Max Planck

Max Planck foi um dos muitos responsáveis pelo desenvolvimento da Física Quântica, no início do século XX. Devido a isso, ele foi laureado com o prêmio Nobel de Física.

Max Planck foi um importante cientista que atuou na virada entre os séculos XIX e XX. Dentre suas contribuições, a que mais se destaca são as importantes pesquisas que culminaram no desenvolvimento da Física Quântica. Nesse post você vai ver mais sobre a biografia, as contribuições para a Ciência, frases célebres e muito mais!

Índice do conteúdo:

Biografia

Max Planck em 1933. Fonte: Wikimedia

Max Karl Ernst Ludwig Planck, ou simplesmente Max Planck, foi um cientista alemão, nascido em 23 de abril de 1858, na cidade de Quiel. Esse físico estudou nas universidades de Berlim e de Munique. Durante seu período de estudante, teve aulas com Helmholtz e Kirchhoff, que foram outros físicos famosos. No que diz respeito à sua vida pessoal, Planck, era cristão e faleceu em 1947, devido a um enfarte. Ao longo de sua vida, ele foi casado uma vez e teve um filho.

Sua vida profissional foi dedicada ao mundo acadêmico. Foi professor em Munique, Quiel e Berlim. Já suas pesquisas tinham como temas a termodinâmica, entropia, termoeletricidade e teoria de soluções diluídas. Após a virada do século, Planck, trabalhou com o que ficou conhecido posteriormente como a Física Quântica.

A maior contribuição de Planck para a Física

Ao fim do século XIX, acreditava-se que toda a Física já estava pronta. Contudo, havia dois pequenos problemas a serem resolvidos: a distribuição de radiação em um corpo negro e o resultado inesperado do experimento de Michelson e Morley. Esses problemas, os quais eram chamados de “pequenas nuvens no horizonte da física”, por Lorde Kelvin, resultaram em duas áreas completamente novas para a Física. Por exemplo, a distribuição de energia da radiação de corpo negro culminou no que é conhecido hoje como a Física Quântica.

Diversos cientistas deram contribuições importantes para essa nova área. Porém, um dos mais importantes foi Max Planck. Em seus estudos, o físico alemão foi capaz de explicar essa distribuição energética por meio da proposição de uma constante universal. Essa constante é conhecida como constante de Planck, em sua homenagem. Essa constante é baseada na ideia de que a energia emitida pro um corpo negro só pode assumir valores discretos, como se fossem pacotes de energia. Ou seja, a radiação de corpo negro só pode assumir valores com números inteiros. Esses pacotes de energia ficaram conhecidos como quanta, no singular, cada um deles é chamado de quantum. Isso deu origem ao nome da nova área: a Física Quântica.

Devido à sua contribuição para a área, Max Planck é chamado de o pai da Física Quântica. Contudo, essa nomenclatura é errônea. Devido ao fato de que o cientista não construiu essa área sozinho e nem se deve ignorar as inúmeras contribuições de diversos outros cientistas.

7 frases de Max Planck

Assim como outras figuras históricas famosas, Max Planck possui diversas frases célebres. Contudo, é preciso cuidado ao reproduzir tais afirmações. Afinal, a grande maioria delas estão fora de contexto, possuem erros de tradução ou são de outras autorias. Dessa maneira, veja sete frases desse autor:

  1. Para os crentes, Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas, no final de toda reflexão.
  2. O mundo externo é algo independente do homem, algo absoluto, e a procura pelas leis que se aplicam a este absoluto mostram-se como a mais sublime busca científica na vida.
  3. A ciência não pode resolver o principal mistério da natureza. Isso acontece porque, em uma última análise, nós mesmos somos partes do mistério que tentamos resolver.
  4. Uma verdade científica não triunfa convencendo seus oponentes e fazendo-os ver a luz, Mas, sim, porque seus oponentes, eventualmente, morrem. Então uma nova geração nasce e é familiar com ela.
  5. Quando você muda o jeito que vê as coisas, as coisas que você vê mudam.
  6. Não é a posse da verdade, mas o sucesso que acompanha a busca por ela. Isso enriquece o buscador e o traz felicidade.
  7. Um experimento é uma questão que a ciência coloca à Natureza e uma medição é o registro da resposta da Natureza.

As frases atribuídas aos cientistas devem ser lidas com criticidade. Afinal, algumas delas são tiradas de contexto para favorecerem o charlatanismo. Principalmente quando se trata de personagens históricos que atuaram diretamente no desenvolvimento da Física Quântica. Por isso, é necessário conhecer a fundo a vida e a obra desses cientistas.

Vídeos sobre Max Planck

Max Planck foi um dos protagonistas na revolução científica que aconteceu na virada dos séculos XIX e XX. Essa revolução deu origem à Física Quântica. Por isso, veja os vídeos selecionados e entenda mais sobre esse personagem histórico e seu contexto científico.

O que é Física Quântica

Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia explica o que é a Física Quântica. Para isso, o divulgador científico conta como essa nova área de Física surgiu e a origem da palavra quântica. Além disso, nesse vídeo também são mostradas as diferenças entre a Física Quântica e a Física Clássica.

Max Planck e a Física Quântica

O surgimento da Física Quântica foi um dos episódios mais ricos da História da Ciência. Um de seus personagens principais foi Max Planck. No vídeo do canal Ciência em Si, o divulgador científico Henrique Sobrinho Ghizoni, explica a relação desse cientista com a Física Quântica.

Max Planck e a catástrofe do ultravioleta

No fim do século XIX acreditava-se que toda a Física já estava descoberta. Isso fez com que Lorde Kelvin afirmasse que havia apenas dois pequenos problemas a serem resolvidos. Contudo, um deles era a catástrofe do ultravioleta. Esse acontecimento culminou no desenvolvimento da Física Quântica. Veja o vídeo do canal Ciência Todo Dia para entender a relação de Max Planck com esse problema.

Max Planck foi um dos cientistas mais importantes de sua época. Devido a isso foi premiado diversas vezes. Tanto em vida, quanto postumamente. Esse físico foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da Física Quântica. Continue estudando personalidades importantes da física, leia a matéria sobre Thomas Edison.

Referências

A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para estudantes do Ensino Médio (2005) – José Guilherme de Oliveira Brockington [sem link]
Conceitos de Física Quântica – Volume 1 (2006) – Osvaldo Pessoa Junior [sem link]
Conceitos de Física Quântica – Volume 2 (2006) – Osvaldo Pessoa Junior [sem link]

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Max Planck. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/max-planck. Acesso em: 22 de October de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UEG]

Em 1900, Max Planck propôs uma explicação sobre a radiação de corpo negro. Sua equação ficou conhecida em todo mundo por relacionar pela primeira vez a energia emitida por um corpo negro com sua frequência de emissão em pacotes discretos, chamados de fótons. A constante de proporcionalidade ficou conhecida como constante de Planck.

A unidade de medida dessa constante é dada por:

a) kg•m²/s²
b) Hz
c) J•s
d) cal/g°C
e) J/kg

Alternativa correta: C

2. [Udesc]

Analise as proposições com relação à mecânica clássica, à mecânica relativística e à mecânica quântica.

I. A mecânica clássica é válida para descrever os movimentos cujas velocidades sejam próximas à velocidade da luz.
II. Quanto mais próxima da velocidade da luz estiver uma partícula, menor serão os efeitos relativísticos.
III. A mecânica quântica deve ser utilizada para se estudar o movimento de partículas subatômicas.
IV. A dualidade onda-partícula refere-se ao fato de que partículas podem exibir comportamento ondulatório e radiação podem ter comportamento corpuscular.
V. No efeito fotoelétrico assume-se que a radiação eletromagnética é constituída por um feixe de partículas (fótons).

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

Alternativa correta: C
I. FALSA. A mecânica clássica não pode dar conta de descrever objetos muito pequenos com dimensões subatômicas e com velocidade muito altas, próximas à velocidade da luz.
II. FALSA. Quanto mais próximo da velocidade da luz, maior serão os efeitos relativísticos.
III. Verdadeira
IV. Verdadeira
V.Verdadeira

Compartilhe

TOPO