Indicadores de pH

Os indicadores de pH são usados para definir se as substâncias são básicas ou ácidas, a partir da mudança de coloração que assumem em contato com elas.

As substâncias conhecidas pelo nome de indicadores de pH, são aquelas que, quando na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, mudam de cor. Esses indicadores, como o nome sugere, são usados para indicar se uma determinada substância é ácida ou básica. Vários são esses indicadores, que podem ser usados para definir o pH de uma determinada substância. Existe, ainda, um aparelho denominado pHmetro, usado para indicar se uma substância é ácida ou básica, e normalmente esse aparelho é encontrado somente em laboratórios. Apesar de possuírem menor precisão, essas substâncias também são bem úteis e muito usadas para este fim. Confira abaixo uma relação com os indicadores de pH mais usados em laboratórios para medir o pH de uma substância.

Indicadores de pH

Solução de fenolftaleína

A substância denominada fenolftaleína é um indicador sintético. Quando dissolvida em água, ela se ioniza e origina íons que ajudam a estabelecer um equilíbrio. A partir disso, se transforma em uma solução incolor que, quando em contato com um ácido ou com uma base, passa por uma mudança de coloração.

Papel Tornassol

O método que faz uso do papel tornassol é bastante usado para a finalidade de diferenciação entre compostos ácidos e básicos. O papel tornassol vermelho ou azul, quando em contato com a substância, muda de coloração, indicando, dessa forma, o pH da substância. Por exemplo, quando colocamos o papel tornassol azul em contato com uma solução ácida, ele mudará de cor, de azul para vermelho. Essa mudança acontece em decorrência dos íons que passam a reagir e mudar o arranjo dos átomos.

Indicador ácido-base

Imagem: Reprodução

Esses são indicadores naturais. Como exemplo, podemos citar o suco do repolho roxo que, em presença de solução neutra, permanece roxo, mas quando o pH varia, pode adquirir colorações que variam do vermelho ao amarelo-claro. Esse experimento pode ser feito em casa. Triture o repolho roxo com um pouco de água, e então escoe o líquido. Essa água originada dessa mistura é o seu indicador ácido-base caseiro. Esse indicador adquirirá coloração vermelha em meio ácido, e coloração verde-amarelado em meio básico.

Referências

Química – Diamantino Fernandes Trindade, Márcio Pugliesi

Por Natália Petrin
Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Indicadores de pH. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/indicadores-de-ph. Acesso em: 28 de July de 2021.

Teste seu conhecimento

01. Na natureza também existem muitas substâncias que podem ser extraídas de espécies vegetais para atuar como indicadores ácido-base naturais. Um dos mais conhecidos é o extrato de repolho roxo, em que basta você bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador e filtrar.

Esse indicador adquire coloração vermelha em meio ácido e coloração verde-amarelada em meio básico. As substâncias presentes no extrato de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas.

Determine a cor que a solução de repolho roxo apresentará na presença de:

a) suco de laranja.

b) soda limonada.

c) vinagre.

d) soda cáustica.

e) leite de magnésia.

 

 

02. [PUC-RS] A soda cáustica se comporta diante da fenolftaleína da mesma forma que:

a) o amoníaco

b) a água da chuva

c) a urina

d) os refrigerantes gaseificados

e) o suco de laranja

01. [a) vermelho

b) vermelho

c) vermelho

d) verde-amarelado

e) verde-amarelado]

02. [A]

Compartilhe

TOPO