligue as três modalidades desse esporte às suas respectivas descrições.

A – Provas alpinas.
B – Freestyle.
C – Snowboard cross.

I – Disciplina composta por baterias eliminatórias baseadas no melhor tempo de descidas individuais.
II – Modalidade de velocidade composta pelas disciplinas Slalom Paralelo e Slalom Gigante Paralelo.
III – Modalidade baseada no desempenho acrobático, composta pelas disciplinas Slopestyle, Half Pipe e Big Air.

A ligação correta entre as modalidades e suas respectivas descrição corresponde às seguintes composições:

A – II.
B – III.
C – I.

Compartilhe

TOPO