Astrofísica

A astrofísica ajuda os cientistas a desvendar os segredos do nosso universo. Essa área da Ciência pode usar telescópios e radiotelescópios para explorar nossas vizinhanças.

Astrofísica é um ramo da Física que se preocupa em estudar os corpos que compõem o universo. Além disso, as principais maneiras de realizar pesquisas nessas áreas são com aparelhos de exploração espacial, como telescópios e radiotelescópios. Assim, veja o que é e quais são os principais ramos dessa área. Confira.

O que é astrofísica

Astrofísica é uma área da Física que busca estudar as propriedades físicas e químicas dos corpos celestes. Além disso, essa área também estuda as interações e os fenômenos que acontecem nesses astros. Para isso, os pesquisadores desse campo fazem uso de diversos conceitos da física moderna e da física clássica.

Johannes Kepler
Johannes Kepler foi um dos maiores astrônomos da história. Seus estudos influenciaram a gravitação universal de Isaac Newton. Contudo, Kepler foi uma figura muito controversa.
Principais constelações
As principais constelações existentes são Andrômeda, Cruzeiro do Sul, Ursa Maior, Ursa Menor, Cão Maior, Cão Menor, Pégaso, Fênix e Constelação de Órion.
Gravitação Universal
O que faz uma maçã cair? Por que a Lua não cai do céu? Como os planetas se movimentam? Com o desenvolvimento das teorias da gravitação, as respostas para estas perguntas foram sendo esclarecidas.

Essa área de estudo é importante porque com ela é possível conhecer mais do universo. Dessa maneira, é possível compreender que há outros planetas parecidos com a Terra, por exemplo. Para as pesquisas, os cientistas usam diversos aparatos específicos. Ou seja, os astrofísicos usam muitos telescópios, radiotelescópios, telescópios espaciais e outros aparelhos similares.

A astrofísica avançou muito devido ao avanço da tecnologia. Por exemplo, a partir do século XVIII, quando parte dos instrumentos astronômicos já haviam sido bem desenvolvidos, houve grande avanço nessa área. Isto é, dessa época em diante foi possível a descoberta de novos corpos celestes que orbitam o Sol.

Astronomia, astrofísica e cosmologia

Ao contrário do que muita gente pensa, as três áreas não são sinônimos. Apesar de estarem relacionadas, os objetos de estudo de cada uma delas é distinto. Por exemplo, a astronomia, encarrega-se de estudar os funcionamentos dos corpos celestes.

Por sua vez, a astrofísica estuda os fenômenos e as propriedades físicas que estão presentes nos corpos celestes do universo. Já a cosmologia, estuda o universo como um todo. Por exemplo, a origem, a estrutura e o futuro do universo.

Ramos da astrofísica

Assim como toda área científica, também existem ramos dentro da própria astrofísica. Cada uma dessas linhas de pesquisa usa aparelhos e métodos de investigação específicos. Por isso, veja as principais delas:

• Altas energias: investiga a emissão de raios-X e raios gama feita pelos corpos celestes
  • Luz visível e infravermelho: estuda as radiações eletromagnéticas na região visível e infravermelho, as quais são emitidas pelos corpos existentes no universo.
  • Radiofísica: encarrega-se de fazer investigações a partir das ondas de rádio emitidas pelos astros.
  • Física do meio interplanetário: pesquisa os efeitos da atividade solar entre o próprio Sol até a órbita de Júpiter.

Alguns avanços científicos recentes são frutos de pesquisas de astrofísicos. Por exemplo, a recente detecção de ondas gravitacionais ou a detecção de água no planeta Marte.

Vídeos sobre astrofísica

Saber mais sobre a astrofísica é importante para ficar em órbita. Além disso, essa área da Física está em constante avanço. Afinal, com ela é possível desvendar os segredos antigos do nosso universo.

A astrofísica desvendando o universo

Já parou para pensar como é possível observar o universo? Para corpos celestes próximos à Terra, basta usar um telescópio comum. Já para corpos muito distantes é preciso usar vários tipos de métodos de detecção para ter um panorama completo do que está sendo estudado. Para entender melhor como isso funciona, veja o vídeo de Kaori Nakashima do canal Ciência em Si.

O que são ondas gravitacionais

A detecção das ondas gravitacionais é fruto das pesquisas feitas por diversos astrofísicos ao redor do mundo. Contudo, esse conceito e esse fenômeno podem ser estranhos e difíceis de entender. Para saber mais sobre um dos maiores avanços científicos dos últimos tempos, assista ao vídeo do canal Ciência em Si.

Existe vida em Vênus

A astrofísica contribuiu para a detecção de algumas partículas de vida na atmosfera de um planeta vizinho à Terra: Vênus. Esse composto químico é a fosfina. Dessa forma, essa descoberta levantou uma questão sobre o universo: há vida fora da Terra? Veja a explicação de Pedro Loos sobre essa descoberta.

Conhecer o universo e suas propriedades físicas e químicas é muito importante. Afinal, ao conhecer a vizinhança da Terra e outras galáxias, é possível saber mais sobre o nosso próprio planeta. Assim, uma maneira de conhecer mais sobre a origem do nosso sistema solar, é estudar os planetas anões.

Física IV: Óptica e física moderna (2016) – YOUNG, H. D. et al.
Física: Volume 4 (2008) – HALLIDAY, D. et al.
Curso de Física Básica: Volume 4 (2014) – NUSSENZVEIG, H. D.

Tanaka, Hugo Shigueo. Astrofísica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/astrofisica. Acesso em: 20 de April de 2024.

Assinale a alternativa que preencha as lacunas de maneira correta.

A ____ é a área da Ciência que estuda os fenômenos físicos e químicos dos astros. Já a ____ estuda a estrutura e a origem do universo como um todo.

A ordem correta dos termos é:

a) astronomia; astrofísica.
b) astrofísica; astronomia.
c) astrofísica; cosmologia.
d) cosmologia; astrofísica.
e) cosmologia; astronomia.

Alternativa correta: C

A área científica que busca entender a composição e fenômenos físicos e químicos presentes nos corpos celestes é a Astrofísica. Já a origem, evolução e estrutura do universo é estudada pela Cosmologia.

Os estudos astrofísicos são importantes para conhecer mais sobre o universo e sobre as estruturas dos planetas. Uma maneira de fazer tais pesquisas é usar telescópios que captam a luz infravermelha.
Essa faixa de frequência está presente no espectro eletromagnético. Sobre sua energia é correto afirmar que:

a) A energia da radiação infravermelha é maior que a da luz visível.
b) A energia da radiação infravermelha é menor que a da radiação ultravioleta.
c) A radiação infravermelha pode ser considerada de alta energia.
d) A luz infravermelha não possui energia detectável.

Alternativa correta: B

A radiação infravermelha possui energia mais baixa que a radiação visível. A qual, por sua vez, tem menos energia que a luz ultravioleta. Logo, a radiação ultravioleta é mais energética que a infravermelha.