Planetas do Sistema Solar

O Sistema Solar é composto por 8 planetas, cada um com suas características específicas.

O Sistema Solar nada mais é do que um conjunto formado pelo sol, oito planetas, cometas, meteoros, satélites e asteróides. Netuno, Urano, Saturno, Júpiter, Marte, Terra, Vênus e Mercúrio são os oito planetas do Sistema Solar. Algumas pessoas podem falar que está faltando Plutão nesta lista passada por nós, mas a informação atualizada a partir de 2006 diz que Plutão é considerado um planeta anão, uma vez que não possui órbita livre. A União Astronômica Internacional definiu três questões fundamentais para que sejam planetas: orbitar ao redor de uma estrela, possuir gravidade própria e ter uma órbita livre.

Os planetas do sistema solar apresentam, por si só, características peculiares, sendo estes, portanto, classificados de acordo com a constituição, tendo destaque para dois tipos de planetas: os terrestres ou telúricos, que são formados principalmente por rochas, como a Terra, Marte, Vênus e Mercúrio; e os planetas gasosos ou jovianos, que são aqueles majoritariamente constituídos por gases, apresentando maior tamanho, porém menor densidade com relação aos dados da Terra, como é o caso de Netuno, Urano, Saturno e Júpiter.

Os oito planetas estão em constante movimento no sistema solar, girando em torno de sua própria órbita ou em torno do sol. Chamamos de movimento de rotação aquele que os planetas realizam em torno de seu próprio eixo, sendo que uma volta equivale ao tempo de um dia. O movimento de translação, por sua vez, é usado para denominar o movimento que os planetas realizam em torno do sol, equivalente, este, ao tempo de um ano.

Imagem: Reprodução

Os planetas do Sistema Solar

Netuno

Netuno é o planeta mais distante do Sol, sendo, ainda, o quarto maior em tamanho. A temperatura média do planeta é de cerca de 200ºC, é formado principalmente por hidrogênio, hélio, amônio, metano e água, tratando-se de um planeta gasoso. A translação do planeta tem duração equivalente a 164 anos terrestres, enquanto o movimento de rotação do planeta dura aproximadamente 16 horas.

Urano

Urano é o sétimo planeta do sistema solar a partir do Sol, sendo um planeta gasoso com temperatura média de -185ºC. Com 27 satélites, é o terceiro maior planeta do sistema solar, e seu movimento de rotação do planeta dura aproximadamente 17 horas, enquanto o movimento de translação dura cerca de 165 anos terrestres.

Saturno

Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, sendo conhecido por seus anéis, que são formados de rocha, gelo e poeira. É o sexto planeta a partir do Sol, e possui 62 satélites. Sua composição é basicamente hidrogênio, e a temperatura média é de -140 ºC. O movimento de rotação tem duração de 10 horas e 14 minutos, enquanto o de translação tem duração de aproximadamente 30 anos.

Júpiter

Júpiter é o maior planeta do sistema solar e o quinto a partir do sol. Júpoter é 1300 vezes maior do que a terra e conta com 67 satélites, apresentando temperaturas de até -150ºC. O planeta gasoso é basicamente composto por hidrogênio, e sua rotação tem duração de 9 horas e 55 minutos, sendo considerado o mais rápido de todos os planetas do sistema solar, e movimento de translação de aproximadamente 12 anos.

Marte

Marte é o quarto planeta a partir do Sol, e pode ser visto da Terra, possuindo dois satélites naturais. É o segundo menor planeta do sistema solar e conhecido pelo nome de Planeta Vermelho. Isso se dá em decorrência das partículas de óxido de ferro que estão presentes em sua atmosfera. Frio, seco e rochoso, Marte tem um movimento de rotação semelhante ao da Terra, durando 24 horas e 37 minutos, e a translação tem duração de 687 dias.

Terra

O planeta Terra é rochoso, possui temperatura média de 15ºC e possui atmosfera gasosa. É o terceiro planeta do sistema solar a partir do Sol, e tem a Lua como satélite natural. É conhecido como Planeta Azul pela grande quantidade de água que, juntamente com a quantidade de oxigênio, torna possível o desenvolvimento de vida na superfície. A rotação dura cerca de 24 horas, enquanto a translação dura 365 dias.

Vênus

Vênus é um planeta que não possui satélite, e é visível da Terra, sendo o mais próximo do nosso planeta. É o segundo planeta do sistema solar a partir do Sol, e é conhecido, em decorrência do brilho bastante intenso, como Estrela D’Alva. A rotação é uma das mais lentas, levando 243 dias para completar a volta em torno de si mesmo. A translação, por sua vez, demora 225 dias. Vênus é o planeta mais quente do sistema solar, com temperaturas de até 480ºC, mas é bastante semelhante ao planeta Terra no que se refere ao tamanho, força gravitacional, composição, densidade, estrutura e massa.

Mercúrio

Mercúrio, por fim, é destituído de satélites, rochoso e com atmosfera rarefeita. É o planeta mais próximo do Sol, sendo ainda o menor do sistema solar. Apresenta temperaturas bastante elevadas, em torno de 400ºC, levando em consideração, em contrapartida, que o lado não iluminado pelo sol pode chegar a -170ºC. A rotação do planeta leva 59 dias, e a translação 87 dias.

Por Natália Petrin
Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Planetas do Sistema Solar. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/planetas-do-sistema-solar. Acesso em: 26 de August de 2021.

Teste seu conhecimento

01. [UNIBRASIL] Sobre o sistema solar, assinale V para verdadeiro e F para falso.

  1. ( ) O Sol compõe a maior parte da matéria de seu sistema e realiza um movimento de rotação.
  2. ( ) Todos os planetas do sistema solar realizam o movimento de translação.
  3. ( ) Plutão, em 2006, foi rebaixado para a categoria de “Planeta Anão” apenas por ser muito pequeno.
  4. ( ) O sistema solar é composto por oito planetas, quatro deles rochosos e quatro gasosos.
  5. ( ) O maior planeta do sistema solar é Júpiter.
  6. ( ) Os dois planetas “vizinhos” da Terra são Marte e Júpiter.
  7. ( ) A lua terrestre é o único satélite natural do sistema solar.
  8. ( ) Apenas o planeta Terra apresenta água em seu estado líquido em todo o sistema solar.

 

02. [FUVEST] É o sexto planeta do sistema solar a partir do Sol, sendo o segundo maior planeta desse grupo. É conhecido por ser rodeado de anéis e ser classificado como um planeta gasoso ou joviano.

A descrição acima refere-se a:

a) Urano

b) Netuno

c) Saturno

d) Júpiter

e) Vênus

01. [V – V – F – V – V – F – F – F]

02. [C]

Compartilhe

TOPO