Zoologia

A zoologia estuda os animais em todos os seus aspectos. Vamos entender neste texto a história desta área da biologia e quais seus objetos de estudo.

Zoologia é a área da biologia que estuda os animais. Ou seja, estuda todos os organismos do Reino Animalia, desde sua morfologia até suas características de comportamento e desenvolvimento. Além disso, o estudo da zoologia é uma importante ferramenta para compreender o processo evolutivo ao longo dos anos. A seguir, vamos conhecer a fundo o que é zoologia e quais assuntos ela abrange.

O que é a zoologia

Zoologia é o estudo de animais e foi reconhecida como ciência devido ao resultado do trabalho de Aristóteles que descreveu de forma sistemática diversas espécies de animais e tentou classificá-los em grupos por grau de semelhança. Além disso, é uma área a qual o objetivo é entender as inúmeras espécies de animais, desde o seu estágio inicial do desenvolvimento até as características de comportamento no seu habitat natural.

Ictiologia
A ictiologia é a área responsável por estudar os peixes, envolvendo desde a sua evolução e história de vida, até a morfologia e biodiversidade.
Fisiologia animal
O estudo da fisiologia animal tem muitos objetivos no que se trata do entendimento do funcionamento dos animais, sendo importante para diversos setores.

Podemos afirmar que a zoologia é uma área da biologia de grande abrangência. Dessa forma, para realizar seu estudo, utilizam-se outras áreas da biologia para compreender os animais.

zoologia
Imagem: iStock

Ramos da zoologia

Podemos dividir a zoologia em 3 grandes ramos que foram estabelecidos no final do século XIX. São eles: ecologia, morfografia e zoofísica. Entretanto, por conta da sua ampla abrangência, cada categoria aborda diversas áreas da biologia. Então vamos conhecer os ramos principais da zoologia.

Fisiologia animal

A fisiologia animal estuda o funcionamento do organismo. Diz a respeito as funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos. Uma importante característica dessa área é o fato dela estudar como os sistemas funcionam e interagem entre si.

Estrutura

O estudo da estrutura física dos animais pode ser realizado por meio da biologia celular, em nível macro e microscópio, para conhecer a composições e funções das células. Isso é possível também por meio da biologia molecular, histologia e anatomia.

Evolução

A teoria da evolução tem como principal objetivo entender a origem e a descendência das espécies. Além disso, busca entender como o possível processo evolutivo atua em diferentes animais ao longo dos anos. Para estudar a evolução dos animais, é necessário incluir a paleontologia, já que o estudo de registros fósseis são necessários para conhecimento dos ancestrais. Ainda, envolve a taxonomia para descrever a morfologia das espécies.

Sistemática

A sistemática é a área da biologia que organiza os organismos. Ou seja, agrupa e categoriza as espécies a partir de um método de classificação, seja eles por tipo de alimentação ou grau de semelhança, por exemplo. As classificações das espécies, tanto animais quanto plantas, funcionam como um idioma universal onde todos podem compreender. Sendo assim, atualmente, há um sistema de classificação universal em que todas as espécies descritas se encontram nesse sistema.

Zoólogos importantes

Ao longo dos milhares de anos, diversos cientistas contribuíram para a construção a ciência atual. Na zoologia, não seria diferente. Existiram diversos zoólogos importantes. Vamos conhecer a seguir alguns zoólogos importantes e quais as suas contribuições científicas.

• Alexandre Rodrigues Ferreira: foi um naturalista brasileiro que ganhou destaque ao descrever a fauna e flora brasileira do interior da Amazônia até o Mato Grosso.
  • Rudolph von Ihering: foi um zoólogo brasileiro muito importante para o desenvolvimento da piscicultura (cultivo de peixes) no Brasil. Ao longo da vida, descreveu inúmeras espécies de peixes e desenvolveu métodos para o cultivo desses animais no nordeste brasileiro por meio de uma técnica de reprodução artificial.
  • Imagem: reprodução
  • Eugene Odum: importante zoólogo e ecólogo norte-americano. Foi um dos primeiros a trabalhar com ecologia e a importância da conscientização social sobre os ecossistemas. Também escreveu um livro intitulado como “Fundamentos da Ecologia”, muito utilizado até hoje.
zoologia: zoólogos importantes
Imagem: reprodução

Saiba mais sobre zoologia

Confira alguns vídeos sobre o assunto para fazer uma revisão do conteúdo.

História da zoologia

Este vídeo é uma revisão de toda a história da zoologia. Uma ótima maneira de revisar o que estudamos neste texto.

Introdução à zoologia

Este vídeo é um aulão de introdução à zoologia. Ele aborda os conceitos básicos sobre a classificação dos animais.

Recapitulando, a área da biologia que estuda os animais é chamada de zoologia. Assim como os animais, a zoologia é muito ampla e se divide em diversos ramos. Conclua seus estudos de biologia compreendendo mais sobre o processo evolutivo por meio da teoria da evolução humana e das espécies.

HICKMAN JR, Cleveland P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. Zoologia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/zoologia. Acesso em: 28 de March de 2024.

A ___________ é a área da biologia que tem como objetivo organizar os animais, criando um sistema de classificação onde agrupa e classifica as espécies.

a) Paleontologia
b) Fisiologia
c) Sistemática
d) Anatomia dos animais

A alternativa correta é c) Sistemática.

A zoologia pode ser dividida em 3 grandes ramos. Quais são eles? Assinale a alternativa correta.
a) Anatomia, ecologia e morfografia
b) Ecologia, morfografia e zoofísica
c) Ecologia, morfofisiologia e geografia
d) Zoofísica e ecologia

A alternativa correta é b) Ecologia, morfografia e zoofísica .