Reprodução das bactérias

As bactérias se reproduzem por fissão binária, assim as células filhas terão o mesmo DNA da célula mãe. Entretanto, algumas espécies possuem mecanismos que garantem a variabilidade dos genes.

A reprodução das bactérias ocorre basicamente por meio da reprodução assexuada em que um indivíduo se divide para dar origem a descendentes com o mesmo material genético. Entretanto, algumas bactérias podem fazer a recombinação genética para a variabilidade dos genes. Confira a seguir como ocorre cada um dos tipos de reprodução das bactérias.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como as bactérias se reproduzem

iStock

As bactérias se reproduzem assexuadamente por meio da fissão binária, também chamada cissiparidade ou bipartição. Nesse processo, ocorre a duplicação do DNA da célula mãe que em seguida se divide gerando duas células filhas com o mesmo material genético. Dessa forma, cada célula filha poderá se dividir, gerando mais células filhas, crescendo exponencialmente.

Relacionadas

Cianobactérias
As cianobactérias são microrganismos fotossintetizantes que desempenham muitas funções importantes.
Autótrofos e heterótrofos
Os seres vivos podem ser classificados de acordo com o modo em que eles obtêm energia. Assim, compõem dois grupos: autótrofos e heterótrofos. Conheça as características de cada um.
Dinoflagelados
Os dinoflagelados são microrganismos protistas que, em sua maioria, possuem flagelos e são seres fotossintetizantes.

A fissão binária favorece a rápida multiplicação desses seres vivos e, em condições favoráveis de temperatura e nutrientes, dura cerca de 20 minutos. Vale lembrar que as bactérias não se dividem por mitose, esse tipo de divisão celular só ocorre em seres eucariontes e as bactérias são seres procariontes. Esses processos de divisão celular são semelhantes, mas cada um possui seus mecanismos e peculiaridades, pois os tipos celulares são diferentes.

Esporulação e formação do endósporo

Algumas bactérias realizam a esporulação quando se encontram em condições adversas que prejudicam a sua sobrevivência. Nesse processo, a bactéria se fecha para envolver o material genético com uma pequena quantidade de citoplasma, formando o endósporo ou esporo, uma célula ovoide de resistência. Quando as condições voltam a ser favoráveis, o endósporo sai do seu estado vegetativo e volta a se multiplicar.

Tipos de recombinação genética

Algumas espécies de bactérias podem trocar material genético entre si. Há autores que até consideram isso como uma forma de reprodução sexuada das bactérias, mas, na verdade, o que ocorre é recombinação gênica, garantindo a variabilidade genética. Isso pode ou não estar relacionado com a reprodução. Esse processo de recombinação pode ocorrer de três maneiras, veja cada uma delas a seguir:

  • Transformação: a bactéria consegue absorver e incorporar fragmentos de DNA disponíveis no meio de forma espontânea e aleatória. Esses fragmentos são provenientes de bactérias mortas.
  • Transdução: um bacteriófago infecta uma bactéria e acaba incorporando um pouco do DNA dela. Ao infectar outra bactéria, o bacteriófago transfere o DNA bacteriano com o seu. Se a bactéria infectada sobreviver ao ataque viral, ela passa a incorporar os genes da outra bactéria.
  • Conjugação: tipo mais comum de recombinação genética. As bactérias precisam estar em contato direto para transferir o material genético de uma para outra por meio do pilus sexual. Esse processo é mediado pelo plasmídeo e deve ocorrer em tipos opostos de bactérias em que apenas a célula doadora deve transportar o plasmídeo.

Além das formas de recombinação genética, as bactérias podem sofrer mutações que também podem garantir a variabilidade dos genes. Além disso, a capacidade de transferência de genética das bactérias é muito estudada e utilizada na ciência, principalmente na área da biotecnologia e biologia molecular, para estudos genéticos.

Publicidade

Vídeos sobre reprodução das bactérias

Confira os vídeos a seguir para ampliar seus conhecimentos sobre o conteúdo estudado:

Reprodução bacteriana: aula completa para uma revisão

Nessa aula, o professor Guilherme explica como ocorre a reprodução das bactérias, tanto a forma assexuada quanto os diferentes tipos de recombinação genética. Aproveite a aula para tirar algumas dúvidas e revisar os assuntos abordados no texto.

Publicidade

Variabilidade genética das bactérias

As bactérias podem realizar mecânicos de transferências de genes, o que garante a variabilidade genética. A diferença entre esses mecanismos está na forma em que ocorre a transferência genética. Assista à aula do professor Roger Maia para entender as características de cada um dos tipos de transferência de genes em bactérias.

Questões comentadas sobre reprodução das bactérias

Aqui, veja como o assunto pode ser aplicado em questões de provas de vestibulares. No vídeo, a professora Cristiane Teixeira resolve duas questões sobre a reprodução das bactérias. Tente responder às perguntas e depois confira as respostas e as explicações da professora. Essa é uma ótima forma de fixar o conteúdo estudado!

A reprodução das bactérias podem ocorrer de várias formas. A mais comum é a fissão binária, que ocorre de forma assexuada, mas existem espécies que conseguem realizar a recombinação genética e garantir a variabilidade de genes. Aproveite seus estudos em biologia e conheça mais sobre a célula bacteriana.

Referências

Biologia celular e molecular – Luiz Carlos Junqueira & José Carneiro (2012)

Microbiologia – Gerard J. Tortora, Berdell R. Funke & Christine L. Case (2010)

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Reprodução das bactérias. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/reproducao-das-bacterias. Acesso em: 30 de April de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [Mackenzie-SP]

Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pela medicina é a resistência das bactérias aos antibióticos, graças à sua variabilidade genética. Dos processos reprodutivos a seguir, assinale aquele que é o principal responsável pelas taxas de mutação desses seres vivos.

a) Esporulação

b) Regeneração

c) Brotamento

d) Bipartição

e) Conjugação

A alternativa correta é e) Conjugação.

Dentre as alternativas, apenas a conjugação é capaz de fazer a recombinação dos genes e garantir a variabilidade genética. Nesse processo, ocorre a transferência de material genético de uma bactéria para outra.

2. [Unisinos - 2017]

Alguns organismos na natureza possuem dois tipos de reprodução: sexuada e assexuada. Por exemplo, em bactérias, ocorre um processo em que uma célula se divide em duas e origina duas células geneticamente idênticas. Esse caso de reprodução assexuada é chamado de:

a) Brotamento

b) Cissiparidade

c) Regeneração

d) Metagênese

e) Esporulação

A alternativa correta é b) Cissiparidade.

Cissiparidade ou fissão binária é a forma assexuada das bactérias se reproduzirem. Nela, uma célula mãe se divide e dá origem a duas células filhas com o mesmo material genético.

Compartilhe

TOPO