Cetáceo

Cetáceo é o grupo das baleias e golfinhos, que apesar da forma semelhante aos peixes e tubarões, pertencem ao filo dos cordados. Conheça suas características.

Golfinhos, orcas, jubarte… Esses são alguns exemplos de cetáceos, o grupo dos grandes mamíferos aquáticos. Ao longo do tempo, muitas das famílias desse grupo já se extinguiram e outros correm risco de extinção. Neste texto, vamos conhecer quem são os cetáceos e quais suas características.

O que é cetáceo

Cetáceo, do latim cetus que significa grande animal marinho, são animais aquáticos de tamanhos variados pertencentes ao filo Chordata. Atualmente são conhecidas cerca de 80 espécies e os indivíduos mais populares são os golfinhos, botos e as baleias.

Características do cetáceo

Listamos as particularidades do grupo cetáceo. Veja abaixo suas principais características:

  • Corpo hidrodinânimo: a morfologia corporal permite que possam deslizar facilmente no ambiente aquático
  • Locomoção por propulsão: a cauda em posição horizontal
  • Redução dos membros posteriores
  • Membros anteriores modificados em nadadeiras: não possuem dedos individualizados externamente e possuem a função de fornecer estabilidade corporal
  • Espessa camada de gordura: responsável por proteger esses animais do frio
  • Telescopia: migração das narinas para o alto da cabeça. Os cetáceos são animais que caçam seu alimento debaixo d’água e apresentam respiração pulmonar. Para conciliar isso, desenvolveram um mecanismo de fechamento da narina para evitar a entrada de água e assim poder permanecer por mais tempo “sem respirar”. Quando isso acontece, os vasos se contraem e o sangue é levado somente para o cérebro e coração. Ainda apresentam hemácias com mioglobina, que retém oxigênio por mais tempo.
  • Sistema circulatório adaptado ao frio: consiste em um mecanismo fisiológico de troca de calor

Além dessas características, é importante ressaltar que esses animais não ejetam água pela narina. O que acontece é que em sua respiração pulmona, apresentam um sistema desenvolvido de troca de calor chamado contracorrente. Quando esses animais eliminam o ar quente na superfície, a atmosfera condensa rapidamente o ar o que resulta em partículas de água.

Tipos de cetáceos

Os cetáceos são em sua maioria marinhos e podem ser divididos em 2 subordens: Mysticeti e Odontoceti. Veja abaixo a diferença entre cada uma das subordens.

  • Mysticeti: popularmente chamado de baleias sem dente, pois são caracterizadas pelas cerdas bucais parecidas com peneiras, localizadas na parte superior da boca e constituídas de queratina. Elas utilizam essas “cerdas” para filtrar a água e se alimentar do plâncton. Exemplo: baleia azul.
  • Odontoceti popularmente conhecidas por baleias com dentes, esses indivíduos possuem dentes e se alimentam de lulas e peixes. Também conseguem localizar as presas por ecolocalização. Exemplos: charlote, orca, golifinhos.

Saiba mais sobre os cetáceos

Para te ajudar a compreender o conteúdo, selecionamos algumas videoaulas. Confira abaixo a nossa seleção:

Evolução das baleias

Aqui, você aprenderá tudo sobre o processo de evolução das baleias. Com uma explicação detalhada, fica fácil compreender de onde esses animais vieram e quem são seus semelhantes.

Tudo sobre cetáceos

Este vídeo é uma aula supercompleta sobre os cetáceos. Você aprenderá todos os detalhes desse grupo incrível.

O que são cetáceos?

Copm explicações didáticas e muitos exemplos, esse vídeo ensinará tudo o que você precisa saber sobre o grupo dos cetáceos.

Os cetáceos são um grupo de animais aquáticos, em sua maioria marinho, de variados tamanhos. Dentre os cetáceos, estão os golfinhos, orcas, botos e as demais baleias. Continue seus estudos sobre biologia e leia mais sobre a evolução humana.

Referências

HICKMAN JR, Cleveland P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Cetáceo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/cetaceo. Acesso em: 15 de August de 2020.

Exercícios resolvidos

1.

As baleias e golfinhos são mamíferos eutérios bastante confundidos com peixes. O que diferenciam esses animais dos peixes?
a) tipo de alimentação
b) respiração pulmonar
c) baleias e golfinhos são encontrados em oceanos
d) tipo de reprodução

A alternativa correta é b) respiração pulmonar.

2.

Os cetáceos podem ser divididos em baleia com dentes e baleias sem dentes. A respeito dessa divisão, assinale a alternativa que corresponda, respectivamente, as subordens descritas.
a) Odontoceti e Mammalia
b) Mysticeti e Odontoceti
c) Odontoceti e Mysticeti
d) Mammalia e Chordata

A alternativa correta é c) Odontoceti e Mysticeti.

Compartilhe

TOPO