Present Perfect Continuous

O present perfect continuous pode ser usado para indicar uma ação que começou no passado e continua no presente.

Os tempos verbais do inglês, assim como no português, são divididos em: passado, presente e futuro. O presente é usado para indicar ações ou situações que estão acontecendo ou que influenciam o momento atual. No inglês, esse tempo verbal se divide em: simple present, present continuous, present perfect e present perfect continuous. Aqui, vamos ver sobre o present perfect continuous

Esse tempo verbal é usado para indicar uma ação que começou no passado e continua no presente ou acabou no momento da fala, além de ações passadas repetitivas. Assim, o present perfect continuous enfatiza a duração da ação. Além disso, é comum usar for e since nesse tempo verbal, já que são palavras que podem apontar passagem de tempo.

As formas de se usar o present perfect continuous

Agora que já sabemos um pouco sobre esse tempo verbal, vamos ver como usá-lo. A sua estrutura é composta por características do present continuous e do present perfect. Logo, ela fica: sujeito + verbo to have + been + verbo com ING + complemento . Essa é a forma afirmativa, abaixo veremos as três formas desse tempo verbal.

Afirmativa

Primeiro, temos a forma afirmativa, cuja estrutura aparece no parágrafo anterior. Essa forma é usada para construir afirmações, ou seja, comprovando algo. Assim como já vimos, a estrutura é: sujeito + verbo to have + been + verbo com ING + complemento , como podemos observar nos exemplos:

  • We have been working together for five years. Nós temos trabalhado juntos há cinco anos.
  • They have been married since 2010. Eles estão casados desde 2010.
  • Negativa

    Aqui, a frase irá negar algo, ou seja, haverá negativa. A estrutura se assemelha bastante à afirmativa, porém, para marcar a negação, usamos o advérbio not após o verbo to have, desta maneira: sujeito + verbo to have + not + been + verbo com ING + complemento.

  • The dog hasn’t been running. O cachorro não tem corrido.
  • We haven’t been waiting for a long time before you arrived. Nós não ficamos esperando por muito tempo antes de você chegar.
  • Interrogativa

    Por fim, as frases interrogativas, ou seja, usadas para fazer perguntas, são as que apresentam uma estrutura mais diferente. No inglês, essas frases geralmente invertem o lugar de alguns elementos, deixando o verbo ou auxiliar antes do sujeito, deste modo: verbo to have + sujeito + been + verbo com ING + complemento

  • How long has the ceiling been leaking? Há quanto tempo o teto tem essa goteira?
  • How have you been doing lately? Como você tem passado ultimamente?
  • Portanto, aprendemos aqui como aplicar as formas do tempo verbal present perfect continuous. Lembrando que o usamos para indicar uma ação contínua, que começou no passado e ainda acontece, de forma a enfatizar a sua duração, porém esse tempo verbal costuma ser confundido com outro tempo do presente, como veremos abaixo.

    Present perfect continuous x Present perfect simple

    Aqui, temos o present perfect continuous que vimos anteriormente e o present perfect simple. Apesar das semelhanças nos seus usos e estruturas, eles são aplicados sempre em situações diferentes.

    Enquanto usamos o present perfect continuous para indicar ações que começaram no passado e ainda ocorrem no momento atual, o present perfect simple é usado, principalmente, para indicar situações passadas que influenciam no presente, mas que já acabaram. Além disso, o present perfect simple não apresenta verbo terminado em ING na sua estrutura.

  • I have cleaned the house today. Eu limpei a casa hoje.
  • I have been cleaning the house since this morning. Eu estou lavando a casa desde essa manhã.
  • 3 vídeos sobre um presente perfeito que continua

    Se quiser continuar aprendendo sobre esse tempo verbal, separamos alguns vídeos que explicam (e até descomplicam) esse tempo verbal.

    1. Aprendendo sobre present perfect

    O professor nativo Gavin fala sobre o present perfect continuous, explicando as características de diferentes tempos verbais, contrastando-os com o presnt perfect continuous.

    2. Características e usos

    Aqui, as professoras explicam o present perfect continuous, a partir do contraste com outros tempos verbais, apresentando a estrutura da frase e explicando como esse tempo verbal é usado no inglês.

    3. Como usar o present perfect continuous

    No vídeo, a professora mostra os elementos que compõe o present perfect continuous, além de ressaltar os usos por meio de exemplos.

    Portanto, temos aqui as características do present perfect continuous. Quer continuar aprendendo sobre os tempos verbais em inglês? Leia a matéria sobre tempos verbais em inglês e continue seus estudos!

    Referências

    Guia Mosalingua de Gramática Inglesa (Sem ano) – Mosalingua
    Oxford Guide to English Grammar (1994) – John Eastwood

    Ícaro Gonçalves
    Por Ícaro Gonçalves

    Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

    Como referenciar este conteúdo

    Gonçalves, Ícaro. Present Perfect Continuous. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/present-perfect-continuous. Acesso em: 25 de November de 2020.

    Exercícios resolvidos

    1. [ ACEP - 2018]

    Observe a seguinte sentença retirada do texto: “(…) generations of feminists who have been fighting for women’s rights for years” (l. 26-27) e assinale a alternativa que descreve o tempo verbal destacado.

    a) Trata-se do “Present Perfect”, já que a sentença expressa uma atividade que está em continuidade.

    b)Trata-se do “Present Perfect Continuous”, já que a sentença enfatiza a duração de uma atividade.

    c)Trata-se do “Future Continuous”, já que a sentença expressa um evento que já foi marcado para uma data futura.

    d)Trata-se do “Past Continuous”, já que a sentença expressa uma ação em progresso no passado.

    b) Trata-se do “Present Perfect Continuous”, já que a sentença enfatiza a duração de uma atividade.

    Justificativa: A frase enfatiza a duração da luta pelos direitos das mulheres. Além disso, apresenta a estrutura do present perfect continuous vista na matéria.

    2. [JFS - 2012]

    Indicate the alternative that best completes the following sentence:

    She __________ for you since 4 p.m.

    a) has been waiting

    b) had been waiting

    c) waits

    d) is waiting

    e) was waiting

    a) has been waiting

    Justificativa: Aqui, temos o uso de “since”, que indica uma ação contínua. Ou seja, a situação é contínua, começando no passado e ainda ocorrendo no presente.

    Compartilhe

    TOPO