Planetas anões

A União Astronômica Internacional classificou o que são planetas anões em agosto de 2006. Depois disso, diversos corpos celestes se encaixaram nessa nova categoria.

Planetas anões são corpos celestes que se distinguem de planetas ou de planetas menores. Assim, tais astros devem possuir algumas características específicas. Essas características foram definidas em 2006 pela União Astronômica Internacional (UAI). Dessa forma, veja o que são, suas características, curiosidades e muito mais sobre esses planetas.

O que são planetas anões

Planetas anões são objetos celestes que orbitam o Sol. Além disso, sua definição atual foi dada pela União Astronômica Internacional (UAI) em agosto de 2006. Essa classe de corpos celestes é relativamente nova e se difere das outras duas. Isto é, os planetas e os corpos menores do sistema solar.

Esses planetas foram formados como os outros planetas do sistema solar. Ou seja, a partir da condensação da matéria remanescente da nebulosa solar original. Contudo, devido à atração gravitacional dos outros corpos celestes, os planetas anões não foram capazes de atrair mais matéria. Consequentemente, sua massa e sua órbita foram afetadas.

Características

A resolução de 24 de agosto de 2006, da União Astronômica Internacional deu a definição do que um planeta precisa para ser classificado como anão. Dessa forma, algumas características devem ser levadas em conta. Assim, é possível diferenciá-los de outros corpos celestes como planetas ou asteroides. Por isso, veja tais características:

  • Órbita: a primeira característica é que o corpo precisa orbitar o Sol.
  • Gravidade: que tenha massa e gravidade o suficiente para que tenha uma forma quase esférica.
  • Hidrostática: com a massa e a gravidade, o corpo deve estar em equilíbrio hidrostático.
  • Vizinhanças: não ter sua órbita desimpedida.
  • Satélite: não ser um satélite.

Com essas características, os corpos celestes podem ser classificados. Além disso, com elas, fica claro que alguns astros podem obedecer a quase todos os requisitos e não ser classificado como planeta. Por exemplo, a Lua. Esse astro não é dominante em sua região e é um satélite.

5 planetas anões do Sistema Solar

Atualmente, a União Astronômica Internacional classifica cinco objetos do sistema solar como planetas anões. Dessa maneira, veja todos eles:

  • Ceres: É o mais próximo da Terra e é o único localizado entre as órbitas de Júpiter e Marte. Além disso, sua massa é de, aproximadamente, 9,5 x 1020 kg e seu período de translação é de quatro anos e meio.
  • Plutão: Até 2006 era considerado um planeta. Além disso, sua massa é de, aproximadamente, 1,3 x 1020 kg, já seu período de translação é de 248 anos.
  • Haumea: É o objeto de rotação mais rápida do sistema solar. Seu dia possui apenas 4 horas. Porém, sua translação é de 285 anos e sua massa é de 4,2 x 1021 kg. Além disso, devido à velocidade de rotação, sua forma é oval.
  • Makemake: Sua órbita leva 310 anos. Além disso, possui sinais de nitrogênio, metano e etano em sua superfície. Sua massa é de cerca de 4 x 1021 kg.
  • Éris: O período de translação desse objeto é de 577 anos. Além disso, sua massa é, aproximadamente, 1,7 x 1022 kg.

Todos os planetas anões, com exceção de Ceres, estão localizados com órbitas além da órbita de Netuno. Isto é, estão localizados muito longe do Sol. Além disso, há cerca de 100 outros corpos celestes que podem ser classificados como planeta anão nos próximos anos.

Diferença entre planetas e planetas anões

A principal diferença entre os dois corpos está na órbita. Ou seja, os planetas orbitam em áreas nas quais não há objetos semelhantes que possam cruzar seu caminho. Já, os astros anões, estão em regiões com outros corpos parecidos.

5 curiosidades sobre os planetas anões

Conhecer os corpos do Sistema Solar é importante. Além disso, conhecê-los abre um leque de curiosidades interessantes. Por isso, veja cinco curiosidades sobre esse tema.

  1. Os planetas anões que estão localizados além da órbita de Netuno são chamados de plutoides.
  2. O planeta anão que foi descoberto mais recentemente foi Makemake.
  3. Existem mais de cem possíveis planetas anões. Por exemplo, Sedna ou Caronte.
  4. As missões New Horizons e Dawn, da NASA, exploram planetas anões.
  5. Até 2006, Ceres era considerado um asteroide e ascendeu a planeta anão.

Com tantas curiosidades dá vontade de saber mais sobre esse assunto. Por isso, que tal assistir a vídeos para aumentar seu conhecimento?

Vídeos sobre planetas anões

O conhecimento astronômico pode te colocar em órbita e te transformar em um astro. Por isso, veja os três vídeos selecionados sobre esse tema para aprofundar seu conhecimento:

O menor planeta anão do Sistema Solar

A lista dos astros anões pode crescer a todo momento. Dessa forma, Hígia pode ser elevado a essa categoria em breve. Assim, para entender mais sobre esse assunto, assista ao vídeo do canal Space Today.

Por que planetas são redondos

O canal Ciência Todo Dia explica o motivo dos formatos dos planetas. Assim, é possível compreender o porquê da Terra possuir tal formato. Além disso, você também entenderá um pouco mais das origens do Sistema Solar e da formação dos planetas e dos astros anões.

Como os planetas são descobertos

A cada dia que passa o ser humano descobre novos planetas. Contudo, a exploração espacial, não é feita apenas por viagens interplanetárias. Dessa forma, a descoberta de novos astros é feita a partir de observações astronômicas. Assim, para entender como isso acontece, assista ao vídeo do canal Nerdologia.

A Astronomia é uma das áreas da Física que mais desperta a curiosidade do ser humano. Além disso, a colonização espacial pode ser o futuro da vida dos seres humanos. Dessa forma, conhecer mais o que nos cerca no Universo é importante. Por isso, aprenda ainda mais e estude sobre as estrelas cadentes.

Referências

Resolution B5 – Definition of Planet in the Solar Sistem (acesso em 2021) – União Astronômica Internacional
Pluto and the Developing Landscape of Our Solar System (acesso em 2021) – União Astronômica Internacional
What is the definition of a planet? (2004) – BROWN, M. E.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Planetas anões. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/planetas-anoes. Acesso em: 30 de July de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica de um planeta anão:

a) Possuir água na forma líquida.
b) Não ser o objeto dominante de sua órbita.
c) Estar localizado além de Netuno.
d) Ser maior que Júpiter.

Alternativa correta: B

A principal diferença entre planeta e planeta anão é a de que o planeta anão não pode ser o objeto dominante em sua órbita. Ou seja, ele pode estar suscetível a colisões com outros corpos semelhantes.

2.

Qual objeto astronômico foi elevado à categoria de planeta anão após a resolução da União Astronômica Internacional, de agosto de 2006?

a) Plutão.
b) Sedna.
c) Europa.
d) Io.
e) Ceres.

Alternativa correta: E

O asteroide Ceres foi elevado à categoria de planeta anão porque atendia a todas as novas características impostas pela União Astronômica Internacional.

Compartilhe

TOPO