Doenças causadas por Protozoários

As doenças causadas por protozoários podem ser a amebíase, a giardíase, a doença de Chagas, a Toxoplasmose, a Malária e tantas outras.

As doenças causadas por protozoários são inúmeras. Os protozoários são agentes causadores de enfermidades, sendo uma das principais do Brasil.

A malária, por exemplo, é uma das doenças causadas por protozoários mais comuns no país, sobretudo na região da Floresta Amazônica. Entre muitas doenças curáveis e até incuráveis, as enfermidades causadas por protozoários ainda são muitas.

Doenças causadas por protozoários
(Imagem: Reprodução)

Lista de doenças causadas por protozoários

Entre as principais doenças causadas por protozoários, podemos citar a amebíase, a doença de Chagas, a giardíase, a Toxoplasmose, a Malária, a Tricomoníase e a Leishmaniose.

Amebíase

Uma das doenças causadas por protozoários, mais especificamente pelo Entamoeba histolytica. Ao entrar no organismo através de alimentos mal higienizados, ou ainda que contenham cistos – forma adotada por protozoário fora do organismo –, o mesmo ataca o sistema imunológico do corpo.

Giardíase

Causada pelo Giardia lamblia, protozoário encontrado na forma de cistos em alimentos contaminados e água mal tratada. A doença provoca uma diminuição na capacidade de absorção de nutrientes, o que leva, consequentemente, à desnutrição.

Os principais sintomas se assemelham a algo cotidiano, tais como diarreia, cólica e náuseas.

Doença de Chagas

Transmitida pelo barbeiro, inseto presente em inúmeras partes do Brasil, que perpassa o protozoário Trypanosoma cruzi para o ser humano. Ao picar, o protozoário adentra a corrente sanguínea, liberando, consigo, fezes sob a pele.

A picada causa coceira, fazendo com que as fezes sobre a pele adentrem o organismo através da micro-lesões causadas pelo ato de coçar.

Malária

É uma enfermidade causada por protozoária já histórica. Transmitida através do mosquito Anopheles, este possuirá inúmeros protozoários do gênero Plasmodium.

A transferência deste protozoário para o organismo humano causa febre, dor de cabeça e exaustão.

Toxoplamose

É transmitida pelos animais domésticos, sobretudo os felinos. Possuem em seu organismo, naturalmente, o protozoário Toxoplasma gondii.

A Toxoplasmose é uma das doenças causadas por protozoários de característica assintomática, podendo, ocasionalmente, apresentar dores de cabeça, febre e surgimento de gânglios linfáticos sob inchaço.

Leishmaniose

Causada pelos protozoários do gênero Leishmania, sua transmissão se dá por um mosquito. Como principal sintoma, o surgimento de feridas dotada de mucosa sobre a pele é o mais comum.

Tricomoníase

A tricomoníase é causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Transmitida majoritariamente pelo contato sexual, ela pode também perpassar por meio de toalhas, assentos sanitários sob contaminação protozoária ou ainda roupas compartilhadas.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [FUVEST]

Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação:

a) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas.

b) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquitos.

c) não procede, pois a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita.

d) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.

Resposta: D

2. [PUC]

Considere as seguintes afirmações referentes aos protozoários:

I. Considerando-se o nível de organização dos protozoários, pode-se afirmar corretamente que são seres acelulares como os vírus.

II. Pode-se afirmar corretamente que os protozoários só se reproduzem assexuadamente.

III. O protozoário causador da malária no homem é o parasita plasmódio.

a) apenas II está correta.

b) apenas III está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) todas estão corretas.

Resposta: B

Compartilhe nas redes sociais

TOPO