Simple past

O simple past é um tempo verbal que indica ações, eventos e situações que ocorreram no passado.

Assim como o português, a língua inglesa apresenta os tempos verbais pretérito, presente e futuro e suas variações. Em inglês, o passado inclui o simple past, o past continuous, o past perfect e o past perfect continuous. Nesse texto, vamos focar no simple past ou passado simples, que indica ações ou eventos que já ocorreram no passado. Saiba mais a seguir:

Simple past: o que é e quando usar?

O simple past é um tempo verbal que indica ações, situações ou eventos que ocorreram no passado, ou seja, que têm o seu começo e fim em um momento anterior à fala. Nos casos dos verbos regulares, o passado é indicado pelo past participle (particípio passado), com ed adicionado ao final do verbo. Assim, a estrutura usada nesse tempo verbal é: sujeito + verbo principal no past participle + complemento.

Exemplos

  • “I walked alone yesterday.”
    Eu andei sozinho ontem.
    Nesse caso, o verbo walk (andar) é regular; dessa forma, para indicar o passado, o past participle ed é adicionado ao final do verbo.
  • “She stopped the car.”
    Ela parou o carro.
    Quando o verbo termina com a combinação consoante/vogal/consoante, como no caso do verbo stop (parar), a última consoante se repete antes do past participle.

Assim, o simple past é caracterizado pelo past participle, no caso dos verbos regulares. Esse tempo verbal possui três formas: afirmativa, negativa e interrogativa.

As formas do simple past

O simple past pode ser escrito em frases afirmativas, negativas ou interrogativas, que são formadas de maneiras diferentes. Abaixo, veja mais sobre cada uma das formas:

Forma afirmativa

A forma afirmativa é usada para construir frases sobre ações ou situações que ocorreram no passado. Nessa forma, com verbos regulares, acrescentamos o past participle ed ao final da palavra. A estrutura das frases nesse tempo verbal é sujeito + verbo principal no simple past + complemento, como podemos ver abaixo:

  • “I studied English last night.”
    Eu estudei inglês ontem à noite.
    Quando o verbo termina em y (como em study), substituímos essa letra por ied.
  • “They organized their books today.”
    Eles organizaram os livros deles hoje.
    No caso de verbos terminados em e (assim como em organize), adicionamos apenas a letra d para formar o simple past.

Forma negativa

No caso da forma negativa, o simple past é indicado pelo passado do verbo modal “do” (did), juntamente com o advérbio negativo not, construindo a expressão did not ou, em sua forma contraída, didn’t. Assim, a frase é construída da seguinte forma: sujeito + did + not + verbo principal na forma base + complemento. Veja os exemplos abaixo:

  • “She didn’t talk to me last week.”
    Ela não conversou comigo semana passada.
    Como é possível observar, no passado, o verbo conjugado na terceira pessoa do singular (she, he, it) não apresenta o s que é acrescentado ao final no caso do simple present.
  • “He didn’t run.”
    Ele não correu.
    Apesar de did not estar correto, o uso do didn’t é mais comum, por ser mais curto e fácil de pronunciar.

Forma interrogativa

Assim como a forma negativa, a forma interrogativa do simple past também utiliza o verbo auxiliar did, porém sem o adverbio not. Nesse caso, o did vem no início da frase, da seguinte maneira: did + sujeito + verbo principal no infinitivo sem “to” + complemento. Observe os exemplos:

  • “Did you do your homework?”
    Você fez sua lição de casa?
    Nessa frase, é possível ver dois usos do do. No começo da frase, ele está no passado e age como um verbo auxiliar; depois, o do aparece como o verbo fazer.
  • “Who did he call?”
    Para quem ele ligou?
    Nesse caso, vemos o uso de uma question word, ou seja, uma palavra usada para iniciar uma pergunta. Essas palavras são: who, what, when, where, wich, how.

Então, tanto na forma negativa quanto na interrogativa, o simple past é indicado pelo passado do verbo auxiliar do, que é did. No caso do passado, esse verbo auxiliar é acompanhado pelo advérbio not. Já a forma afirmativa é composta pela adição de ed no final dos verbos. Porém, essa regra vale apenas para verbos regulares, sendo que os irregulares não seguem nenhuma regra aparente.

Verbos irregulares

Como foi dito, os verbos irregulares não seguem a regra dos verbos regulares. No simple past, esses verbos apresentam mudanças na sua forma escrita e na sua pronúncia, mas alguns apresentam a mesma escrita e pronúncia da sua forma base. Dois exemplos de verbos irregulares muito usados são o to go (went) e o to be (was ou were).

Além disso, no caso do to be, não usamos o verbo auxiliar did para indicar frases negativas ou interrogativas. No caso de frases negativas, acrescentamos apenas o advérbio not depois do verbo to be e, nas frases interrogativas, o verbo to be vai no início da pergunta.

Todo Estudo

Assim, existem vários verbos irregulares, mesmo que a maioria seja regular. Como já foi dito, esses verbos não seguem nenhuma regra aparente para a sua formação. Apesar disso, a construção de frases negativas e interrogativas segue a mesma regra dos verbos regulares: ou seja, essas formas são indicadas por did e, no caso de frases negativas, didn’t.

Videoaulas para revisar simple past

Ficou alguma dúvida? Os vídeos abaixo explicam um pouco mais sobre esse tempo verbal. Confira:

Simple past parte 1

Nesse vídeo, a professora faz uma introdução sobre o simple past, estabelecendo relações com a língua portuguesa. Ela foca nas formas básicas e nas diferenças entre os verbos regulares e irregulares.

Explicação do simple past

A professora explica, de maneira bem detalhada e didática, todas as características do simple past. Todas as regras são apresentadas com muitos exemplos, e a aula é dividida de acordo com os verbos que são usados.

Pronúncia do simple past

Aqui, a professora explica como formar o simple past e reforça bastante a pronúncia de cada palavra. Acompanhe!

Entendeu tudo? O simple past, que indica ações, eventos ou situações que ocorreram no passado, é um tempo verbal muito usado. Aproveite para aprender também sobre outros tempos verbais em inglês.

Referências

MOSALINGUA – Guia Mosalingua de Gramática Inglesa

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Simple past. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/simple-past. Acesso em: 15 de August de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [PUC – PR]

Fill in the blanks with the correct alternative:
Where _____ they _____ ?

a)Did – Did
b)Did – Went
c)Go – Did
d)Did – Go
e)Do – Did

d)Did – go

2. [MACKENZIE]

The negative form of He sold his car last week is:
a)He doesn’t sells his car last week
b)He didn’t sell his car last week
c)He doesn’t sold his car last week
d)He doesn’t sell his car last week
e)He didn’t sold his car last week

b)He didn’t sell his car last week.

3. [UNESP/1997]

John __________ me some money last week.

a)sends

b)send

c)sent

d)sending

e)to send

c)sent

Compartilhe

TOPO