Nutrientes

O corpo humano pode ser comparado à uma máquina. Mas para garantir a sua atividade, são necessárias algumas substâncias essenciais chamadas nutrientes.

Para que nosso corpo tenha um funcionamento adequado, necessitamos de nutrientes. Eles podem ser encontrados em diversos alimentos e desempenham funções específicas no nosso organismo. Neste texto, vamos conhecer a classificação dos nutrientes e onde podem ser encontrados.

O que são nutrientes?

Podem ser definidos como qualquer elemento ou substância necessária para o metabolismo de um ser vivo. São encontrados em diversos alimentos e possuem função fundamental no organismo: garantir o funcionamento adequado de todo o metabolismo.

Classificação dos nutrientes

Os nutrientes são divididos em duas categorias. A classificação considera o tamanho da molécula de cada substância e a quantidade de ingestão necessária. Dessa forma, são classificados em macro e micronutrientes.

Fisiologia animal
O estudo da fisiologia animal tem muitos objetivos no que se trata do entendimento do funcionamento dos animais, sendo importante para diversos setores.
Ciclo da Ureia
Nesta sequência de cadeias de reações químicas, o objetivo final será a excreção da amônia, substância nociva ao corpo.

Tipos de nutrientes

Os macronutrientes precisam ser consumidos em maiores quantidades e são representados pelos carboidratos, proteínas, gorduras e água. De maneira oposta, os micronutrientes precisam ser ingeridos em menores quantidades e são representados pelas vitaminas, minerais e fibras. Conheça abaixo os tipos de nutrientes e onde encontrá-los.

Todo Estudo

Macronutrientes

Os macronutrientes são aquelas substâncias que constituem a maior parte dos alimentos. Precisam ser ingeridos em maiores quantidades, por isso, precisam ser consumidos diariamente. Eles são responsáveis por fornecer energia e contribuem em funções básicas do nosso corpo.

• Carboidratos: é um tipo de nutriente energético, pois possui a função de fornecer energia para as células. Pode ser encontrado em mel, pães, arroz, massas e açúcar.
  • Proteínas: são considerados nutrientes construtores, pois participam da constituição de enzimas, anticorpos e hormônios. Ainda possuem diversas funções como estruturação da célula, catalisadores, regulação do metabolismo, defesa e fornecimento de energia. Pode ser encontrado em carnes, derivados do leite, grãos (feijão, lentilha, grão-de-bico) e espinafre.
  • Gorduras: também chamados de lipídios, são a reserva de energia do corpo. Então são utilizados em momentos de necessidade. Além disso, estão presentes na composição das membranas plasmáticas, participam da produção de hormônios, funcionam como isolantes térmicos e auxiliam na absorção de algumas vitaminas. Podem ser de origem animal ou vegetal, sendo encontrados em manteigas, carnes, amendoim e soja.
  • Água: está presente em todos alimentos e é muito importante para o organismo. As principais funções da água são o transporte e eliminação de substâncias, atuação como solvente, participação em reações químicas e regulação de temperatura. Alimentos ricos em água: melancia, cenoura, melão, tomate e nabo.

Micronutrientes

Os micronutrientes são encontrados nos alimentos em pequenas quantidades, por isso, precisamos ingerir quantidades menores. São fundamentais na produção de sinalizadores, como hormônios e enzimas, essenciais para o funcionamento do metabolismo. Além disso, muitos deles não são produzidos naturalmente pelo nosso organismo. Portanto, recomenda-se consumi-los regularmente.

• Vitaminas: são substancias orgânicas e reguladoras de funções. Elas não são sintetizadas pelos organismos. Assim é necessário ser ingeridas na alimentação. Podem ser encontradas em frutas, verduras, legumes, carnes, ovos e cereais.
  • Minerais: são do tipo inorgânico, ou seja, são formadas por átomos ou moléculas de pelo menos 2 elementos diferentes. Os principais minerais necessários são: cálcio, fósforo, potássio, sódio, ferro e flúor. Cada um atua de forma diferente, por exemplo, o cálcio atua na formação de ossos e dentes. De maneira geral, podemos dizer que os minerais são regulatórios, pois muitos atuam como reguladores de diversos eventos fisiológicos.
  • Fibras: muitos autores não consideram as fibras como nutrientes porque não podem ser absorvidas. Entretanto, são importantes para garantir o bom funcionamento do intestino e diminuem a absorção de gordura e açúcar. Podem ser encontradas em frutas e verduras.

Cada nutriente exerce uma função importante no organismo. Por conta disso, é necessária uma alimentação variada para garantir a sua ingestão.

Saiba mais sobre os nutrientes

Ainda restam dúvidas sobre os nutrientes? Fizemos uma seleção de vídeos para te auxiliar no entendimento da matéria. Confira!

O que são macro e micronutrientes?

Este vídeo é uma aula ilustrada sobre a classificação e funções dos nutrientes. Ele ainda faz um comparativo entre os macro e micronutrientes.

Nutrientes

Neste vídeo, é apresentado a definição de nutrientes e uma explicação detalha sobre cada tipo. Não deixe de conferir!

Comparando os nutrientes da carne com feijão

Para ampliar seu conhecimento, selecionamos um vídeo que compara todos os nutrientes existentes na carne com feijões. Neste vídeo, o objetivo principal é mostrar que uma dieta restrita à carne não é deficiente de proteínas.

Em resumo, os nutrientes atuam no fornecimento de energia, na regulação de eventos fisiológicos e podem ser ingeridos na alimentação. Dessa forma, garantem um bom funcionamento do metabolismo. Continue seus estudos sobre biologia e a composição do material genético humano.

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7ªEd. Artmed Editora, 2018.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. Nutrientes. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/nutrientes. Acesso em: 19 de April de 2024.

1. [PUC - RIO - adaptado]

Macronutrientes podem ser definidos como a classe de compostos químicos que devem ser consumidos diariamente e em grande quantidade, pois fornecem energia e são componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Qual deles é obtido em maior abundância em dietas baseadas em vegetais e em produtos de origem animal, respectivamente?

a) Carboidratos e proteínas
b) Proteínas para ambas as dietas
c) Proteínas e lipídios
d) Carboidratos para ambas as dietas

A alternativa correta é a) Carboidratos e proteínas , sendo carboidratos presente em todos os vegetais e proteínas são muito presentes em alimentos de origem animal.

2. [UNAMA - adaptado]

Os insetos costumam carregar mais nutrientes do que outros animais. Em relação à quantidade de proteínas, a carne de boi é composta por apenas 28%, a de porco 25% e a de frango 23%. Corpo de moscas e mosquitos chega a quase 59%, e libélulas têm 58%. Esses insetos também são ricos em vitaminas, principalmente a B, possuem minerais de ferro e cálcio, além de ácidos graxos essenciais.

(Texto Adaptado de Por que você deve começar a comer insetos, Luiz Romero. Revista Super Interessante, pág. 74, dez. 2012)

Em relação a esses nutrientes e suas funções, afirma-se que:

I. As proteínas, quando ingeridas, fornecem aminoácidos às células.
II. A vitamina B e o ferro são nutrientes orgânicos essenciais para o bom funcionamento das células.
III. O cálcio é fundamental para a estrutura óssea.
IV. Os ácidos graxos fornecem energia às células.

São corretas as alternativas:
a) I e II, apenas
b) I, II, III e IV
c) II e III, apenas
d) I, III e IV, apenas

A alternativa correta é d) I, III e IV.

A alternativa II está incorreta porque o ferro é um mineral e consequentemente, um nutriente inorgânico.