Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade foi um presente da França para os Estados Unidos celebrando a amizade entre os dois países.

A Estátua da Liberdade foi dada ao povo americano pelo povo francês, há mais de 100 anos, em reconhecimento à amizade estabelecida durante a Revolução Americana.

Localizada na Ilha da Liberdade, em Nova York e possuindo 93 metros de altura, a Estátua da Liberdade com o passar do tempo, além desta amizade passou a simbolizar também liberdade e democracia.

Imagem: Reprodução

Estátua da Liberdade: amizade, liberdade e democracia

O escultor Frederic Auguste Bartholdi foi designado para fazer o desenho da escultura em 1876 para comemorar os 100 anos da Declaração da Independência Americana.

Sendo um projeto de colaboração mútua, America e França acordaram que o povo americano construiriam o pedestal e os franceses seriam responsáveis pela montagem nos Estados Unidos.

Entretanto, o caixa estava baixo nos dois países. Para arrecadar o dinheiro, a França utilizou impostos, formas de entretenimento, loteira, entre outros.

Nos Estados Unidos, espetáculos teatrais beneficentes, exibições de arte, leilões e prêmios ajudaram a providenciar os fundos necessários.

Enquanto isso, na França, Bartholdi solicitava a ajuda de um engenheiro para resolver questões estruturais associadas ao design, como a enorme estrutura de cobre, Alexandre Gustave Eiffel (designer da Torre Eiffel).

Na América, a arrecadação de dinheiro estava indo devagar, então Joseph Pullitzer (conhecido pelo prêmio Pullitzer de jornalismo), abriu o editorial de seu jornal “The World” em apoio e sua campanha foi bem sucedida.

estátua da liberdade curiosidades
Imagem: Reprodução

O financiamento do pedestal foi completo em agosto de 1885 e a construção do pedestal terminou em abril de 1886.

A estátua ficou pronta na frança em julho de 1884 e chegou a Nova York a bordo da fragata francesa “Isere”. No caminho, a estátua foi reduzida a 350 peças e encaixotada em 214 volumes. Demorou quatro meses para ser remontada em seu pedestal.

Em 28 de outubro de 1886, a inauguração aconteceu em frente de milhares de espectadores. O então presidente Grover Cleveland aceitou a Estátua em nome do povo e disse :“Não esqueceremos que a Liberdade fez daqui sua morada; nem que seu altar não será neglicenciado.”

Hoje a Estátua da Liberdade é considerada patrimônio mundial pela UNESCO.

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

  • Foi um presente por um centenário com dez anos de atraso;
  • Seu verdadeiro nome é “Liberdade Iluminando o Mundo”;
  • Para chegar à cabeça, é preciso subir 354 degraus;
  • O escultor Fréderic-Auguste Bartholdi teria usado duas modelos para compor o visual da gloriosa estátua: a mãe, Charlotte, que inspirou as feições do rosto, e a noiva, de quem ele copiou a silhueta do corpo;
  • Há 25 janelas na coroa, simbolizando as pedras preciosas encontradas na terra e os raios celestes brilhando sobre o mundo;
  • Os sete raios da coroa simbolizam os sete mares e continentes;
  • A placa que carrega na mão esquerda tem escrito 4 de julho de 1776 em algarismos romanos;
  • O peso total de cobre da estátua é de 31 toneladas e o peso total de ferro, 125 toneladas. O peso total da fundação de concreto é 27 mil toneladas.

Referências

Guia dos Curiosos – Estátua da Liberdade

novayork.com

 

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Teste seu conhecimento

01. [PUC-SP]: Sobre a independência dos Estados Unidos, podemos afirmar que:

A) envolveu um conflito armado entre Inglaterra e França, a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), e chegou ao fim com a conquista do Oeste, na metade do século XIX.

B) contou com mobilizações e ações armadas contra a cobrança de taxas e impostos, como a “Festa do Chá de Boston” (1773), e completou-se com a presidência de Abraham Lincoln.

C) iniciou-se sob influência da Revolução Francesa (1789) e das independências nas Américas Portuguesa e Espanhola, lideradas, respectivamente, por D. Pedro I e Simón Bolívar.

D) resultou da união das colônias inglesas nos Congressos da Filadélfia (1774 e 1775) e da influência das idéias de Maquiavel e de Hobbes, defensores do Estado republicano forte.

E) sofreu influência do pensamento iluminista francês e a declaração de independência (1776), redigida por Thomas
Jefferson, antecedeu a obtenção da autonomia, conquistada por via militar.

 

02. [UNIT- SE]: Considere as seguintes situações.

• Monumentos como o Taj Mahal, a catedral de Colônia e a estátua da Liberdade estão sofrendo processos de lenta decomposição.

• Em 25% dos lagos da Suécia, os peixes não conseguem sobreviver.

• 80% dos lagos e corredeiras do sul da Noruega estão tecnicamente mortos.

O problema ambiental responsável pelas situações acima é

a) a chuva ácida.

b) a inversão térmica.

c) o efeito estufa.

d) a diminuição da camada de ozônio.

e) o aumento da amplitude térmica.

 

01. [PUC-SP]

Resposta: E

O processo de independência dos Estados Unidos sofreu influência do pensamento iluminista francês e a declaração de independência (1776), redigida por Thomas Jefferson, antecedeu a obtenção da autonomia, conquistada por via militar.

 

02. [UNIT- SE]

Resposta: A

A chuva ácida pode além de causar dano à saúde, também tem risco corrosivo para o meio ambiente e patrimônios construídos. Afetando de modo geral todo o meio ambiente incluindo a área urbana.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO