Pressão de vapor

A pressão de vapor mede a capacidade de evaporação de um líquido. Ou seja, quanto maior ela for, mais fácil ele evaporará.

Quando um vapor está em equilíbrio termodinâmico com o líquido que o originou, há uma pressão sobre o líquido. Essa pressão é a pressão de vapor. Nesse texto, você entenderá sobre seu funcionamento e sua fórmula, além de conferir videoaulas e exercícios resolvidos sobre o assunto. Acompanhe:

Índice do conteúdo:

O que é a pressão de vapor

Enquanto a pressão exercida pelo vapor for menor do que a pressão exercida pela atmosfera, a quantidade de moléculas que se condensa aumenta à medida que compensa a quantidade de moléculas que vaporiza, restabelecendo assim o equilíbrio termodinâmico. Fonte: Wikimedia

De maneira resumida, a pressão de vapor é uma medida para a tendência à evaporação de um líquido. Além disso, é uma grandeza física que varia conforme a temperatura do líquido. Quanto maior for a sua temperatura, desde que seja menor que a temperatura de ebulição, maior será a evaporação.

Quanto maior for a pressão de vapor de um líquido, mais volátil ele será. Ou seja, líquidos com maiores pressões de vapor evaporam com mais facilidade.

Fórmula da pressão de vapor

A fórmula da pressão de vapor também é conhecida como Lei de Raoult. Segundo ela, a pressão de vapor máxima de uma solução deve ser igual a uma fração molar do solvente multiplicado pela pressão de vapor máxima do solvente. Matematicamente:

Em que,

  • Psolução: pressão de vapor máxima da solução (Pa).
  • Psolvente: pressão de vapor máxima do solvente (Pa).
  • xsolvente: fração molar do solvente.

Note que a fração molar do solvente é dada pela razão entre o número de mols do solvente e a soma do número de mols do solvente e do soluto.

Por se tratar de uma razão, essa grandeza é adimensional, enquanto as pressões de vapor do solvente e da solução, no sistema internacional de unidades, são medidas em Pascal. De maneira usual, a pressão de vapor pode ser medida em atmosferas (atm) ou em milímetros de mercúrio (mmHg).

Vídeos sobre pressão de vapor

A seguir, assista aos vídeos selecionados para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto:

Pressão de vapor e tonometria

Nesse vídeo do canal Café com Química, você aprende as relações entre pressão de vapor e temperatura, pressão de vapor e volatilidade e, também, a relação entre pressão de vapor e ligações intermoleculares. Por fim, ainda entende o que é tonometria.

Pressão de vapor e pressão total

O professor Jorge Sá Martins resolve exercícios sobre potenciais termodinâmicos e, para isso, utiliza os conceitos de pressão de vapor e pressão total sobre uma substância em equilíbrio termodinâmico.

Química e pressão de vapor

Aprofunde seus conhecimentos sobre a relação da química com a pressão de vapor. Para isso, assista à aula do professor Batata. Além disso, nesse vídeo, você também entenderá como representá-la graficamente.

Para entender como a pressão de vapor interage com as substâncias, compreenda também a relação entre soluto e solvente!

Referências

Física II: termodinâmica e ondas (2016) – Hugh d. Young et al
Química: a ciência central (2008) – Theodore Brown

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Pressão de vapor. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/pressao-de-vapor. Acesso em: 25 de November de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [UEG]

As propriedades físicas dos líquidos podem ser comparadas a partir de um gráfico de pressão de vapor em função da temperatura, como mostrado no gráfico hipotético a seguir para as substâncias A, B, C e D.

Segundo o gráfico, o líquido mais volátil será a substância:

a) A
b) B
c) C
d) D

Comparando os quatro líquidos entre si a partir das curvas de vaporização, é possível notar que, para uma temperatura fixa, o líquido A apresenta maior pressão de vapor. Dessa forma, ele será o mais volátil.

Alternativa correta: A

2. [UFU]

O estudo das propriedades coligativas das soluções nos permite prever as alterações nas propriedades de seu solvente.
A respeito das propriedades coligativas, assinale a alternativa correta.

a) Se for colocada água com glutamato de monossódio dissolvido para congelar em uma geladeira, a temperatura de fusão da água na solução permanecerá a mesma que a da água pura.
b) As propriedades coligativas independem do número de partículas do soluto na solução, da natureza das partículas e de sua volatilidade.
c) Se forem preparadas duas soluções aquosas de mesma concentração, uma de glutamato monossódio e outra de açúcar, a temperatura de ebulição da água na solução será maior que a água na solução de açúcar.
d) Em uma panela tampada, a pressão de vapor da solução aquosa de glutamato de monossódio é maior do que a pressão de vapor da água pura porque a presença do sal facilita a evaporação do solvente.

O glutamato de monossódio sofre dissociação gerando duas partículas em solução: íon glutamato e íon de sódio. Já o açúcar não sofre dissociação e nem ionização.
O efeito coligativo é proporcional ao número de partículas não-voláteis presentes no meio, então a solução de glutamato de monossódio provocará um aumento na temperatura de ebulição maior que o aumento gerado por uma solução de açúcar de mesma concentração.

Alternativa correta: C

Compartilhe

TOPO