Dissacarídeos

Dissacarídeos são carboidratos compostos por duas moléculas de açúcar.

Os carboidratos são moléculas compostas de carbono e água que possuem a função de conferir energia para nosso organismo. Essas moléculas podem ser classificadas em diferentes tipos, de acordo com suas estruturas e funções. Neste texto em específico, vamos aprender sobre as características gerais dos dissacarídeos. Acompanhe:

O que são dissacarídeos

Os dissacarídeos são carboidratos formados por dois monossacarídeos ligados por ligações glicosídicas. Os dois açúcares unem-se quando ocorre uma desidratação, ou seja, a retirada de água. Nesse processo, um grupo hidroxila (-OH) de um monossacarídeo se liga ao hidrogênio de outro, liberando H₂O e formando a ligação glicosídica.

Bases nitrogenadas
As bases nitrogenadas carregam as informações genéticas do DNA e RNA. Neste texto, entenda a composição e os tipos de base nitrogenadas.
Classificação dos seres vivos
A classificação dos seres vivos é uma maneira simples de organizar seres semelhantes em categorias. Entretanto, é necessário atender alguns critérios. Vamos conhecer mais sobre a classificação.
Heredograma
Composto por símbolos, o heredograma é uma ilustração capaz de conter diversas informações de maneira simplificada. Neste texto, vamos aprender como ler um heredograma.

Função dos dissacarídeos

Os dissacarídeos possuem função energética no nosso organismo. Eles são encontrados nos alimentos que ingerimos e precisam ser hidrolisados no nosso intestino para que ocorra a absorção. Quando ocorre a hidrólise desses carboidratos, eles se transformam em moléculas menores que são facilmente absorvidas.

Tipos de dissacarídeos

Os principais tipos de dissacarídeos são a sacarose, a lactose e a maltose. Eles são encontrados em alimentos que ingerimos e passam pelo processo de hidrólise para serem absorvidos no intestino. Confira a seguir as características de cada um:

Sacarose

Wikipedia

A sacarose é um glicídio composto por uma molécula de glicose e uma de frutose. É conhecido como o açúcar de mesa comum. A enzima responsável pela sua hidrólise é a sacarase.

Lactose

Wikipedia

A lactose é o açúcar do leite, composto por uma molécula de glicose e uma de galactose. É produzida exclusivamente nas glândulas mamárias de mamíferos. A lactase faz a hidrólise da lactose no intestino, porém algumas pessoas apresentam deficiência dessa enzima. Assim, não conseguem absorvê-la, sendo intolerantes à lactose.

Maltose

Wikipedia

A maltose é um dissacarídeo formado por duas moléculas de glicose. É o açúcar do malte, obtido por processos de digestão de enzimas que quebram moléculas de amido em dissacarídeos.

Há diversas possibilidades de combinações entre dois monossacarídeos para formar um dissacarídeo. Por conta disso, neste texto listamos apenas os principais.

Exemplos de dissacarídeos em alimentos

Confira, a seguir, onde podemos encontrar os diferentes tipos de dissacarídeos. Acompanhe:

• Sacarose: é encontrada em abundância nas frutas, na cana-de-açúcar, na beterraba e no mel.
  • Lactose: está presente no leite e em seus derivados.
  • Maltose: é encontrada em vegetais, porém está presente em alimentos como pães, doces e na fabricação de cerveja.

Uma alimentação balanceada possui um balanço de nutrientes, incluindo os vários tipos de carboidratos. Aqui, abordamos os principais dissacarídeos encontrados na nossa dieta.

Saiba mais sobre os dissacarídeos

Selecionamos aulas com o objetivo de te ajudar a complementar o conteúdo estudado. Para isso, aproveite nossa lista e tire suas dúvidas:

Aulão sobre carboidratos

Nesse vídeo, temos uma aula completa para você revisar todas as características dos dissacarídeos. Confira também a diferença entre cada tipo de carboidrato e veja onde encontrá-los.

Monossacarídeos X dissacarídeos

Aqui, selecionamos uma aula para você compreender as diferenças entre um mono e um dissacarídeo. Ainda, o professor Paulo explica como ocorre a ligação glicosídica para ligar 2 tipos de monossacarídeos e formar um dissacarídeo.

Intolerância à lactose

Essa conversa com o médio Paulo Carvalho vai te ajudar a entender o que acontece no organismo de quem não tem a enzima lactase no intestino. Não deixe de conferir!

Em conclusão, os dissacarídeos são carboidratos formado por dois açúcares ligados por uma ligação glicosídica. Continue seus estudos de biologia e conheça mais sobre os nutrientes essenciais para nosso organismo!

Princípios de Bioquímica de Lehninger (2018) – David L. Nelson e Michael M. Cox

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. Dissacarídeos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/dissacarideos. Acesso em: 23 de April de 2024.

1. [UECE - 2007]

Sabe-se que o carboidrato é o principal fator a contribuir para a obesidade, por entrar mais diretamente na via glicolítica, desviando-se para a produção de gordura, se ingerido em excesso. Uma refeição composta de bolacha (amido processado industrialmente) e vitamina de sapoti (sapoti, rico em frutose), leite (rico em lactose) e açúcar (sacarose processada industrialmente) pode contribuir para o incremento da obesidade, por ser, conforme a descrição acima, visivelmente rica em

a) lipídios.
b) proteínas.
c) glicídios.
d) vitaminas.

A alternativa correta é c) glicídios.

Glicídios são moléculas de açúcares, conhecidos também como carboidratos.

Os dissacarídeos são um tipo de carboidrato formados pela junção de dois monossacarídeos. A maltose é formada pela união de:

a) duas moléculas de glicose.
b) uma molécula de frutose e outra de galactose.
c) uma molécula de glicose e outra de lactase.
d) uma molécula de maltose e outra de galactose.
e) a maltose não é um dissacarídeo.

A alternativa correta é a) duas moléculas de glicose.

Duas moléculas de glicose ligadas por uma ligação glicosídica formam a maltose.