Romantismo em Portugal

Entre a decadência social e a desilusão, os românticos almejam um retorno à origem primordial do ser.

O Romantismo é o movimento literário que precede o Arcadismo. Em Portugal, ele teve início em 1825, com a publicação do poema Camões, de Almeida Garrett, e se estendeu até 1865. Os autores românticos, marcados pela introspecção, mergulham no mistério da vida e em temas que permeiam a fragilidade humana. A seguir, saiba mais sobre esse movimento.

Publicidade

Contexto histórico

No século XVIII e XIX, a Europa passou por grandes transformações, tanto no âmbito social quanto no âmbito cultural. Entre as mudanças ocorridas, destacam-se: a ascensão da burguesia; a crise das monarquias nacionalistas absolutistas; e a disseminação dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Ainda, a Revolução Industrial, que desencadeou o êxodo rural, contribuiu para o surgimento de novas formas de expressão.

Relacionadas

Camilo Castelo Branco
Um dos escritores mais importantes do Romantismo em Portugal, Camilo Castelo Branco tem uma vasta produção literária. Conheça as características de sua literatura, principais romances e curiosidades.
Escolas Literárias
Escolas Literárias são formas de dividir a literatura, bem como os autores, em diferentes categorias segundo suas características em comum.
Romantismo
O movimento representa uma quebra em relação aos valores neoclássicos, perdurando entre o fim do século XVIII e a segunda metade do século XIX.

Nesse período, Portugal enfrentou momentos de turbulência e decadência política. Em 1820, aconteceu a revolta do exército – período que ficou conhecido como Vintismo. E, em 1832, ocorreu a Guerra Civil Portuguesa. Em um cenário desolador, sob grande influência francesa, no berço propagador do Romantismo, muitos escritores portugueses iniciaram um novo ciclo de manifestações artísticas.

Características

  • Subjetivismo: o “eu” torna-se o centro do Universo. Na literatura, o romântico contempla a si mesmo, como se estive, permanentemente, mirando um espelho;
  • Nacionalismo: em um cenário social repleto de injustiças e descontentamentos, busca-se a reestruturação patriótica do orgulho português;
  • Sentimentalismo: a emoção sobrepõe a razão. Os românticos estavam preocupados em desvendar e entender o caos interior do ser humano;
  • Libertação estilística: os românticos repudiam o Neoclassicismo, rompem com os modelos prontos e buscam a liberdade criativa;
  • Idealização: seja o amor, a mulher, o herói ou a vida, tudo passa pelo crivo do exagero, suprimindo os defeitos e buscando a perfeição;
  • Escapismo: a natureza é o maior ponto de fuga para o romântico que busca escapar da amargura da realidade.

Em síntese, o Romantismo foi marcado, principalmente, pelo mergulho interior, o devaneio, o fado existencial e a busca por um paraíso perdido. Além disso, esse movimento passou por três fases, confira, a seguir.

Gerações do romantismo

Além de romper com o Arcadismo e com as ideias do Neoclassicismo, o Romantismo português, dentro do próprio movimento, é marcado por rupturas. Assim, didaticamente, ele é divido em três gerações. Entenda cada uma delas!

  • 1ª Geração: nacionalista
    Essa geração teve início em 1825 e durou até 1838. Os primeiros românticos, ainda sob influência do Neoclassicismo, estavam preocupados com o espírito libertário e a retomada da glória portuguesa por meio dos ideais nacionalistas e liberais.
  • 2ª Geração: ultrarromântica
    De 1838 a 1860, os escritores ultrarromânticos, influenciados pelo cenário de decadência portuguesa, incorporam, em suas produções, o tom melancólico e mórbido. É comum o culto à morte, o sentimentalismo exagerado, bem como a liberdade formal.
  • 3ª Geração: renovação romântica
    Com curta duração, período que durou de 1860 a 1865, essa geração, na verdade, é uma fase de transição para o Realismo. Há o rompimento com o exagero e o pessimismo da geração anterior, e a valorização de um contato mais próximo com a realidade.

Repare que todas as gerações são perpassadas pela necessidade de organizar o mundo real. Assim, seja por meio do escapismo, do sentimentalismo ou da busca pelo equilíbrio, percebe-se o ressoo saudosista de um país que já teve seus dias glórias. Para melhor compreender esse movimento, conheça alguns dos principais escritores românticos.

Publicidade

Principais autores e obras

Um movimento literário só surge e se desenvolve porque existem escritores que, incomodados com as formas ultrapassadas, escrevem de acordo com o período histórico vigente. Sendo assim, confira grandes nomes que foram essenciais para a formação do Romantismo português.

  • Almeida Garrett: poeta, dramaturgo e prosador, considerado o percursor do Romantismo em Portugal.
    Principais obras: Camões (1825); Folhas Caídas (1853).
  • Alexandre Herculano: com fortes inclinações liberais, o escritor, jornalista e poeta, em suas obras, preocupou-se em denunciar os perigos de um retorno à monarquia.
    Principais obras: A Voz do Profeta (1836); A Granja do Calhariz (1851).
  • Camilo Castelo Branco: escritor ultrarromântico que, em suas obras, abordou o amor idealizado e os vícios da burguesia.
    Principais obras: Amor de Perdição (1862); A Mulher Fatal (1870).
  • Soares de Passos: considerado um dos poetas que mais encarnou o mal do século presente no ultrarromantismo. Todo sua obra está reunida em um único volume.
    Principal obra: Poesias (1856).
  • Júlio Dinis: médico e escritor, considerado o criador do romance campesino.
    Principais obras: Um Rei Popular (1858); Serões da Província (1870).
  • Eça de Queirós: escritor e diplomata que participou da transição do Romantismo para o Realismo português.
    Principais obras: O Crime do Padre Amaro (1875); O Primo Basílio (1878).

Os escritores citados não só foram importantes para a disseminação do Romantismo, como também influenciaram os movimentos posteriores e, até hoje, marcam a literatura portuguesa. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira, no tópico seguinte, os melhores vídeos que te ajudarão nos estudos.

Vídeos sobre o Romantismo em Portugal para saber ainda mais sobre esse movimento

Chegou o momento de fixar o conteúdo. Para tanto, confira essa seleção de vídeos que aborda as principais características do Romantismo, bem como traz curiosidades interessantíssimas sobre o contexto histórico, os escritores e as principais obras desse período.

Publicidade

Romantismo em Portugal: revisando o conteúdo

Nesse vídeo, o professor Noslen aborda o Romantismo em Portugal de forma descontraída e sucinta, apresentando as principais características do movimento. Confira e revise todo o conteúdo apresentado até aqui.

Conheça o livro Viagens Na Minha Terra, de Almeida Garrett

Viagens Na Minha Terra (1846), de Almeida Garrett, é um romance que, frequentemente, está na lista dos vestibulares. Nesse vídeo, o professor Moacir explica o contexto histórico e dá dicas essenciais para a compreensão da obra. Assista!

Saiba tudo sobre o contexto histórico do Romantismo

Para melhor compreender o Romantismo em Portugal, é importante conhecer as primeiras manifestações desse movimento. Desse modo, nesse vídeo, o professor Noslen apresenta um panorama do contexto histórico mundial em que os primeiros românticos se manifestam. Confira!

Camilo Castelo Branco: o escritor ultrarromântico

É impossível falar de Romantismo português sem abordar o nome de Camilo Castelo Branco. Por isso, assista o vídeo e confira as principais características de uma das maiores obras do escritor: Amor de Perdição.

Agora que você já aprendeu sobre o Romantismo em Portugal, confira, também, a matéria sobre o Romantismo no Brasil e continue aprendendo. Bons estudos!

Referências

Romantismo-Realismo (1998) – Massaud Moisés
A Literatura Portuguesa (1999) – Massaud Moisés

Por Suélen Domingues
Como referenciar este conteúdo

Domingues, Suélen. Romantismo em Portugal. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/literatura/romantismo-em-portugal. Acesso em: 30 de April de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [UFPR]

Alguns dos maiores expoentes da estética romântica em Portugal no século XIX foram:

a) Castro Alves, Almeida Garrett e Alexandre Herculano.
b) Cesário Verde, Álvares de Azevedo e Castro Alves.
c) Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco e Vitor Hugo.
d) Stendhal, Antero de Quental e Fagundes Varela.
e) Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco.

Resposta: E

Essa é a única alternativa correta, pois as outras apresentam escritores que não participaram do Romantismo Português. Tanto Almeida Garrett quanto Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco foram de grande importância à estética romântica.

2. [ENC-SP]

Amor de perdição é uma obra tipicamente romântica porque nela Camilo Castelo Branco valoriza:
a) O sentimento nativista, presente na recusa de Simão e Teresa em fugirem de Portugal, apesar de perseguidos pela justiça.
b) A natureza, como fonte de vida e inspiração, em que Simão se refugia, no final da obra, quando não pode mais ter acesso a Teresa.
c) Os valores espirituais de Cristianismo, a que Simão se apega quando é condenado ao degredo.
d) O mundo das paixões, o excesso de sentimentos, evidentes no modo violento como Simão assassina Baltazar Coutinho.

Resposta: D

Camilo Castelo Branco faz parte da 2º geração do Romantismo português, portanto, é um ultrarromântico, tendo entre as principais características recorrentes em suas obras, inclusive em Amor de Perdição, a emoção exagerada.

3. [FUVEST]

a) Dentre as obras – Camões; Eurico, O Presbítero, Flores sem Frutos – qual é a iniciadora do movimento romântico em Portugal?
b) Qual o seu autor?

Resposta: a) Camões.
Resposta: b) Almeida Garrett.

Publicada em 1825, a obra Camões (um poema lírico-narrativo), de Almeida Garrett, é considerada o marco inicial do Romantismo em Portugal.

Compartilhe

TOPO