Cores quentes

Vermelho, amarelo e laranja são cores quentes, trazendo sensação de conforto e calor.

As cores são sensações produzidas por nossas terminações cerebrais nervosas, que se relacionam com os órgãos responsáveis pela visão. A incidência da luz sobre as superfícies produz o que reconhecemos como cores. Além da sensação produzida, consideramos, no estudo das cores, a percepção visual, que tem como características matiz, luminosidade, brilho, saturação e pureza das cores. A seguir, acompanhe informações sobre as cores quentes:

O que são cores quentes

As cores quentes são uma das classificações das cores no estudo dos pigmentos. São aquelas em cuja composição predominam o vermelho e o amarelo. As inúmeras tonalidades possíveis a partir da combinação dessas duas cores resultam em uma paleta vasta. Situado entre essas duas cores, podemos destacar o laranja.

Vale ressaltar que a classificação está associada à percepção das cores-pigmento e ao conforto visual que nos causam. Quando nos referimos a cor-luz, é preciso estar atento ao conceito de temperatura de cor, que calcula a emissão de calor produzida por determinadas cores.

O círculo cromático

Círculo Cromático – Cores frias (cool colors) e cores quentes (warm colors) – Fonte: WikiCommons

O círculo cromático é uma ferramenta de organização e estudo das cores que ordena doze tonalidades formadas a partir das cores primárias, secundárias e terciárias. Ele é utilizado para estudos de composição visual e criação artística.

Quais são as cores quentes

Segundo o estudioso Israel Pedrosa, as cores quentes são formadas pelo vermelho e pelo amarelo, que são cores primárias. Assim, a combinação dessas duas matizes entre si e com outras cores dá origem a inúmeras possibilidades.

  • Vermelho
  • Amarelo
  • Laranja

Cores como rosa e roxo podem conter uma grande quantidade de vermelho em sua composição. Por isso, para identificar outras tonalidades entre essas três indicadas, é necessário avaliar a presença do vermelho e do amarelo.

Mais informações sobre o universo das cores

Mesmo que pareça algo simples, pois estamos em contato com elas a todo tempo, as cores têm explicações científicas distintas e diversas. Assim, para não restarem dúvidas quanto ao estudo das cores frias e quentes, selecionamos vídeos que vão te auxiliar na compreensão desse conteúdo. Confira!

Cores quentes e o quentinho

A Bia Penna, nesse vídeo, retoma a questão da percepção nas cores. Ela explica por que chamamos tais cores de quentes e indica a função delas na produção de obras visuais.

As cores e a moda

Nesse vídeo, a consultora de estilo Amanda explica o conceito de cores quentes e frias e os aplica à construção de imagem pessoal e da moda. As classificações quente e fria são associadas aos elementos da natureza e ao que as cores nos remetem sensorialmente.

Teoria das cores e a temperatura

Esse vídeo vai retomar o que compreendemos como teoria das cores. Por meio de exemplos da publicidade e do audiovisual, relaciona a classificação de cores quentes e frias com a intencionalidade desejada ao observador das imagens.

As cores são resultado da combinação entre luz e matéria, sendo assimiladas pelo sistema nervoso através dos nossos olhos. Para que você domine melhor esse assunto, aprenda também sobre as cores complementares!

Referências

Da cor à cor inexistente (2002) – Israel Pedrosa

Por Vanderlei Bachega Junior
Como referenciar este conteúdo

Bachega Junior, Vanderlei. Cores quentes. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/cores-quentes. Acesso em: 25 de November de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [UFMT]

A luz age de forma vital sobre todas as ações do homem e permite que se tenha percepção das cores pela sensibilização dos componentes dos olhos. Sobre a teoria da cor para arquitetura, analise as afirmativas.

I – Cores quentes afastam as superfícies e são mais relaxantes e calmantes, ideais para ambientes pequenos.

II – Cores frias aproximam as superfícies, são mais enérgicas e ideais para grandes ambientes ou para encurtar corredores.

III – Tons de preto, branco e cinza transmitem sofisticação, mas também podem tornar-se impessoais e transmitir autoritarismo e frieza.

IV – Combinações de cores complementares podem criar combinações vivas e vibrantes, cheias de energia devido ao uso de cores contrastantes.

Está correto o que se afirma em

a) I e II, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) III, apenas.

Resposta: C

As cores quentes aproximam as superfícies, já as frias as afastam.

2. [UFPB]

As folhas de uma árvore, quando iluminadas pela luz do Sol, mostram-se verdes porque:

a) refletem difusamente a luz verde do espectro solar;
b) absorvem somente a luz verde do espectro solar;
c) refletem difusamente todas as cores do espectro solar, exceto o verde;
d) difratam unicamente a luz verde do espectro solar;
e) a visão humana é mais sensível a essa cor.

Resposta: A

Quando um objeto é iluminado pela luz branca, ele absorve um pouco dessa luz e reflete outra parte. No caso das folhas, todas as outras cores são absorvidas e apenas o verde é refletido.

Compartilhe

TOPO