Ondas do mar

As ondas do mar são muito usadas pelo ser humano. Desde a prática esportiva até a produção de energia. Por isso, compreender seus aspectos físicos é muito importante.

Ondas do mar causam fascínio, medo e inspiração musical. Além disso, elas são a aplicação de uma área muito importante da Física: a ondulatória. Dessa forma, compreender o movimento das ondas é essencial para o estudo dessa área. Por isso, veja como são formadas, seus tipos e muito mais!

Índice do conteúdo:

Como são formadas as ondas do mar

A formação das ondas marítimas acontece por meio da ação do vento. Ou seja, quando ele sopra por longas distâncias, acontece a perturbação na superfície da água. Dessa maneira, acontece a formação das ondas. Além disso, em alto mar, as ondas são formadas em direções aleatórias. Contudo, próximo à costa, as ondas são formadas na direção da areia. Isto é, viajam numa direção perpendicular à terra firme.

As ondas marítimas quebram paralelas à praia devido a um fenômeno físico chamado refração. Dessa maneira, conforme as oscilações se aproximam da costa, a profundidade vai diminuindo. Isso pode ser entendido como uma mudança no meio de propagação. Logo, acontece uma alteração na velocidade e direção de propagação.

Tipo de onda

As ondas do mar são classificadas como ondas mecânicas. Afinal, elas precisam de um meio para se propagar. Nesse caso, o meio é a água. Além disso, esse tipo de onda se difere de ondas eletromagnéticas porque, além de carregar energia, ela carrega matéria.

Vídeos sobre ondas do mar

O conteúdo de ondulatória é muito rico. Dessa maneira, não é possível sentir enjoo enquanto estuda. Assim, veja três vídeos sobre esse tema e amplie seus conhecimentos:

Fenômenos ondulatórios

O professor Marcelo Boaro explica como acontecem todos os fenômenos ondulatórios. Assista ao vídeo e entenda os conceitos de refração, polarização, reflexão e outros. Além disso, Boaro pontua que esse tema cai em provas de grande escala todo ano, por isso não deixe de conferir o vídeo.

A física das ondas do mar

O canal Física com Douglas Gomes explica a física por trás das ondas que se formam no oceano. Veja no vídeo como as ondas quebram ao chegar à praia e se prepare para provas importantes como o Enem.

O que é uma onda

O entendimento do conceito de onda foi importante para a História da Física. Ou seja, esse conceito ajudou a consolidar diversas áreas novas da Ciência. Por isso, Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia conta o que é uma onda e como esse conteúdo foi importante para a Física.

As perturbações causadas pelo vento sobre a superfície marítima pode ser usadas para a prática de esportes, como o surfe, ou podem causar medo em tripulantes de embarcações. Além disso, elas são um grande campo de estudo da Física. Aproveite seus estudos sobre o assunto e aprofunde seus conhecimentos sobre as ondas mecânicas.

Referências

YOUNG, H. D. et al. Física II: Termodinâmica e ondas. São Paulo: Addison & Wesley. 2016
HALLIDAY, D. et al. Física: Volume 2. Rio de Janeiro: Pearson. 2008
NUSSENZVEIG, H. D. Curso de Física Básica: Volume 2. Rio de Janeiro: Blucher. 2014

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Ondas do mar. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/ondas-do-mar. Acesso em: 03 de August de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [Famema]

Com o objetivo de simular as ondas no mar, foram geradas, em uma cuba de ondas de um laboratório, as ondas bidimensionais representadas na figura, que se propagam de uma região mais funda (região 1) para uma região mais rasa (região 2).

Sabendo que, quando as ondas passam de uma região para a outra, sua frequência de oscilação não se altera e considerando as medidas indicadas na figura, é correto afirmar que a razão entre as velocidades de propagação das ondas nas regiões 1 e 2 é igual a:

a) 1,6.

b) 0,4.

c) 2,8.

d) 2,5.

e) 1,2.

Alternativa correta: D

Como a frequência de ambas as ondas devem ser as mesmas, então:

f1 = f2

A partir da equação fundamental da ondulatória:

v11 = v22

Como o exercício pede a razão entre as velocidades, organizamos a relação assim:
v1/v2 = λ12

Substituindo os valores dos comprimentos de onda, encontramos que:

v1/v2 = 2,5

2.

Assinale o que for correto sobre os conceitos de ondulatória.

a) Ondas do mar sofrem refração ao se aproximarem da costa.
b) Ondas do mar são ondas eletromagnéticas.
c) Ondas eletromagnéticas não podem se propagar no vácuo.
d) Ondas mecânicas não carregam energia.

Alternativa correta: A

As ondas do mar sofrem a refração quando se aproximam da praia. Esse fenômeno acontece devido à mudança de profundidade no mar.

Compartilhe

TOPO