Ácido Clorídrico

Também chamado de ácido muriático, o ácido clorídrico é uma solução aquosa do gás cloreto de hidrogênio, numa proporção de 37%. Possui aplicações no setor industrial, doméstico e laboratorial.

O ácido clorídrico é um hidrácido inorgânico forte, ou seja, é um composto ácido sem oxigênio em sua composição com elevado grau de ionização, liberando íons H+ em solução, deixando-a com o pH muito baixo. Usado em diferentes processos químicos, também está presente no nosso organismo. Vamos saber mais sobre essa substância.

O que é o ácido clorídrico

ácido cloridrico
Representação da molécula de ácido clorídrico e sua fórmula molecular

Com fórmula molecular HCl, o ácido clorídrico consiste numa dissolução do gás de cloreto de hidrogênio em água, geralmente em concentrações de 37%. Essa solução é incolor e com um odor pungente. É considerado um ácido forte, visto que seu grau de ionização (liberar íons H+ em solução) é maior que 90% e, sendo assim, pode causar danos em contato com a pele ou às vias aéreas, caso inalado.

A solução concentrada de HCl possui uma coloração levemente amarelada e é extremamente volátil, portanto só pode ser manuseada em locais adequados e seguros. A exposição, inalação ou ingestão de HCl concentrado pode causar a morte.

Produção do ácido clorídrico

Atualmente o processo de produção de HCl tem duas vertentes. A primeira delas é a da eletrólise aquosa de cloreto de sódio (NaCl), obtendo os gases Cl2 e H2, que reagem entre si, formando o ácido clorídrico. É uma reação muito exotérmica, que libera muito calor e é perigosa. Então, uma alternativa para a produção é a segunda vertente, a qual o HCl é gerado com outros compostos, em reações orgânicas como a eliminação de halogenidretos, por exemplo.

O ácido clorídrico no estômago

No nosso organismo, o ácido clorídrico está presente no estômago, sendo um dos constituintes do ácido gástrico. É uma solução que acidifica o conteúdo do estômago para um pH de 1 a 2. Isso faz com que infecções sejam prevenidas, pois o ácido elimina microrganismos, além possuir outras funções. Ele é importante na digestão de alimentos, por desnaturar proteínas

5 utlizações do ácido clorídrico

O ácido clorídrico possui algumas utilizações comuns, como na limpeza ou em processos industriais, como a galvanização de metais, por exemplo. Vamos ver, então, alguns dos usos principais do HCl.

  • Produto de limpeza: comercializado como “ácido muriático”, uma versão menos pura do ácido clorídrico, ele pode ser usado para limpeza química de ferramentas, de áreas domésticas ou pós-construção civil.
  • Na indústria alimentícia: pode ser utilizado para ajuste de pH de produtos ou em reações de hidrólise de amidos, ou proteínas.
  • Decapagem de metais: utilizado para remover ferrugem ou outras impurezas de metais antes do seu processamento.
  • Na fabricação de plásticos: um exemplo é a obtenção de cloreto de vinila, composto utilizado na produção de plásticos ou outros polímeros.
  • Uso laboratorial: é um dos principais reagentes utilizados em diversos procedimentos químicos feitos em laboratório por ser o ácido monoprótico menos provável de sofrer reações de oxirredução de degradação.

Em outras palavras, o ácido clorídrico é bastante versátil no que diz respeito a suas utilidades. Ainda assim é importante ressaltar que seu manuseio deve ser feito com equipamentos de proteção, além de ser descartado de forma correta por ser tóxico para a saúde e para a natureza.

Vídeos sobre o ácido clorídrico

Vamos assistir agora alguns vídeos relacionados ao tema estudado com experiências e exercícios resolvidos que estão relacionados com o HCl.

Reação do ácido clorídrico com latinha de refrigerante

O HCl é um reagente muito utilizado em experimentos de química por ser um ácido forte e com elevado grau de ionização. Quando esse ácido entra em contato com o alumínio das latinhas de refrigerante, uma reação química ocorre, fazendo com que o metal seja completamente consumido pela reação. Nessa experiência, descobrimos um segredo das latas de alumínio.

Dissociação de HCl em água

Aqui, temos um exercício resolvido de uma questão aplicada na FUVEST em 2019, que diz respeito a reação de dissociação do HCl em água. Quais os produtos formados nessa reação? Saiba representar corretamente a estrutura química do íon hidrônio.

Cálculo de pH de uma solução de ácido clorídrico

O HCl é um ácido forte e, conforme a sua concentração em uma solução aquosa, é possível determinar o valor do pH dessa solução. Nesse exercício resolvido, temos o passo a passo do cálculo do pH de um ácido forte com concentração conhecida.

Em síntese, estudamos sobre o ácido clorídrico, uma substância essencial em laboratórios de química que possui características e propriedades únicas, que o fazem ser bastante empregado em diversas aplicações, tanto industriais quanto domésticas, bem como estar presente no nosso organismo. Não pare de estudar por aqui, aprenda mais sobre os indicadores de pH.

Referências

Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente (2005) – Peter Atkins e Loretta Jones
Química: a ciência central (1999) – Theodore L. Brown, Eugene H. LeMay, Bruce E. Bursten e Julia R. Burdge
Química Inorgânica(1992) – Peter Atkins, Duward F. Shriver e Cooper H. Langford

Lucas Makoto Tanaka dos Santos
Por Lucas Makoto Tanaka dos Santos

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrando em Química Analítica, com ênfase em desenvolvimento de métodos analíticos, metabolômica e espectrometria de massas no Laboratório de Biomoléculas e Espectrometria de Massas (LaBioMass), na mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka dos Santos, Lucas Makoto. Ácido Clorídrico. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/acido-cloridrico. Acesso em: 19 de June de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UFSC - 2015]

Acidente na rodovia Castello Branco causa vazamento de ácido clorídrico

Um acidente entre dois caminhões ocorrido em fevereiro deste ano bloqueou totalmente os dois sentidos da rodovia Castello Branco durante cerca de quatro horas na região de Itapevi (a 40 km de São Paulo). Uma pessoa morreu e outra ficou ferida. Um caminhão bateu na traseira de outro, que transportava ácido clorídrico. Segundo a concessionária, o compartimento que carregava o produto se rompeu, o que provocou vazamento do ácido e liberação de fumaça tóxica.
O ácido clorídrico é tóxico e deve ser manuseado com cuidado. A fumaça liberada por esse produto químico é sufocante e corrosiva. Esse ácido é usado na produção de tintas e corantes, na indústria alimentícia e na extração de petróleo.

Disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/02/18/acidente-com-carreta-que-transportava-acido-bloqueia-a-castello-bran-co.htm [Adaptado] Acesso em: 31 ago. 2014.

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:

1) O ácido clorídrico, em contato com água, ioniza-se para formar íons cloreto.

2) A fórmula molecular do ácido clorídrico é HClO4.

4) Para neutralizar o ácido clorídrico derramado na pista, o Corpo de Bombeiros poderia recorrer ao uso de vinagre em grande quantidade.

8) O ácido clorídrico poderia ser neutralizado com solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3).

16) Se 40,0 L de ácido clorídrico tivessem se misturado a um certo volume de água neutra de um córrego próximo, o pH do córrego se elevaria naquele local.

32) Por se tratar de uma molécula com ligação covalente, o ácido clorídrico é polar e insolúvel em água.

Analisando as respostas:

1) CORRETA. Em solução aquosa o HCl se dissocia em H+ e Cl (cloreto).

2) INCORRETA. A fórmula do ácido clorídrico é HCl.

4) INCORRETA. Vinagre também é um ácido, o acético. Não ocorre reação de neutralização, para isso deve ser utilizado uma base.

8) CORRETA. O bicarbonato de sódio tem caráter básico e neutraliza ácidos como o HCl.

16) INCORRETA. Em solução, o HCl reduz o pH. Ácidos tem pH menores que 7.

32) INCORRETA. O ácido clorídrico é solúvel em água.

Sendo assim, a somatória dessa alternativa é 9 (8+1)

2. [UFU]

O ácido clorídrico é muito usado industrialmente na manufatura de corantes. Com o nome de ácido muriático, ele é largamente empregado na limpeza em geral, não podendo ser utilizado, no entanto, em pisos de mármore, os quais são constituídos de carbonato de cálcio. Se por acidente um pouco de ácido muriático cair sobre um piso de mármore, entre os produtos citados abaixo, normalmente encontrados em qualquer residência, o mais indicado para se espalhar sobre o local será:

a) vinagre
b) suco de limão
c) sal de cozinha
d) suco de tomate
e) amoníaco

Para neutralizar um ácido, é necessário o emprego de uma base. Por isso, dentre as alternativas, o único produto de caráter básico é o amoníaco, composto a base de amônia. Alternativa correta, letra e

Compartilhe

TOPO