Vácuo

O vácuo é uma idealização física, a fim de determinar uma região do espaço, na qual a pressão atmosférica é nula. Esse conceito é muito usado em várias ciências. Sejam elas básicas ou aplicadas.

Vácuo é um conceito muito utilizado nas ciências básicas, nas aplicadas e, até mesmo, no cotidiano. Ou seja, é uma concepção muito difundida. Por isso, sua definição é de fácil compreensão. Dessa maneira, você aprenderá o que é o vácuo e como é sua definição absoluta, onde é utilizado e muito mais! Confira!

O que é o vácuo

Vácuo, por definição, é a região do espaço na qual não há matéria. Contudo, essa definição é apenas uma idealização. Ou seja, na natureza, não existe vácuo absoluto. Na física clássica, uma região sem matéria é definida como um local no qual a pressão é nula. Porém, é possível produzi-lo por meio de aparelhos especiais.

Atualmente, essa idéia é definida como uma região no espaço na qual não há matéria. Ou seja, um local onde não existam nem átomos ou qualquer partícula subatômica. Porém, como dito anteriormente, não existe, na natureza, um lugar com ausência absoluta de partículas. Nas ciências básicas e aplicadas, como a física e a engenharia, respectivamente, assume-se que o vácuo é uma região com uma quantidade de matéria suficientemente pequena. Dessa forma, essa porção do espaço terá uma pressão atmosférica menor do que a externa.

5 utilizações do vácuo

A ausência de matéria é importante para os estudos e a observação de alguns fenômenos. Além disso, essa falta de partículas também pode estar presente até onde você não imagina! Por isso, selecionamos algumas utilizações do vácuo! Confira!

  1. Preservação de alimentos: O oxigênio pode diminuir o tempo de conservação de um alimento, por isso, embalagens sem ar ajudam a preservar o sabor e a qualidade.
  2. Aspiradores: A diferença de pressão dentro de um aspirador de pó cria um vácuo imperfeito. Dessa forma, ocorre a sucção do ar externo.
  3. Pesquisas: Alguns estudos necessitam da ausência de matéria para serem realizados. Por exemplo, estudos que necessitam eliminar o atrito aerodinâmico ou pesquisas nas quais os materiais não podem ter contato com o oxigênio.
  4. Isolamento térmico: O calor pode ser transmitido por meio da condução térmica. Dessa forma, as partículas presentes no material esquentam uma a uma. Assim, se não há partículas, não há a condução de calor. Um exemplo desse tipo de isolamento térmico são alguns copos térmicos.
  5. Isolamento acústico: O som é uma onda mecânica. Ou seja, precisa de um meio para se propagar. Por isso, janelas com isolamento acústico usam uma região sem ar para auxiliar na hora de barrar o som.

Além desses usos, a ausência de matéria pode ser usada em diversas outras situações. Dessa forma, sua utilização é difundida em inúmeras áreas do conhecimento. Contudo, em nenhuma situação, há a criação do vácuo absoluto.

O vácuo absoluto

Vácuo absoluto é a situação na qual a pressão é nula. Ou seja, não há matéria nenhuma. Com isso, não haveria choque entre as partículas. Consequentemente, os níveis de energia seriam nulos. Porém, essa condição viola um conceito da física quântica: o princípio da incerteza. Tal concepção assume que não há uma região do espaço na qual os níveis de energia são nulos.

Vídeos sobre vácuo

O vácuo é um conceito físico que pode te deixar sem ar. Por isso, selecionamos quatro vídeos com experimentos e explicações sobre essa concepção que pode te confundir muito. Confira!

O que acontece se cair no espaço sideral

Sempre vemos os astronautas com roupas muito grandes e espalhafatosas. Porém, você já parou para se perguntar o que aconteceria se alguém pulasse no espaço sem uma roupa especial? Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia explica o que poderia acontecer.

Como implodir um tambor com a pressão atmosférica

Qualquer experiência que envolva o ar atmosférico é difícil de ser realizada porque não é possível observá-lo. Porém, Iberê Thenório, do Manual do Mundo, realizou um experimento para mostrar como a pressão atmosférica e a sua ausência podem influenciar nosso cotidiano.

Bomba de vácuo

O vácuo pode ser criado usando aparelhos específicos. Um desses aparelhos é uma bomba na qual o ar atmosférico é retirado do ambiente. Esse fenômeno pode ser muito útil para compreender a influência da pressão atmosférica em nossa vida.

A presença do vácuo absoluto é apenas uma idealização física, apenas é possível observar sua forma parcial ou imperfeita. Contudo, ele pode ser usado para compreender melhor a pressão atmosférica.

Referências

YOUNG, H. D. et al. Física I: Mecânica. São Paulo: Addison & Wesley. 2016
HALLIDAY, D. et al. Física: Volume 1. Rio de Janeiro: Pearson. 2008
NUSSENZVEIG, H. D. Curso de Física Básica: Volume 1. Rio de Janeiro: Blucher. 2014

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Vácuo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/vacuo. Acesso em: 19 de June de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

Por que não é possível a existência do vácuo absoluto?

a) porque sempre haverá a pressão atmosférica em qualquer lugar do universo.
b) porque essa condição viola o princípio da incerteza.
c) porque não há como fazer vácuo de maneira artificial.
d) porque a pressão atmosférica é constante.

Alternativa correta: B

O princípio da incerteza, dentre outras coisas, afirma que não há lugar no espaço no qual os níveis de energia são nulos. Dessa forma, não é possível a existência do vácuo absoluto.

2.

Assinale a alternativa que melhor representa a definição de vácuo.

a) A região no espaço onde não há trocas de calor, porém há matéria.
b) A região no espaço onde não há matéria, porém há trocas de calor.
c) A região do espaço na qual não há matéria e a pressão atmosférica é nula.
d) A região no espaço na qual há matéria e pressão atmosférica máxima.

Alternativa correta: C

O vácuo é a região no espaço na qual não há matéria e, consequentemente, a pressão atmosférica é nula.

Compartilhe

TOPO