Saneamento básico

O saneamento básico está relacionado aos serviços de água potável, tratamento de esgoto e lixo.

No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição. Ele que garante a saúde e bem-estar da população e do meio ambiente. Neste texto, vamos conhecer as suas características e importância.

O que é saneamento básico

Trata-se de um conjunto de medidas que tem como objetivo preservar o meio ambiente, prevenir doenças e promover a saúde da população. Essas medidas estão relacionadas ao abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduo sólidos e controle patogênico.

Importância do saneamento básico

Os serviços de saneamento muito importantes porque estão relacionados diretamente ao desenvolvimento socioeconômico. Ter acesso à água tratada, tratamento de esgoto e coleta de resíduos melhora a qualidade de vida dos indivíduos porque reduz a ocorrência de diversas doenças. Além disso, é uma maneira de preservar o meio ambiente e garantir o uso sustentável dos recursos naturais.

Falta de saneamento básico

A falta de saneamento acarreta uma série de problemas, como a ocorrência de doenças que geram uma alta mortalidade infantil. Isso resulta em infecções recorrentes que afetam o desempenho educacional dos jovens, fazendo com que eles fiquem longos períodos afastados das escolas. Dessa forma, a falta de saneamento básico impacta diretamente na economia e desenvolvimento do país.

Saneamento básico no Brasil

No Brasil, o saneamento básico é regulamentado pela Lei n.º 11.445/2007, porém a prestação de serviços é de responsabilidade dos municípios e pode ser terceirizados ou não. Infelizmente, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostra que mais de 50% da população brasileira ainda não tem acesso à coleta de esgoto. Apesar de algumas obras realizadas ao longo dos anos, o grande crescimento populacional brasileiro e a falta de planejamento foram cruciais para que muitas cidades não tenham acesso a esse serviço.

Saiba mais sobre saneamento básico

Para te ajudar a entender o conteúdo, selecionamos alguns vídeos sobre o assunto para que não reste nenhuma dúvida. Então, confira nossa lista abaixo e aprofunde seus conhecimentos.

Entendendo o saneamento básico

Aqui, selecionamos um vídeo animado sobre saneamento básico. A professora Vilma Ribeiro explica as consequências da falta desse recurso. Além disso, dá algumas dicas de como podemos ter um consumo mais consciente de água e outros recursos naturais.

Saneamento básico brasileiro

Neste vídeo, temos um curta documentário sobre a situação do saneamento na cidade do Rio de Janeiro. Por meio dele, é possível ver como as famílias da comunidade de Rio das Pedras lidam com a falta de saneamento no dia a dia. Vale a pena conferir o vídeo e refletir sobre essa realidade brasileira.

Diferenças entre lixão e aterro

Cuidar do lixo é uma das medidas inclusas no saneamento básico. Então, selecionamos este vídeo do professor Guilherme para que você entenda as diferenças entre o lixão e aterro sanitário e compreenda as características e consequências ambientais de cada um.

Em conclusão, o saneamento básico é um conjunto de medidas que buscam preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população. Com ele, é possível evitar doenças e assegurar um bom desenvolvimento socioeconômico. Continue seus estudos de biologia e aprenda mais sobre doenças causadas por protozoários.

Referências

TRATA BRASIL. Manual do Saneamento Básico: entendendo o saneamento básico ambiental no Brasil e sua importância socioeconômica. 2012. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/uploads/estudos/pesquisa16/manual-imprensa.pdf. Acesso em: 03 dez. 2020.

LEONETI, A. B.; PRADO, E. L. DO; OLIVEIRA, S. V. W. B. DE. Saneamento básico no Brasil: considerações sobre investimentos e sustentabilidade para o século XXI. Revista de Administração Pública, v. 45, n. 2, p. 331–348, abr. 2011.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Saneamento básico. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/saneamento-basico. Acesso em: 21 de September de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

Assinale a alternativa correta sobre o saneamento básico.
A) O saneamento básico tem como objetivo de apenas preservar o meio ambiente.
B) O saneamento básico é um conjunto de medidas que envolve o abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto e controle patogênico.
C) O governo Federal é responsável por garantir a prestação de serviço do saneamento básico.
D) Todo o território brasileiro possui saneamento básico.
E) Todas as alternativas estão corretas.

A alternativa correta é B.

O saneamento básico é um conjunto de medidas que envolve o abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto e controle patogênico.

2.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I- A falta de saneamento básico influência diretamente no desenvolvimento socioeconômico do país.
II- O principal objetivo do saneamento básico é preservar o meio ambiente e garantir a saúde da população.
III- Diversas doenças estão relacionadas com a falta de saneamento básico.
IV- Muitas cidades não têm acesso ao saneamento básico por conta do grande desenvolvimento populacional e falta de planejamento.

a) I e III estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) IV está correta.
e) I, II, III e IV estão corretas.

A alternativa correta é e) I, II, III e IV estão corretas.

O saneamento básico tem como objetivo preservar o meio ambiente e garantir a saúde da população, isso ajuda a prevenir doenças e influencia diretamente no desenvolvimento socieconômico do país. Infelizmente, muitas cidades brasileiras ainda não possuem acesso a esse conjunto de serviços, garantido pela Constituição Federal.

Compartilhe

TOPO