Past perfect continuous

O past perfect continuous é usado para indicar ações contínuas no passado, geralmente em um tempo específico.

Entre os tempos verbais do passado no inglês, temos o simple past, o past continuous, o past perfect e o past perfect continuous. Saber como usá-los é muito importante, já que aparecem bastante em produções em língua inglesa. A seguir, veremos sobre o uso e as formas do past perfect continuous. Acompanhe:

Quando usar o past perfect continuous

Usamos esse tempo verbal quando queremos nos referir a ações que ocorreram durante um período no passado, geralmente para mostrar a causa de alguma situação. Além disso, esse tempo pode ser usado para enfatizar a duração de um verbo, ou seja, seu foco é no tempo em que algo acontece.

As formas desse tempo verbal

Como os outros tempos verbais, o past perfect continuous possui três formas: afirmativa, negativa e interrogativa. Abaixo, veremos cada uma delas, suas características e estruturas.

Afirmativa

Assim como o nome sugere, essa forma verbal é usada para fazer afirmações. Nesse caso, a estrutura da frase é sujeito + passado de “to have” (had) + “be” no past participle (been) + verbo principal com ING + complemento . Veja os exemplos:

  • I have been studying English for three years. (Eu estudo inglês há três anos.)
  • She was tired last week because she had been working a lot. (Ela estava cansada semana passada porque estava trabalhando muito.)

Negativa

Essa forma é usada para expressar uma negação, sendo acompanhada pelo advérbio not. Logo, a estrutura é sujeito + passado de “to have” (had) + not + “be” no past participle (been) + verbo principal com ING + complemento. Observe:

  • I couldn’t answer the questions because I hadn’t been paying attention. (Eu não consegui responder à pergunta porque eu não estava prestanto atenção.)
  • They hadn’t been working there for a long time when we were hired. (Eles não estavam trabalhando lá há muito tempo quando fomos contratados.)

Interrogativa

Essa última forma do past perfect continuous relata interrogações ou perguntas. Assim, ela se estrutura da seguinte maneira: passado de “to have” (had) + sujeito + “be” no past participle (been) + verbo principal com ING + complemento. Acompanhe os exemplos:

  • How long had you been waiting for the bus? (Por quanto tempo você ficou esperando pelo ônibus?)
  • Had you been talking to them this past month? (Você esteve conversando com eles esse último mês?)

Essas as formas do past perfect continuous e a maneira como elas são escritas. Lembrando que usamos esse tempo verbal para expressar uma situação contínua no passado ou enfatizar o período em que uma ação ocorreu.

Qual a diferença entre past perfect e past perfect continuous?

Além do past perfect continuous, outro tempo verbal do passado é o past perfect. Apesar de serem parecidos, o past perfect tem enfoque no resultado de uma ação e é escrito apenas com had, enquanto o continuous foca na duração de uma situação e possui had been em sua estrutura. Veja os exemplos abaixo:

  • Past perfect: I had cleaned the house already when they arrived. (Eu já tinha limpado a casa quando eles chegaram.)
  • Past perfect continuous: I had been cleaning the house for hours before they arrived. (Eu estava limpando a casa há horas antes deles chegarem.)

3 vídeos sobre o past perfect continuous

Ainda tem dúvidas sobre o uso e a estrutura desse tempo verbal? Abaixo, separamos vídeos para te ajudar na compreensão da matéria. Confira!

1. Como usar o tempo verbal

Nesse vídeo, as professoras apresentam a estrutura, as formas e explicam como usar o past perfect continuous. Acompanhe!

2. Características do past perfect continuous

Aqui, a professora explica as características que compõem o tempo verbal e dá exemplos de como ele pode ser usado. Assista para tirar as dúvidas!

3. Elementos constituintes

No vídeo, a professora explica mais sobre esse tempo verbal, como ele aparece nas frases e por que ele é usado. Confira!

Gostou de aprender sobre o past perfect continuous? Se quiser saber mais sobre os usos e formas dos verbos, confira também sobre outros tempos verbais em inglês e bons estudos!

Referências

Oxford Guide to English Grammar (1994) – John Eastwood
Guia Mosalinga de Gramatica Inglesa – Mosalingua

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Past perfect continuous. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/past-perfect-continuous. Acesso em: 21 de October de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [IESES/2014]

The Past Perfect Continuous form of the sentence “I have been waiting for 20 minutes.” is:

a) I had done waiting for 20 minute.
b) I was done waiting for 20 minutes.
c) I had been waiting for 20 minutes.
d) I waited for 20 minutes.

Resposta: c) I had been waiting for 20 minutes.

Como foi explicado na matéria, a estrutura do past perfect continuos apresenta had been e verbo principal com ING.

2. [NUCEPE 2016]

The verbal tense in the passage “had been eating” is

a) Future perfect continuous.
b) Present continuous.
c) Past continuous.
d) Past perfect continuous.
e) Present perfect continuous.

Resposta: d) Past perfect continuous.

A frase é formada por had been e um verbo com ING, ou seja, a estrutura do past perfect continuous.

Compartilhe

TOPO