Kendô

O kendô é uma arte marcial moderna desenvolvida a partir de técnicas de guerra dos samurais japoneses.

Esta matéria apresenta golpes e regras fundamentais do kendô, explicando como se organiza e se pratica essa modalidade. Além disso, aborda também aspectos históricos e características dessa arte marcial, distinguindo-a do kenjutsu, sua precursora. Acompanhe e conheça o kendô.

Publicidade

O que é kendô?

Kendô é uma arte marcial japonesa moderna, que foi aprimorada de técnicas tradicionais de combate de espadas, desenvolvidas e realizadas por samurais no período feudal. Em sua tradução literal, kendô significa “caminho da espada”. Desse modo, essa arte marcial busca se fundamentar na disciplinarização do caráter do praticante, moldando sua mente, corpo e espírito por meio dos princípios da katana (espada).

Relacionadas

Taekwondo
Taekwondo é uma arte marcial coreana milenar que originou um esporte de combate difundido e praticado em todo o mundo.
Karatê
O karatê é uma arte marcial de autodefesa originada no Japão e fundamentada na disputa sem uso de armas.
Jiu-jitsu
O jiu-jitsu é uma modalidade esportiva de combate disputada em tatame entre dois lutadores.

História do kendô

O kendô é uma prática formulada no final do século XIX, quando os samurais japoneses foram se tornando uma classe social inexistente, acompanhando o processo de modernização pelo qual o país passava. Nesse processo, o kendô emergiu como possibilidade para manter a arte da espada e transmiti-la às gerações precedentes, tomando como base alguns estilos de kenjutsu (filosofia tradicional dos samurais).

O intuito de transmissão da arte marcial fez com que sua conformação se alterasse, tornando-a mais segura e educativa. Assim, alguns elementos foram incorporados à prática, como o uso da armadura de proteção própria para treino (bogu) e um sabre confeccionado em bambu (shinai). Desse modo, o kendô foi amplamente ensinado, até a Segunda Guerra Mundial, quando a prática de artes marciais no Japão foi proibida.

Sete anos após a proibição, um comitê foi formado para revigorar a prática, esportivizando-a e incorporando-a no programa da educação física nipônica. Assim surgiu o “kendo moderno”, assemelhando-se à esgrima ocidental e com menor influência do kenjutsu. Desse modo, em 1952 e em 1970, foram criadas, respectivamente, a Federação Japonesa de Kendô e a Federação Internacional de Kendô, entidades regulamentadoras da prática internacionalmente.

Como se pratica o esporte?

Tanto academias e federações quanto a Confederação Brasileira podem promover competições oficiais, havendo apenas a necessidade da presença de um membro federado e da autorização do Sensei da equipe. Assim, as competições são organizadas em duas categorias (individual e em equipe de cinco lutadores), subdivididas por graduações. Desse modo, algumas regras são fundamentais para a prática. Veja-as a seguir.

Publicidade

Regras

  • Os combates duram entre três e cinco minutos, sendo disputados no formato melhor de três.
  • Vence o atleta que aplicar primeiro dois golpes letais (ippon), havendo uma prorrogação (encho) no formato de morte súbita em caso de empate.
  • Em um combate, o golpe deferido contra o oponente só é validado para pontuação se aplicado com o lado correto da espada (shinai), além de considerados os elementos técnicos próprios da movimentação realizada.
  • A área de combate (shiaijo) é um quadrado com medidas que variam de 9 a 11 metros e, durante a luta, o jogador que pisar fora desse espaço ou sair dele recebe uma falta (hansoku).
  • Os lutadores recebem uma fita de identificação (vermelha ou branca) que fica presa em suas costas durante a luta. Cada fita designa um lado do campo para o início do combate. Sendo assim, o jogador com a fita vermelha inicia posicionado à direita do juiz principal e o lutador com a fita branca inicia à sua esquerda.
  • A luta é arbitrada por três juízes: o juiz principal e outros dois juízes. Os três se posicionam em formação triangular, de modo a acompanhar todos os ângulos da luta. Assim, quando dois dos três juízes sinalizam um golpe letal, é aplicado um ippon.

Essas são as regras fundamentais do kendô. Agora que você já as conheça, veja a seguir os principais golpes dessa modalidade.

Golpes

O kendô possui quatro regiões consideradas válidas para a pontuação dos golpes. Assim, os golpes são definidos conforme a parte do corpo do oponente que foi atingida pelo ataque. Portanto, os golpes são descritos como:

  • Men: golpe aplicado com a espada na cabeça do oponente;
  • Tsuki: golpe caracterizado por uma estocada na garganta do oponente;
  • Kote: golpe aplicado no antebraço do oponente;
  • Dô: golpe deferido contra o adversário atingindo a região do abdome.

É importante frisar que os golpes de kendô são extremamente seguros. Isso porque, além de o sabre utilizado ser confeccionado em bambu, há também o uso da indumentária de proteção. Essa indumentária inclui protetores para cabeça, ombro, pescoço, mãos, punhos, antebraço, tórax e região abaixo da cintura.

Publicidade

Kendô X kenjutsu

O kenjutso surgiu como uma filosofia de vida dos samurais japoneses ainda no período feudal, enquanto o kendô se originou após a Revolução Meiji, como uma forma de preservar essa filosofia de guerra. Além disso, enquanto o kendô possui apenas um tipo de espada (a shinai), o kenjutsu admite o uso de diferentes tipos de espada. Veja mais detalhes sobre essas diferenças em um vídeo apresentado ao final desta matéria.

Kendô no Brasil

O kendô foi introduzido no Brasil por Kasato Maru, em 1908, que ensinou e transmitiu a prática da modalidade a interessados, bem como a outros mestres japoneses. Desde então, a modalidade vem se aprimorando e desenvolvendo, expandindo-se para além da cidade de São Paulo e ganhando adeptos nacional e internacionalmente.

Saiba mais sobre o kendô

A seguir, você encontra vídeos complementares ao conteúdo apresentado nesta matéria. Confira para conhecer melhor essa modalidade de arte marcial.

História do esporte

Esse vídeo apresenta aspectos da história do kendô, contemplando sua gênese e desdobramento esportivo, além da transformação da técnica de combate em arte marcial. Assista e veja detalhes sobre essa modalidade.

Kendô X kenjutsu

Esse vídeo comenta sobre as diferenças entre o kendô e o kenjutsu. Confira e entenda melhor as características dessas duas modalidades de arte marcial japonesa.

Combate de kendô

Esse vídeo apresenta uma luta de kendô. Assista para conferir detalhes dessa modalidade. Busque observar as características abordadas nesta matéria.

Esta matéria apresentou golpes e regras do kendô, com o intuito de explicar como se pratica. Além disso, apresentou também aspectos históricos e características dessa modalidade, distinguindo-a do kenjutsu. Continue estudando sobre as artes marciais japonesas conferindo a matéria sobre Judô.

Referências

O caminho da espada: sobre mecanismos e máquinas (2014) – Gil Vicente Lourenção.

Manual ilustrado do Kendo (2016) – Kendo cidade do porto.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Kendô. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/kendo. Acesso em: 25 de April de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [PMA/PI-2018]

As lutas podem ser classificadas segundo a sua distância, podendo ser divididas em: curta distância, com o objetivo de agarrar ou puxar, derrubar ou imobilizar o adversário para vencer o combate; distância média, cujo objetivo é tocar o adversário para conseguir pontos e vencer o combate; e longa distância, onde os competidores manuseiam algum objeto durante o combate. De acordo com essa classificação, marque a alternativa incorreta:

A) Kendo – Média Distância.
B) Sumô – Curta Distância.
C) Esgrima – Longa Distância.
D) Muay Thai – Média Distância.

A resposta correta é a alternativa A) Kendo – Média Distância.

O kendô se configura como uma luta de lnga distância, pois há o manuseio da katana (espada) durante o combate.

2. [SEDU/ES-2016 (Adaptada)]

A distância entre os oponentes é um dos possíveis critérios para classificação das lutas. Dessa maneira, podem ser consideradas lutas de curta, média e longa distância, respectivamente:

A) Lutas orientais, ocidentais e indígenas.

B) Modalidades de combate, de autodefesa e ataque.

C) Jiu-jitsu, muay thai e kendô.

D) Kendô, judô e boxe.

E) Lutas orientais, indígenas e caratê.

A resposta correta é a alternativa C) jiu-jitsu, muay thai e kendô.

Por ser uma modalidade de combate que se utiliza de sabres, o kendô pressupõe que os oponentes mantenham certa distância entre si, para que possam realizar as movimentações durante o combate.

Compartilhe

TOPO