Teníase

A teníase pode ser causada por dois tipos de parasitas, e o ser humano é o seu hospedeiro final.

Chamamos de teníase, ou solitária, a doença causada pela Tênia, que é um platelminto pertencente à classe Cestoda, representada pelos parasitas intestinais. As tênias não possuem sistema digestório, absorvendo nutrientes digeridos pelo hospedeiro. São basicamente dois tipos de tênia, a Taenia saginata, que parasita os bovinos e a Taenia solium, que parasita os suínos. Os dois tipos de tênia apresentam corpo dividido em anéis, chamados proglótides, e na extremidade anterior do corpo, chamada de escólex, possuem ventosas por onde fixam-se no hospedeiro. Nessa região, a espécie Taenia solium possui ganchos que também são responsáveis pela fixação do parasita.

Em um único indivíduo dessa espécie de parasita, há presença de sistema reprodutor masculino e feminino, sendo a tênia caracterizada, portanto, como um ser hermafrodita. Em seu ciclo de vida, os suínos e bovinos são hospedeiros intermediários, enquanto os seres humanos são seus hospedeiros definitivos. Quando fecundada, a proglótide é eliminada pelas fezes, eliminando junto os ovos no ambiente, que podem acabar contaminando a água, assim como os alimentos, o que faz com que possam ser ingeridos pelos hospedeiros, gerando um novo ciclo.

Quando os hospedeiros ingerem os ovos, têm a sua parede intestinal perfurada pelo embrião, que aloja-se no tecido muscular apresentando um aspecto parecido com a canjica. O ser humano, ao consumir a carne do animal contaminado, quando mal passada ou crua, é contaminado, completando o ciclo da doença. Há o desenvolvimento, então, do animal no hospedeiro definitivo até chegar em seu estágio adulto.

Imagem: Reprodução

Sintomas da doença

Muitas vezes a teníase apresenta-se sem que haja sintomas,porém existem alguns transtornos característicos da doença, como alterações do apetite, que pode ser caracterizada por fome intensa ou ainda perda do apetite; enjoo; diarreia frequente; perturbações nervosas; irritação; fadiga; e insônia.

Medidas de prevenção contra a doença

Segundo o Ministério da Saúde, é possível prevenir a teníase por meio do tratamento da água e do esgoto (saneamento básico), assim como pela fiscalização das carnes de porco e de boi e o cozimento prolongado da carne antes da ingestão. Além disso, é importante que haja programas de educação e sensibilização que incentivem os bons hábitos de higiene e a conscientização a respeito da doença. É essencial, ainda, que as verduras sejam higienizadas corretamente antes da ingestão, já que a ingestão dos ovos pelos humanos causa uma nova doença, denominada cisticercose, onde o ser humano entra no lugar do porco.

Tratamento

A doença pode ser tratada por meio do uso de medicamentos vermífugos, como o praziquantel ou a niclosamida, porém é essencial que seja feito com acompanhamento médico, pois a automedicação é de extremo risco para a saúde, principalmente no que se refere a doenças mais sérias como essa. As doses devem ser indicadas pelo médico ao analisar o quadro da doença em cada paciente, porém há um remédio popular – que não isenta a necessidade do uso de medicamentos indicados por um médico, além da necessidade da consulta -, que atua como um auxiliar no tratamento. O chá de sementes de abóbora possui tenífugos, que são responsáveis por auxiliar na eliminação dos vermes nas fezes do paciente.

Referências

Biologia – Sônia Lopes, Sérgio Rosso

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [PUC] O doente que apresenta cisticercose:
a) foi picado por triatoma;
b) nadou em água com caramujo contaminado;
c) ingeriu ovos de tênia;
d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tênia;
e) andou descalço em terras contaminadas.

 

02. [PUC] Com relação aos parasitas e às doenças que causam, pode-se afirmar que:
I. A larva cercária, do Schistosoma mansoni, penetra no homem pela pele, causando-lhe a esquistossomose.
II. A teníase é doença causada pela Taenia Solium ou pela Taenia saginata.
III. A cisticercose é doença causada pela larva da Taenia solium.
IV. A lombriga ou ascaridíase é doença causada pela larva da Ascaris lumbricoides.
V. A opilação ou amarelão é doença causada pelo Necator americanus ou pelo Ancylostoma duodenale.
VI. A filariose, que pode originar a elefantíase é causada pela Wuchereria bancrofti.
Estão corretas:
a) todas.
b) apenas I, II, III, IV e V.
c) apenas I, II, IV, V e VI.
d) apenas II, III, IV e VI.
e) apenas I, III, V e VI.

01. [C]

02. [A]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO