Campo magnético da Terra

O campo magnético da Terra é um ente matemático que interage com a matéria. É possível perceber suas interações, mas não observá-lo. Veja mais sobre o que nos protege dos ventos solares.

O campo magnético da Terra também é chamado de campo geomagnético. É o campo que está ao redor do planeta Terra e interage com o vento solar. Por exemplo, segundo a teoria magnética atualmente aceita, esse campo é o responsável pela orientação das bússolas. Assim, veja o que é, para que serve e mais sobre o campo geomagnético se inverter. Confira!

O que é o campo magnético da Terra

O campo magnético terrestre, pela teoria eletromagnética atualmente aceita, é o ente matemático responsável pelo magnetismo da Terra. Além disso, ele surge no interior da Terra e se estende até o espaço, onde interage com o vento solar. Isto é, ele interage com as partículas carregadas que são emitidas a partir do Sol.

O campo geomagnético é gerado a partir de correntes elétricas. Essas correntes surgem devido ao movimento das correntes de convecção que surgem na mistura do núcleo externo da Terra. Ou seja, tais correntes são formadas por níquel e ferro fundidos. Além disso, esse fenômeno é chamado de geodinamismo.

A magnitude do magnetismo terrestre, na superfície do planeta, varia entre 26 μT e 65 μT. Isto é, 0,000026 T e 0,000065 T. Contudo, no núcleo externo, esse valor chega a ser 50 vezes mais forte do que na superfície.

Um campo magnético é apenas um ente matemático. Isto é, não é possível observá-lo. Na verdade, o que se observa é a interação magnética entre a matéria, sem campos. Dessa forma, não é possível observar e nem saber a forma exata do campo geomagnético. Por isso, pode-se fazer uma aproximação para a forma e a localização deste ente matemático.

Assim, faz-se uma aproximação para uma representação em dipolo magnético, no qual os pólos ficam a cerca de 11 graus do eixo de rotação da Terra. Além disso, essa representação pode aproximar o nosso planeta como um grande ímã. A primeira pessoa a fazer essa suposição foi André-Marie Ampère, sem aceitar a existência de campos elétricos ou magnéticos.

Para que serve o campo magnético

A magnetosfera, que é a região na qual há a influência magnética da Terra, serve para diversas coisas, como minimizar os ataques dos ventos solares. Sem essa proteção, as partículas que emanam do sol poderiam arrancar a nossa atmosfera. Além disso, quando há uma tempestade solar muito forte, ocorrem perturbações na aviação, nos satélites, na comunicação etc. Ademais, quando a magnetosfera interage com as partículas carregadas pelo sol acontece um fenômeno chamado aurora boreal.

Inversão do campo magnético

Ainda não se sabe exatamente o porquê, mas os polos magnéticos da Terra não ficam sempre no mesmo lugar. Dessa forma, ocasionalmente, os polos acabam trocando de lugar. Há evidências dessas reversões, por exemplo, nas anomalias magnéticas do fundo do mar. Além disso, tais reversões acontecem de maneira aleatória. A mais recente delas aconteceu a cerca de 780 mil anos. Assim, veja as principais consequências dessa inversão

  • Mudanças climáticas: poderiam acontecer diversas mudanças nas correntes marítimas e na posição das tempestades tropicais.
  • Extinção de espécies: além de outros fatores, provavelmente, algumas espécies poderiam ser extintas devido à inversão do campo geomagnético.
  • Radiação cósmica: a magnetosfera é um escudo contra a radiação solar. Assim, no período de inversão, a Terra estaria sujeita à todos os tipos de radiação emitida pelo sol.
  • Tempestades elétrica: o ar atmosférico ficaria muito mais ionizado. Isso causaria muito mais tempestades elétricas.
  • Auroras: atualmente, as auroras austrais e boreais acontecem de maneira aleatória. Caso o campo geomagnético se enfraquecesse, para se inverter, esses fenômenos seriam mais comuns

Entretanto, não se sabe quando será a próxima inversão do campo geomagnético. Além disso, não se tem tantas informações de como os antigos habitantes da Terra foram influenciados por todas as inversões que já aconteceram. Dessa forma, até lá, nos resta aprofundar mais sobre esse assunto.

Vídeos sobre o campo magnético da Terra

Não saber o que é o campo geomagnético pode deixar uma pessoa desnorteada. Por isso, nada melhor que aprender mais sobre esse assunto. Dessa forma, para que a discussão não seja polarizada, assista os vídeos selecionados!

O que são auroras boreais

As auroras boreais e austrais são formadas a partir da interação do vento solar com a magnetosfera. Por isso, para compreender melhor esse fenômeno, assista ao vídeo do canal Ciência em Si. Nesse vídeo, Kaori Nakashima conta os conceitos físicos por trás desse acontecimento, relata a experiência de ver uma aurora ao vivo e muito mais!

Inversão dos polos magnéticos

O canal Nerdologia explica o que aconteceria se acontecesse a inversão dos polos magnéticos. Para isso, o biólogo e divulgador científico Átila Iamarino explica como a radiação solar chega na Terra e como ela influencia essa inversão.

Como surge o campo magnético da Terra

Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia, conta como a Terra gera o seu campo magnético. Além disso, Loos fala o que aconteceria se esse ente não existisse. Dessa maneira, durante o vídeo, o divulgador científico fala das camadas da Terra e como elas formam o campo magnético.

O campo magnético da Terra é o escudo que nos protege da radiação solar. Além disso, ele também está diretamente ligado com a formação das auroras. Tais fenômenos físicos acontecem quando a radiação solar interage com a influência magnética da Terra e isso gera a formação de uma partícula. Ou seja, o fóton.

Referências

Física III: Eletricidade e magnetismo (2016) – YOUNG, H. D. et al.
Física: Volume 3 (2008) – HALLIDAY, D. et al.
Curso de Física Básica: Volume 3 (2014) – NUSSENZVEIG, H. D.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Campo magnético da Terra. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/campo-magnetico-da-terra. Acesso em: 30 de July de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

O campo magnético da Terra é um ente puramente matemático. Isto é, ele foi suposto para compreender alguns fenômenos magnéticos gerados pela Terra.

Dessa maneira, assinale a alternativa que representa a região de interação magnética gerada pelo nosso planeta.

a) Eletrosfera.
b) Atmosfera.
c) Magnetosfera.
d) Ionosfera.
e) Mesosfera.

Alternativa correta: C

A magnetosfera é a região do espaço na qual a interação magnética da Terra acontece.

2.

Atualmente, para facilitar o entendimento, assume-se que há um dipolo magnético no interior do planeta Terra.

Essa ideia não é atual. Ela foi proposta originalmente por:

a) James C. Maxwell.
b) Isaac Newton.
c) Albert Einstein.
d) André-Marie Ampère.
e) Nikola Tesla.

Alternativa correta: D

André-Marie Ampère foi chamado de “O Newton da Eletricidade”, devido à grandiosidade de suas contribuições para esse ramo da física. Por exemplo, em sua teoria, ele propôs que a Terra seria um grande ímã. Ele foi o primeiro a fazer isso.

Compartilhe

TOPO