Present perfect

o present perfect indica uma ação passada que influencia o presente

Os tempos verbais no inglês, assim como no português são divididos entre pretérito, presente e futuro. Além disso, cada um deles apresenta outras divisões, que determinam como cada verbo será conjugado. O presente é formado por: simple present, present continuous, present perfect e present perfect continuous. Aqui, aprenderemos sobre o present perfect.

O que é e quando se usa

O present perfect um dos tempos verbais do presente. Ele é usado para indicar situações do passado que influenciam o presente. Além disso, também pode apontar uma ação que aconteceu repetidamente, sendo que ela pode vir a ocorrer novamente. Outro uso interessante é para falar sobre coisas que alguém nunca fez, nesse caso, com auxílio do never. Esse tempo verbal é caracterizado pelo verbo to have, conjugado de acordo com a pessoa da frase, antes do verbo principal no past participle.

As formas do present perfect

Assim como outros tempos verbais, o present perfect apresenta a forma afirmativa, negativa e interrogativa. Abaixo, veremos mais sobre elas.

Forma afirmativa

Essa forma, como o nome sugere, é usada em frases em que se está fazendo uma afirmação. Assim, a estrutura é: sujeito + to have + verbo principal no past participle + complemento.

  • I have just talked to her on the phone. (Eu acabei falei com ela no telefone.)
  • She has never been to England. (Ela nunca esteve na Inglaterra.)
  • Forma negativa

    Aqui, temos frases que negam algo. Logo, para marcar isso, as frases são acompanhadas pelo advérbio not, sendo que a estrutura fica: sujeito + to have + not + verbo principal no past participle + complemento

  • We haven’t seen each other in ages. (Nós não nos vemos há muito tempo.)
  • The child hasn’t been to the beach yet. (A criança não esteve na praia ainda.)
  • Forma interrogativa

    Por fim, essa forma indica uma interrogação, ou seja, uma pergunta. Nesse caso, a estrutura se inverte, e o sujeito deixa de ser o primeiro elemento da frase: to have + sujeito + verbo principal no past participle + complemento + ?

  • Have they watched the movie? (Eles assistiram o filme?)
  • Have you bought the tickets? (Você comprou os ingressos?)
  • Então, podemos perceber que a característica principal desse tempo verbal, como já foi dito, é a presença de to have e verbo no past participle. Para marcar uma negação, colocamos o advérbio not e, para fazer uma pergunta, é só colocar o to have antes do sujeito.

    Present perfect X present perfect continuous

    Outro tempo verbal que compõe o presente em inglês é o present perfect continuous. Enquanto o present perfect fala sobre ações passadas completadas que influenciam no presente ou que podem vir a ocorrer novamene, o present perfect continuous diz respeito a uma ação contínua até o presente. Além disso, o present perfect continuous tem na sua estrutura o verbo to have, o verbo to be no past participle e o verbo principal terminado em ING.

  • Present perfect: I have sent an e-mail about it.(Eu mandei um e-mail sobre isso.)
  • Present perfect continuous: I have been sending e-mails about it. (Eu tenho mandando e-mails sobre isso.)
  • Present perfect X past perfect

    Assim como no presente, o tempo passado também apresenta um tempo perfeito, o past perfect. Nesse caso, a ação referenciada ocorreu antes de um tempo passado, ou seja, é uma espécie de “passado do passado”. Semelhantemente ao present perfect, esse tempo apresenta o verbo to have, porém no passado, e o verbo principal no past participle.

  • Present perfect: I have washed the dishes, so they are clean. (Eu lavei a louça, então ela está limpa.)
  • Past perfect: I had washed the dishes, they were clean. (Eu havia lavado a louça, ela estava limpa.)
  • 3 vídeos sobre presentes perfeitos

    Quer continuar estudando sobre present perfect? Abaixo, separamos alguns vídeos para ajudar na maior compreensão do assunto.

    1. Características do Present Perfect

    Nesse vídeo, a professora Cintya ensina o present perfect. Ela fala sobre a estrutura, explicando cada um dos elementos mais importantes desse tempo verbal. Além disso, a professora explica os usos mais comuns do present perfect.

    2. Entendendo esse tempo verbal

    Aqui, o professor Gavin, nativo dos Estados Unidos, explica sobre os elementos do present perfect, além de dicas para entender esse tempo verbal em português.

    3. Resumo sobre o tempo verbal

    No vídeo, o professor Kenny explica a estrutura do present perfect. Além disso, ele fala, resumidamente, das outras características desse tempo verbal.

    Esse é o present perfect, usado, principalmente, para ações que começam no passado e influenciam o presente. Então, se quer continuar aprendendo sobre esse assunto, leia a matéria sobre Tempos verbais em inglês e bons estudos!

    Referências

    Guia Mosalingua de Gramática Inglesa – Mosalingua
    Oxford Guide to English Grammar (1994) – John Eastwood

    Ícaro Gonçalves
    Por Ícaro Gonçalves

    Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

    Como referenciar este conteúdo

    Gonçalves, Ícaro. Present perfect. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/present-perfect. Acesso em: 21 de October de 2020.

    Exercícios resolvidos

    1. [UECE-CEV 2019]

    In terms of tense, the underlined verbs in the sentences “Other loanwords, however, have become completely naturalized” (lines 38-40) and “English has, over its lifetime, absorbed influences from countless sources” (lines 43-45) are respectively in the

    a) present perfect and present perfect.

    b) past perfect and present perfect.

    c) present perfect and past continuous.

    d) past perfect and simple past.

    a) present perfect e present perfect

    Ambas partes sublinhados apresentam a estrutura do present perfect (to have + verbo no past participle), então, ambas estão nesse tempo verbal.

    2. [ UECE-CEV 2014]

    The tenses of the underlined verbs in “Tablets and e-readers have not been in widespread use long enough for the sorts of extended studies that will reveal their effects on learning” are

    a) simple present and simple future.

    b) present perfect simple and simple future.

    c) simple present and present perfect simple.

    d) present continuous and future perfect.

    b) preset perfect and simple future.

    Como vimos aqui, o primeiro verbo se estrutura na conjugação do present perfect. Já o segundo verbo está acompanhado de will, o que marca o simple future.

    Compartilhe

    TOPO