Carl Sagan

Carl Sagan foi um cientista, ativista, divulgador científico e escritor estadunidense. Seus trabalhos costumavam falar da insignificância da Terra em relação ao Cosmos e da importância da humanidade.

Carl Sagan foi um cientista, divulgador científico, escritor e ativista estadunidense. Sua produção científica é vasta, assim como a produção de literatura e divulgação científica. Além disso, Sagan foi um grande ativista pela descriminalização e liberação do uso da maconha. Nesta matéria, você verá a biografia, principais ideias e frases famosas desse pesquisador. Confira!

Índice do conteúdo:

Biografia

Carl Sagan em 1994. Fonte: Wikimedia

Carl Edward Sagan ou, simplesmente, Carl Sagan, nasceu na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 9 de novembro de 1934. Ele foi um cientista que atuou em diversas áreas diferentes. Por exemplo, Sagan trabalhou em Física, Biologia, Astronomia, Astrofísica e Cosmologia. Além disso, o cientista também escreveu diversas obras literárias e de divulgação científica.

Durante a sua vida, defendeu muito o ceticismo quanto às notícias de vida fora da Terra. Por isso, sua principal contribuição para a comunidade científica foi a coordenação do projeto Search for Extraterrestrial Intelligence, o SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre, em tradução livre). Dessa forma, durante esse projeto, ele enviou mensagens a bordo de sondas espaciais a fim de informar outras civilizações sobre a existência da humanidade. Uma das mensagens mais famosas são os discos dourados das sondas Voyager. Além disso, Sagan foi um dos fundadores do campo da astrobiologia.

No que diz respeito à sua vida pessoal, Sagan veio de uma família de operários judeus. Ao longo da vida, casou-se três vezes. Seu último casamento foi com a escritora Ann Druyan, o qual durou até a morte do cientista, em 1996. A causa foi pneumonia, decorrente de uma mielodisplasia. Sagan faleceu aos 62 anos em 20 de dezembro de 1996.

Principais ideias

Carl Sagan era um ativista em diversas causas sociais. Dentre elas estavam o ativismo pelo ateísmo e a separação da religião e ciência. Além disso, também atuava pela liberação e descriminalização do uso da maconha. Veja sete principais ideias do autor:

  • Ceticismo: uma das ideias de Sagan é a de que, se houver um deus, ele não terá a imagem de um grande homem branco. Por isso, o cientista dizia que era preciso ser cético quanto a esse assunto.
  • Ateísmo: para o cientista estadunidense, ter a certeza de que deus existe e de que ele não existe são extremos em um assunto delicado.
  • Vida fora da Terra: para Sagan, assumir que haveria apenas vida na Terra seria egoísmo e um grande desperdício de espaço.
  • Sociedade planetária: é uma organização não governamental (ONG) internacional, que busca defender diversos projetos de exploração espacial. Atualmente, ela conta com mais de 50 mil membros em mais de 100 países.
  • Astrobiologia: Carl Sagan foi um dos fundadores da área da astronomia e da biologia chamada astrobiologia, a qual busca estudar os aspectos da evolução e o futuro da vida no Universo.
  • Divulgação científica: o autor é considerado um dos mais carismáticos divulgadores científicos até hoje. Para isso, ele costumava enfatizar o valor da raça humana e a insignificância da Terra em relação ao restante do Cosmos.
  • Pseudociências ele também era conhecido por sua posição em favor do ceticismo científico e contra as pseudociências. Por exemplo, sua atuação em refutar supostos casos de abdução alienígena.

Todas essas ideias ajudaram a criar a imagem que se tem de Carl Sagan até os dias atuais, quase 30 anos após sua morte. Uma pessoa como ele possui diversas frases famosas. Que tal conferir algumas delas?

7 frases de Carl Sagan

Assim como diversos outros cientistas famosos, Sagan também possui frases célebres. Além disso, bem como os outros nomes grandiosos da Ciência, diversas frases têm a autoria atribuídas erroneamente ao autor. Contudo, os escritos de Sagan são de fácil acesso e a autoria pode ser conferida. Dessa maneira, veja frases desse cientista:

  1. “Nossas atitudes, nossa imaginária auto-importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no Universo, é desafiada por este pálido ponto de luz.”
  2. “O nosso planeta é um espécime solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade – em toda essa vastidão –, não há nenhum indício de que a ajuda possa vir de outro lugar para nos salvar de nós mesmos.”
  3. “A ideia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
  4. “Um ateu é alguém que tem evidências atraentes de que não há um Deus judeu-cristão-islâmico. Eu não sou tão sábio, mas tampouco considero haver qualquer coisa próxima de uma evidência adequada para tal deus. Por que vocês têm tanta pressa em se decidir? Por que não simplesmente esperar até que haja evidências atraentes?”
  5. “A sensação de como o mundo realmente é pode ser enlouquecedora; a cannabis me trouxe alguns sentimentos sobre como é ser louco e como usamos essa palavra para evitar pensar em coisas que são muito dolorosas para nós.”
  6. “Quando estou chapado, posso penetrar no passado, lembrar memórias de infância, amigos, parentes, brinquedos, ruas, cheiros, sons e sabores de uma era desaparecida.”
  7. “O universo não parece ser nem benevolente nem hostil, apenas indiferente.”

É importante ressaltar que as frases de Sagan sobre o uso da maconha foram escritas sob o pseudônimo de Mr. X. Sua identidade foi revelada apenas após a sua morte. Por isso, é necessário aprender mais sobre a vida dos cientistas e compreender que eles também são seres humanos.

Vídeos sobre Carl Sagan

É muito bom conhecer mais sobre a biografia de um determinado personagem histórico. Por isso, todas as mídias são bem-vindas. Principalmente quando se trata de um autor cuja vida foi bem documentada e seus trabalhos estão disponíveis até os dias atuais. Por isso, veja mais sobre Carl Sagan nos vídeos selecionados.

A sonda Voyager

As sondas Voyager foram lançadas pelos Estados Unidos em uma missão para chegar à fronteira do Sistema Solar. No ano de 2017, elas completaram 40 anos de viagem. Em comemoração a isso, o canal Space Today fez um vídeo comemorativo contando a história das sondas e da missão. A qual teve muita contribuição de Carl Sagan.

As sondas Voyager e a cultura pop

As sondas Voyager são um grande marco na exploração espacial. Elas tiveram grande contribuição de Carl Sagan e carregam um disco dourado com informações sobre a vida na Terra. Por isso, elas são constantemente homenageadas e referenciadas na cultura pop. Para ver algumas dessas aparições, confira o vídeo do canal Space Today.

O pálido ponto azul

Carl Sagan costumava escrever sobre a insignificância da Terra em relação ao restante do Universo. Contudo, o autor enfatizava a importância da vida humana. Isso está presente em seus livros e, em específico, no texto sobre o pálido ponto azul. Nesse vídeo você pode ver esse trecho narrado na voz do dublador Guilherme Briggs.

Conhecer sobre a história de personagens marcantes da Ciência é importante para compreender que eles não são gênios. São seres humanos comuns, assim como você e todos que te cercam. Por isso, é preciso humanizar os feitos dessas pessoas. Com isso, é possível perceber que qualquer pessoa pode fazer Ciência. dessa forma, veja mais sobre a história do Físico Richard Feynman.

Referências

Cosmos (2017) – Carl Sagan.
O mundo assombrado pelos demônios (2006) – Carl Sagan.
Pálido ponto azul: Uma visão do futuro da humanidade no espaço (2019) – Carl Sagan.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Carl Sagan. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/carl-sagan. Acesso em: 18 de January de 2022.

Exercícios resolvidos

1.

Carl Sagan foi um dos responsáveis pela criação do SETI. Qual é o significado dessa sigla, em português?

a) Busca por integração Extraterrestre.
b) Procura por vida extraterrena.
c) Sindicato extraterrestre inteligente.
d) Busca por inteligência extraterrestre.
e) Busca por extraterrestres intercelulares.

Alternativa correta: D

A sigla SETI, vem do inglês Search for Extraterrestrial Intelligence. Em tradução livre, significa Busca por Inteligência Extraterrestre.

2.

Carl Sagan foi um dos fundadores e precursores da astrobiologia. Esse ramo da Ciência estuda:

a) a formação dos planetas.
b) a vida na Terra.
c) as possibilidades de vida na Lua.
d) as evoluções das estrelas.
e) as evoluções da vida no Universo.

Alternativa correta:E

A astrobiologia busca estudar como a vida no Universo pode se desenvolver e evoluir.

Compartilhe

TOPO