Linfócitos

Os linfócitos são um tipo de leucócitos que atuam diretamente na resposta imune do corpo humano. Neste texto, vamos conhecer os principais tipos de linfócitos e suas funções.

Nosso sangue é compostos por diversos tipos celulares. Dentre eles, temos os leucócitos que são células responsáveis pela defesa do nosso organismo. Esse tipo celular é subdividido em outros tipos celulares de acordo com suas características e funções. Neste texto, vamos conhecer os linfócitos, as principais células funcionais do sistema imune do corpo humano.

O que são linfócitos?

Os linfócitos são células responsáveis pela defesa imediata do corpo. Seu tamanho é esférico e variado, eles possuem um núcleo grande e surgem na medula óssea a partir das células-tronco. Ainda, correspondem cerca de 20% a 40% do total de leucócitos, essa porcentagem varia de acordo com a saúde do indivíduo. Por exemplo, se ele está estressado, a porcentagem cai muito, resultando em uma imunidade baixa e mais susceptível às doenças.

As veias do corpo humano
As veias do corpo humano conduzem o sangue para o coração, e são divididas em grande e pequena circulação, passando por todo o corpo.
Corpo humano
O corpo humano pode ser comparado à uma maquina complexa. Entenda o porquê dessa comparação neste texto.
Células do Corpo Humano
O corpo humano, não diferente de todos os outros seres vivos, é composto por células, cujas formas e funções são bastante definidas, podendo estas serem eucariontes ou procariontes.

Tipos de linfócitos

Podemos classificar os linfócitos em 3 tipos diferentes que variam em relação ao local de amadurecimento celular e tipo de receptor, são eles: linfócitos B, linfócitos T e células NK. Veja, a seguir, as características de cada um.

Todo Estudo

Linfócitos B

Os linfócitos B são inicialmente produzidas no saco vitelino, depois no fígado (durante a fase fetal) e, posteriormente, na medula óssea. Esse tipo celular permanece na medula óssea até a sua maturação, para depois migrar pela corrente sanguínea até os órgãos linfoides. As células do tipo B são responsáveis por garantir a imunidade do organismo, pois atuam produção de anticorpos. Dessa forma, os anticorpos são capazes de neutralizar ou destruir os antígenos, ou agentes invasores. Para isso acontecer, é necessário a ativação do linfócito B que se diferencia e prolifera em plasmócitos e, assim, conseguir produzir anticorpos. Além disso, eles atuam como células de memória imunitária, ou seja, reagem rapidamente em uma nova infecção de mesmo antígeno.

Linfócitos T

Os linfócitos T são produzidos a partir de células progenitores linfoides da medula óssea e terminam sua maturação no timo. Depois de maduras, podem se diferenciar em células T helper, T supressora e T citotóxica. Então, vamos conhecer as diferenças entre elas abaixo?

• T helper: também chamadas de células auxiliares, garantem a diferenciação dos linfócitos B em plasmócitos;
  • T supressora: são as células que finalizam a resposta humoral, ou seja, a produção de anticorpos;
  • T citotóxica: essas células garantem a morte de células estranhas.

Atualmente, são conhecidos outros tipos de linfócitos T. Entretanto, aqui tratamos apenas das principais.

Células NK

As células NK, ou natural killer, são capazes de atacar células infectadas ou tumorais sem a necessidade de estímulo. Por isso, sua resposta imunitária é do tipo inespecífica.

Todos os tipos de linfócitos atuam em conjunto para gerar uma resposta imunitária no organismo e, geralmente, são dependentes entre si. Confira, a seguir, uma tabela com as principais funções de cada um.

Todo Estudo

Vídeos sobre linfócitos

Selecionamos algumas vídeoaulas para te ajudar na compreensão do conteúdo. Acompanhe:

Tipos de linfócitos

Neste vídeo, temos uma aula sobre os linfócitos. Veja as diferenças entre os tipos principais e onde eles são produzidos.

Sistema imunológico

Aqui, selecionamos uma aula sobre sistema imune para você entender como os linfócitos trabalham juntos para defender nosso organismo.

Destruição de linfócitos

Nesta aula, vamos compreender a ação do vírus HIV destrói os linfócitos do tipo T helper e podem levar a desenvolver a AIDS.

Em conclusão, os linfócitos são células muito importantes do nosso organismo. Isso porque atuam diretamente na defesa contra agentes estranhos, garantindo uma resposta imune o mais rápido possível. Continue seus estudos de biologia e aprenda mais sobre os tipos celulares do sangue.

ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S. H. I. V. Imunologia celular e molecular. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. Linfócitos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/linfocitos. Acesso em: 28 de March de 2024.

1. [Cesgranrio-RJ]

As células de defesa do corpo exercem o seu papel através da fagocitose e da produção de anticorpos. Como exemplo dessas células, podemos citar, respectivamente:

a) linfócitos e neutrófilos.

b) eosinófilos e eritrócitos.

c) eritrócitos e leucócitos.

d) leucócitos e macrófagos.

e) macrófagos e linfócitos.

A alternativa correta é e) macrófagos e linfócitos.

Os macrófagos fagocitam os organismos invasores, enquanto os linfócitos produzem anticorpos

2. [PUC-SP (Adaptado)]

São células importantes da defesa imunológica:

a) plaquetas, plasma e linfócitos.

b) eritrócitos e linfócitos.

c) linfócitos, neutrófilos e macrófagos.

d) neutrófilos, macrófagos e plaquetas.

A alternativa correta é c) linfócitos, neutrófilos e macrófagos.

Essa é a única alternativa que contém leucóticos, células responsáveis pela defesa do nosso organismo.