Past perfect

O past perfect indica uma ação que ocorre em um tempo anterior ao passado.

Existem vários tempos verbais em inglês, assim como no português. Um deles é o past perfect, que indica uma situação anterior a um tempo passado. Ou seja, é uma ação que acontece antes mesmo de outra que ocorre no simple past. Assim, o past perfect se assemelha ao pretérito mais-que-perfeito do português. Aprenda sobre seu uso e suas formas:

Índice do conteúdo:

Past perfect: o que é e quando se usa

Como já foi explicado anteriormente, usamos esse tempo verbal para indicar uma ação anterior ao passado. Logo, usamos essa conjugação quando queremos nos referir a algo que ocorreu antes de uma situação já passada. Devido a isso, as frases nesse tempo verbal podem ser acompanhadas por advérbios como already (já), while (enquanto) e yet (ainda).

As formas do past perfect

Assim como todos os outros tempos verbais, o past perfect apresenta forma afirmativa, interrogativa e negativa. É importante notar que, dependendo da forma, a estrutura da frase muda, como veremos abaixo. Acompanhe:

Forma afirmativa

A forma afirmativa do past perfect contém o passado do auxiliar have, ou seja, had. Logo, a sua estrutura é, basicamente, a seguinte: sujeito + had + verbo com past participle + complemento. Veja os exemplos:

  • They were telling the story, but I had already heard it. (Eles estavam contando a história, mas eu já havia escutado.)
  • She had read about the movie before going to the cinema. (Ela tinha lido sobre o filme antes de ir ao cinema.)
  • I got here late because I had forgotten about the meeting. (Eu cheguei tarde porque tinha esquecido da reunião.)

Forma interrogativa

Usamos essa forma para fazer perguntas. Assim como é comum em inglês, a estrutura de frases interrogativas nem sempre segue a mesma ordem, ficando had + sujeito + verbo com past participle + complemento. Acompanhe os exemplos:

  • Had you talked to your teacher before you did the test yesterday? (Você tinha falado com o professor antes de fazer a prova ontem?)
  • Had she already known the news when we came over to your house? (Ela já sabia das notícias quando visitamos a sua casa?)
  • Who had he seen last week? (Quem ele havia visto semana passada?)

Forma negativa

Nesse caso, a frase apresenta o advérbio not acompanhando o had. Dessa forma, a estrutura será sujeito + had + not + verbo past participle + complemento. Observe nos exemplos:

  • We hadn’t talked in months when she called. (Nós não nos conversávamos há meses quando ela ligou.)
  • They checked their bags again to see if they hadn’t forgotten anything. (Eles conferiram suas malas de novo para ver se não tinham se esquecido de nada.)
  • The child hadn’t taken a shower yet when their grandmother arrived. (A criança ainda não havia tomado banho quando a avó chegou.)

Então, as características mais importantes do past perfect são o seu uso (que indica uma ação anterior ao passado), a presença do auxiliar had e do verbo principal no past participle. É importante manter esses elementos em mente para conseguir identificar e aplicar esse tempo verbal em textos e enunciados.

3 vídeos sobre esse tempo verbal

Se ainda ficou alguma dúvida ou você quer saber mais sobre o past perfect, os vídeos abaixo foram separados para explicar mais um pouco sobre o assunto. Confira:

1. Linha do tempo e past perfect

No vídeo, o professor nativo apresenta os elementos que constituem o past perfect, usando exemplos e uma linha do tempo.

2. Características do past perfect

Aqui, o professor explica a gramática do past perfect, apresentando vários exemplos e demonstrando o espaço de tempo no qual a ação ocorre.

3. Uso do past perfect

Nesse vídeo, as professoras explicam como usar esse tempo verbal e como organizar eventos do passado de maneira bem dinâmica e fácil de entender.

Essas são as características, elementos e usos do past perfect. Se você quer aprender mais sobre a língua inglesa, continue seus estudos sobre os tempos verbais em inglês!

Referências

English Grammar in Use (1985) – Ryan Murphy
Oxford Guide to English Grammar (1994) – John Eastwood

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Past perfect. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/past-perfect. Acesso em: 22 de September de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [UNESP 2003]

The text …………….. a study in which 100 preschool children …………….. both before and after watching TV.

a) reported – is observed
b) reports – observed
c) reported – had been observed
d) had reported- were observed
e) reports – had observed

c) reported – had been observed

Aqui, usamos o simple past reported para preencher a primeira lacuna, pois indica um passado próximo (o texto se refere a um estudo que já ocorreu). Já a segunda coluna é preenchida com o past perfect, pois indica algo que ocorreu antes de o texto ser produzido.

2. [UECE 2011]

In terms of tense, the sentences “Katherine Rowe’s blue-haired avatar was flying across a grassy landscape”, “Some students had already gathered online.” and “On a square coffee table sat a short stack of original issues of the magazine…” are respectively in the

a) present continuous, present perfect, simple past.
b) past perfect continuous, past perfect, past perfect.
c) past continuous, past perfect, simple past.
d) past continuous, simple past, simple present.

c) past continuous, past perfect, simple past.

A primeira frase apresenta uma ação passada contínua, ou seja, está no past continuous. Na segunda frase, temos o uso do had, indicando past perfect. A última frase apresenta apenas o verbo principal (sit) na sua forma passada (sat), equivalendo ao simple past.

Compartilhe

TOPO