Esqui

Esqui é uma prática de deslocamento sobre a neve desenvolvida com caráter competitivo e de lazer.

Esta matéria apresenta as características do esqui, uma modalidade esportiva de inverno. Para isso, comenta a respeito de sua história e também das duas principais modalidades que o compõem, apresentando as regras e os equipamentos de cada uma. Acompanhe para conhecer esse esporte!

Índice do conteúdo:

História

Embora não seja possível precisar quando surgiu a esquiagem, evidências históricas apontam que a locomoção na neve usando esse tipo de instrumento ocorria há pelo menos 8000 a.C. Entre essas evidências, encontram-se relíquias encontradas no pantanal de Hoting (Suécia), pinturas das ilhas de Rodoy (Noruega) e também esquis na Finlândia, por exemplo. Assume-se, portanto, que essa prática tenha se originado da necessidade de deslocamento sobre a neve.

A modalidade é praticada competitivamente e também para lazer, sendo uma atividade ágil e divertida, o que chama a atenção de potenciais praticantes. Assim, o esporte consiste em deslizar pela neve utilizando um esqui nos pés. O esqui (equipamento) é composto por duas tiras longas, feitas em madeira ou material sintético, em que são fixados os pés do praticante por um encaixe para botas e correias.

Atualmente, a prática do esqui refere-se a uma modalidade esportiva de inverno, o que faz que não seja popular em países como o Brasil, devido à ausência de neve. Contudo, o esqui também pode ser praticado em ambientes indoor, como o Snowland, em Gramado (RS), e a Estação de Esqui Mont Blanc, em Teresópolis (RJ), por exemplo – locais que recriam as condições climáticas europeias e ofertam a prática.

A prática esportiva

O esqui começou a ser praticado com caráter esportivo a partir do desenvolvimento de técnicas de corrida por esquiadores noruegueses, no início do século XIX. Assim, no mesmo período, foram propostas as primeiras regras e houve a primeira exibição da modalidade. Isso culminou na expansão do esqui durante a década de 1920, incluindo sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno, iniciada na edição (retroativa) de Chamonix 1924.

Enquanto modalidade esportiva, o esqui teve como primeiro método desenvolvido o cross-country. Isso ocorreu com o início das competições da modalidade, na Noruega, durante a década de 1840. Posteriormente, durante a década de 1860, o esporte começou a ser praticado também na Califórnia, culminando, na década seguinte, nas competições de salto.

Atualmente, as competições de esqui são um grande evento dos Jogos Olímpicos de Inverno, sendo disputadas nas seguintes modalidades: Esqui Alpino (desde 1936), Esqui Cross Country (desde 1924), Esqui Estilo Livre (desde 1992) e Salto de Esqui (desde 1924). A seguir, veja as características das duas principais modalidades desse esporte: o combinado nórdico e o esqui alpino.

Combinado Nórdico

O combinado nórdico é uma modalidade criada na Noruega no final do século XIX que passou a compor as Olimpíadas logo em sua primeira edição de inverno, em Chamonix 1924. Disputam-se, nessa modalidade, as provas de Esqui Cross Country e Salto de Esqui. Confira as regras básicas dessa modalidade e como praticá-la:

Como praticar

Primeiro os atletas disputam o salto de esqui, saltando em pistas de 90 ou 120 metros de altura. Em seguida, disputam o cross country em corridas de 15 km (individual) e 20 km (equipe). Assim, as posições de largada na segunda prova variam conforme as pontuações da primeira prova, as quais contam como tempo de vantagem em relação aos demais atletas.

Regras

  • Os atletas realizam um salto de esqui com o intuito de conseguir aterrizar na maior distância possível em relação à área demarcada.
  • Os pontos conquistados pelos atletas com os saltos são convertidos em vantagens de tempo para a prova de corrida, possibilitando-lhes sair na frente dos adversários.
  • Após o melhor saltador iniciar a prova de corrida, os demais são liberados para persegui-lo, conforme o cálculo de tempo pela marca obtida nos saltos.
  • Vence a modalidade o atleta que cruzar primeiro a linha de chegada.

Equipamentos

  • Esquis
  • Bastões
  • Botas
  • Capacete
  • Óculos de neve

Esqui Alpino

O esqui alpino começou a ser praticado nos Alpes, com o intuito de descer montanhas em alta velocidade. Nessa modalidade, há o uso de teleféricos para transportar os praticantes da base até o ponto desejado da pista escolhida, para que então possam descer a montanha esquiando. As botas do esqui alpino são rígidas, de cano longo e totalmente encaixadas nos esquis, proporcionando mais estabilidade para o esquiador durante seu deslocamento.

Como praticar

O esqui alpino é deputado em cinco provas, nas categorias masculina e feminina. São elas Downhill, Slalom Supergigante, Slalom gigante, Slalom e Combinado. Em geral, essa modalidade é constituída por provas de velocidade, em que o objetivo é cruzar primeiro a linha de chegada. Veja as regras básicas dessa modalidade de acordo com cada prova:

Regras

  • Na prova de downhill, é disputado o percurso mais longo da modalidade, exigindo mais velocidade dos atletas (cerca de 130 km/h). Nessa prova, os atletas realizam uma única descida, percorrendo um percurso com portas (marcações de estafetas) amplamente espaçadas.
  • A prova de slalom exige mais agilidade e técnica dos atletas, pois constitui um percurso com portas com 13 metros de espaçamento e intervaladas entre si em zigue-zague. Em vez de uma, porém, são realizadas duas descidas, participando da segunda apenas os 30 melhores colocados e extraindo-se uma média dos dois tempos obtidos para classificar os atletas.
  • Na prova de slalom gigante, a dinâmica é similar à do slalom, no entanto o espaçamento das portas é maior, de 25 metros. Desse modo, essa prova permite que os atletas alcancem uma média de velocidade elevada em relação ao slalom (entre 70 a 80 km/h), pois reduz os obstáculos. Além disso, assim como no slalom, o percurso de cada descida é diferente.
  • A prova de slalom supergigante constitui uma mescla das provas de slalom e downhiil, ou seja, de agilidade e de velocidade. Assim, a prova consiste em uma descida única em que o atleta deve superar os obstáculos no menor tempo possível.
  • A combinada é uma prova com três descidas. Desse modo, o atleta realiza um percurso de downhiil seguido de dois percursos de slalom. Assim, as pontuações obtidas são somadas para definir o vencedor a partir do melhor tempo entre os competidores.

Equipamentos

  • Esquis
  • Bastões
  • Botas
  • Capacete
  • Óculos de neve

Essas são as características e regras básicas das duas principais modalidades de esqui, bem como os equipamentos necessários para que sejam praticadas. Ficou interessado em saber mais sobre as modalidades de esqui? Então confira os vídeos disponibilizados a seguir!

Saiba mais sobre o esqui

Confira, a seguir, vídeos complementares ao conteúdo desta matéria e entenda melhor o funcionamento das modalidades de esqui:

Dicas para iniciantes

Nesse vídeo, você confere dicas essenciais para iniciar a prática de esqui snowboard. Essas dicas incluem vestimenta, equipamentos, aulas e postura adequada. Acompanhe!

Equipamentos

Esse vídeo apresenta detalhes a respeito do esqui e do bastão utilizado para a movimentação, comentando acerca de como utilizá-los corretamente. Assista para entender melhor como funcionam esses equipamentos.

Mais dicas de esqui

Aqui, você acompanha outras dicas práticas de esqui para iniciantes. No vídeo, é demonstrado o passo a passo para reproduzir corretamente o movimento de cunha. Confira!

Esta matéria apresentou a história do esqui e também características, regras e equipamentos das duas principais modalidades que o compõem, explicando como funcionam essas modalidades e suas provas. Continue aprendendo a respeito dos esportes de inverno conferindo também sobre o curling!

Referências

Confederação Brasileira de Desportos na Neve [online] – Disponível em: https://cbdn.org.br/. Acesso em: 19 jan. 2021
Federação Internacional de Esqui [online] – Disponível em: https://www.fis-ski.com/. Acesso em: 19 jan. 2021
Secretaria da Educação e do esporte [online] – Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/desvio.html. Acesso em: 20 jan. 2021

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Pesquisas focalizando corpo, subjetividade, discurso e cultura física.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Esqui. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/esqui. Acesso em: 04 de March de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

Sobre o esqui, é incorreto afirmar que:

A) É uma modalidade esportiva de inverno.
B) Pode ser praticado com finalidade esportiva, competitiva ou de lazer.
C) Não exige velocidade ou agilidade dos praticantes, embora exija equilíbrio.
D) Dentre suas modalidades, o esqui nórdico e o esqui alpino são as mais populares.

A resposta incorreta é a alternativa C.

Além de exigir equilíbrio dos praticantes, o esqui também exige velocidade e agilidade, sobretudo em nível competitivo, para a superação dos obstáculos do percurso.

2.

São formas de se referir a modalidades do esqui, exceto:

A) Esqui Alpino.
B) Esqui Cross Country.
C) Esqui Estilo Livre.
D) Esqui Flutuante.
E) Esqui Nórdico.

A resposta correta é a alternativa D.

A alternativa refere-se à modalidade cuja nomenclatura é Salto de Esqui, derivado do inglês Ski Jumping.

Compartilhe

TOPO