Taekwondo

Taekwondo é uma arte marcial coreana milenar que originou um esporte de combate difundido e praticado em todo o mundo.

Taekwondo é uma arte marcial originalmente coreana, desenvolvida como esporte mundialmente. Nesta matéria serão abordados aspectos constitutivos dessa prática, como suas regras e seus princípios. Além disso, você verá também golpes e curiosidades a respeito dessa arte marcial coreana. No entanto, antes de adentrar nesses aspectos, veja o percurso a partir do qual essa prática se instituiu como um esporte global.

História do taekwondo

Em tradução literal, o termo taekwondo significa caminho dos pés e das mãos, representando a filosofia básica dessa arte marcial milenar, cujo surgimento remete ao século VII a C., na Coreia. Mantendo suas formas ancestrais, o taekwondo era praticado livremente até a invasão japonesa, no início século XX, quando a Coreia passou por um período de restrição de práticas culturais locais.

Com a restrição cultural exercida sobre a Coreia, o ensino dessa arte foi marginalizada, limitando-se à transmissão por diversos mestres a seus discípulos. Assim ocorreu até 1946, quando surgiu a primeira organização coreana voltada à normatização da prática. Dessa normatização surgiram duas entidades responsáveis pela regulamentação da prática em todo o mundo.

A International Taekwondo Federation (ITF) visa a regulamentação da prática como combate, no intuito de mantê-la próxima a como era praticada por seus ancestrais. Em contrapartida, a World Taekwondo Federation (WTF) se volta à esportivização da prática, organizando-a de modo a oferecer menor risco aos atletas. Vale ressaltar que esta segunda entidade regulamenta o esporte em suas formas olímpicas.

O taekwondo no Brasil

O taekwondo foi introduzido no Brasil com a vinda do Grão Mestre Sang Min Cho, representante oficial da ITF, em 1970. Destarte, a popularidade do taekwondo é evidente já na década de 1980, ampliando-se na década de 1990, quando o Brasil se engaja em competições internacionais. Em 2000, o país participou da estreia do taekwondo nas Olimpíadas de Sydney, representado pela atleta Carmem Carolina.

Características e princípios básicos

A luta do taekwondo visa aplicar habilidades adquiridas nos treinos por meio de golpes deferidos contra os adversários com pés e mãos, com intuito de marcar pontos ou nocauteá-los. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura coberta por protetores. Já os socos podem ser deferidos apenas na região peitoral. Uma luta ocorre em três momentos de dois minutos cada, com intervalo de um minuto entre eles.

Os princípios que norteiam a luta são: cortesia (reconhecer a humanidade do adversário e ser gentil), integridade (ter senso de justiça e responsabilidade em relação ao oponente, aos árbitros e demais), perseverança (ter força de vontade e espírito de sacrifício), autocontrole (manter a calma e controlar a raiva) e espírito indômito (mostrar coragem frente às circunstâncias diversas).

O taekwondo é caracterizado também pelo uso de faixas, que representam a filosofia da arte e indicam o grau de conhecimento do aluno a seu respeito. Assim, as faixas são organizadas em gubs e, posteriormente, em dans. Gub refere-se à variação das cores de graduação. Dan, por sua vez, diz respeito às variações da faixa preta (último gub). Veja, a seguir, a ordem crescente das graduações de faixas:

  • Faixa branca (a pureza, o início);
  • Faixa branca com ponta amarela;
  • Faixa amarela (a terra, a riqueza);
  • Faixa amarela com ponta verde;
  • Faixa verde (as plantas, o crescimento);
  • Faixa verde com ponta azul;
  • Faixa azul (o céu, a liberdade);
  • Faixa azul com ponta vermelha;
  • Faixa vermelha (o sol, o perigo);
  • Faixa vermelha com ponta preta;
  • Faixa preta – do 1º ao 10º Dan (a sabedoria, a dignidade).

Agora que você já conhece as características da luta de taekwondo e suas faixas, confira suas regras abaixo.

Regras e golpes

Na sequência estão regras gerais que orientam e regulamentam as disputas de taekwondo e alguns dos golpes exercitados pelos atletas desse esporte. Entenda.

Regras

  • O taekwondo deve ser disputado em locais cuja área de combate varie entre 10m x 10m e 12m x 12m;
  • Além do traje tradicional (Dobok), todos os atletas devem usar os equipamentos de proteção (cabeça, tórax, genital, antebraços e pernas);
  • A categorias masculina (M) e feminina (F) são: peso mosca (até 58Kg M e 49Kg F), peso leve (até 68Kg M e 57Kg F), peso médio (até 80Kg M e 67Kg F) e peso pesado (acima de 80km M e de 67Kg F);
  • Um golpe de punho ou chute no tórax vale 1 ponto;
  • Golpes de chute na cabeça valem 2 pontos;
  • Um golpe de chute na cabeça saltando vale 3 pontos;
  • Uma luta chega ao fim se um lutador atingir uma diferença de 7 pontos em relação ao seu adversário ou atingir 12 pontos primeiro;
  • Em caso de empates, há a possibilidade de um round extra, chamado morte súbita, vencendo aquele que pontuar primeiro;
  • Não é permitido agarrar o adversário, sob pena de perda de pontos e desclassificação;
  • A pontuação é atribuída pelos três árbitros laterais. O quarto árbitro, chamado árbitro central, é responsável apenas por mediar a luta.

Golpes

  • Ap tchagui: chute frontal iniciado com joelho flexionado e atingindo o alvo com a região anterior da sola do pé.
  • An tchagui: chute semicircular executado de fora para o centro do corpo, aplicado na fase descendente e com a perna estendida.
  • Baka tchagui: chute semicircular de dentro para fora, atingindo o alvo na fase descendente.
  • Bandal tchagui: chute semicircular iniciado com uma elevação de joelhos, acompanhado da rotação do pé de apoio, seguido da extensão de joelhos, de modo que o pé de ataque (elevado) atinja o alvo (direcionado na altra do tronco e da cabeça) em flexão plantar.
  • Tigo tchagui: chute frontal circular com perna estendida, com elevação iniciada de fora para dentro e aplicação do golpe na fase descendente.
  • Miryio tchagai: chute iniciado com a aproximação do joelho do próprio peito (flexão de quadril e joelho), seguido de uma extensão de pernas juntamente com um impulso de quadril, com a sola inteira do pé atingindo o alvo.
  • Jumok Tchirigui: soco com punho cerrado que atinge o alvo com as falanges proximais dos dedos indicador e médio.
  • A Gun Son Tchirigui: ataque feito com o espaço entre o polegar e o indicador, aplicado na região da traqueia do adversário.
  • Kwan Soo Tchirigui: ataque com os dedos indicador, médio e anelar aplicado em pontos vitais.
  • I Ji Kwan Soo Tchirigui: ataque direcionado aos olhos do adversário e aplicado com as pontas dos dedos indicador e médio.
  • II Ji Kwan Soo Tchirigui: ataque com o dedo indicador, direcionado ao olho e a outros pontos vitais do adversário.
  • Me Jumok Tchirigui: ataque com a lateral do punho cerrado (formato “martelo”), aplicado tanto no sentido de dentro para fora quanto de fora para dentro.

As regras e os golpes do taekwondo são fundamentais para que a prática possa ocorrer de modo regulado e justo entre os praticantes. No entanto, quando praticados como esporte sem finalidade de competição olímpica, esses aspectos podem sofrer variações, conforme necessidades ou mesmo estilos de praticantes. Essa é uma curiosidade que diz respeito ao aspecto adaptativo da prática. Conheça outras a seguir.

Curiosidades

Veja algumas curiosidades sobre o taekwondo que separamos para você!

  • A atleta brasileira Natália Flavigna foi a ganhadora da primeira medalha de taekwondo do país, conquistada nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
  • A atleta Natália Flavigna relatou que, para adquirir mais resistência e força física, disputa com adversários masculinos em seus treinos.
  • Em 1953, o exército da Coreia do Sul recebeu treinamento técnico de taekwondo, com intuito de desenvolver atenção, resistência e força física nos militares.
  • A Coreia do Sul é o país com maior número de medalhas em competições mundiais, em ambas as categorias, masculina e feminina.
  • Com significado de dignidade, o 10º Dan, último grau da graduação em faixa preta do taekwondo, só é concedido ao atleta de 9º Dan em momento póstumo.

Essas são algumas curiosidades que permeiam o universo do taekwondo. Ficou interessado em saber mais sobre essa arte marcial? Então, confira os vídeos abaixo!

Veja mais sobre o taekwondo!

A seguir você encontra alguns vídeos complementares para elucidar alguns aspectos do taekwondo abordados nesta matéria. Acompanhe.

História do esporte

Esse vídeo aborda a história do taekwondo, complementando as informações apresentadas, ao elucidar alguns desdobramentos da prática. Assista para saber mais.

Golpes do esporte

Confira, nesse vídeo, a execução de algumas técnicas e combinações de técnicas que constituem os golpes do taekwondo.

Regras do esporte

Por meio desse vídeo, conheça a tradução das regras de taekwondo, atualizadas em 2017. Confira para entender mais sobre as regras apresentadas nesta matéria.

Nesta matéria, vimos algumas características do taekwondo, uma arte marcial coreana milenar, aprimorada em esporte e praticada mundialmente. Continue estudando sobre as artes marciais e os esportes conferindo nossa matéria sobre Judô.

Referências

BASSO JÚNIOR, Paulo. Almanaque dos Esportes. São Paulo: Europa, 2009.
LOPES, Henrique Corrêa. Taekwondo: a arte coreana; do domínio à glória. Bauru: Canal 6, 2009.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Pesquisas focalizando Cultura Física, Discurso, Corpo e Subjetividade.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Taekwondo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/taekwondo. Acesso em: 21 de October de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [Quadrix/2019]

Ao integrar a cultura corporal e tematizadas enquanto conteúdo da educação física escolar, as lutas devem contemplar um conjunto de diversas manifestações e expressões de cultura, apresentadas como artes marciais e modalidades esportivas de combate.
Assinale a alternativa que apresenta somente modalidades de lutas.

a) boxe; karatê; le parkour; judô; e capoeira
b) jiu‐jitsu; le parkour; karatê, muay thai; e maculelê
c) taekwondo; maculelê; esgrima; tai chi chuan; e yoga
d) judô; boxe; yoga; le parkour; e taekwondo
e) boxe; taekwondo; jiu‐jitsu; judô; e muay thai

Resposta: alternativa e.

2. [TECPUC/2014]

Sobre lutas, assinale o
que for CORRETO.

a) Taekwondo, esgrima, kendo e a luta grecoromana são lutas que compõem o programa dos Jogos Olímpicos.
b) As lutas orientais só foram disseminadas no mundo ocidental depois da década de 1960.
c) Na atualidade, existem inúmeras lutas de origem
oriental, como: kung fu, tai-chi-chuan, caratê, judô, jiu-jítsu, aikido, taekwondo, jet-kune-do, kendo, entre outras. E também existem aquelas consideradas ocidentais, como: boxe, esgrima, kick-boxe, entre outras.
d) Tae kwon do é uma arte marcial de origem tailandesa com mais de 2000 anos de existência.
e) Karatê, boxe, muay thai e taekwondo são classificadas como lutas nas quais seus participantes não mantêm a distância entre si.

Resposta: alternativa c.

Compartilhe

TOPO