Tópico frasal

O tópico frasal é um recurso responsável por conter as informações centrais do parágrafo. Aprenda o que é e os principais tipos neste tópico!

O recurso dos tópicos frasais ajuda o autor a explicar ao leitor uma ideia de forma rápida e objetiva. Este recurso, portanto, auxilia a organização textual e beneficia o leitor a quem o texto se destina, por informá-lo do tema, do recorte temático e do ponto de vista do autor de forma concisa e logo no início dos textos e/ou parágrafos.

Índice do conteúdo:

O que é tópico frasal

Cada parágrafo tem uma ideia central. Assim, se forem eliminados os exemplos, adjetivos, advérbios, apostos, explicações secundárias e citações, o leitor ou produtor do texto encontrará o tópico frasal do parágrafo.

O tópico frasal, portanto, é a ideia central presente na primeira frase ou oração de um parágrafo. Esse recurso constitui generalização, que será especificada nos períodos seguintes. No tópico frasal, o redator deve expor, de saída, uma ideia-núcleo, para que a coerência e a unidade do parágrafo sejam asseguradas.

Tipos de tópico frasal

O uso adequado e a identificação correta dos vários tipos de tópicos frasais em um parágrafo contribuem para que a leitura e a escrita de um texto ocorram de forma mais organizada, tornando os textos mais acessíveis aos diferentes tipos de leitor.

Tópico frasal de declaração inicial

A ideia central do parágrafo é apresentar uma declaração afirmativa ou negativa inicial. Essa forma de tópico frasal exige que o autor elabore, em seguida, uma justificativa e uma comprovação da afirmação, ou negação, por meio de argumentos (comparações, exemplos, estudos etc.). Veja a seguir exemplos.

  • “A pobreza e a violência são duas faces da mesma moeda, pois a ausência de bem-estar social e condições mínimas para viver pode levar o ser humano ao desespero. O Atlas da Violência de 2018 indica que as dez cidades com maiores taxas de assassinato no Brasil têm nove vezes mais pessoas na extrema pobreza do que as cidades menos violentas.”

  • “Há desigualdade racial no mercado de trabalho hoje, pois houve uma ausência de direitos que protegessem os povos escravizados no Brasil e uma falta de políticas públicas que os incluíssem na sociedade, o que dificultou a sua integração no mercado de trabalho.”

Tópico frasal de definição

Essa forma de tópico frasal possui a característica de ser didática e tem o objetivo de definir e/ou conceituar uma ideia de forma clara. Veja a seguir exemplos.

  • “Por pobreza entende-se a falta daquilo que é necessário à subsistência. Essa condição está diretamente atrelada à violência social, pois o Atlas da Violência de 2018 indica que as dez cidades com maiores taxas de assassinato no Brasil têm nove vezes mais pessoas na extrema pobreza do que as cidades menos violentas.”

  • “A desigualdade racial é caracterizada pelas diferenças sociais entre brancos e negros. Essa desigualdade racial se expressa no mercado de trabalho hoje, pois houve uma ausência de direitos que protegessem os povos escravizados no Brasil e uma falta de políticas públicas que os incluíssem na sociedade.”

Tópico frasal de divisão

Essa forma de tópico de tópico frasal organiza as ideias didaticamente e em sequência (com números, letras ou sinais gráficos, por exemplo). Veja a seguir exemplos.

  • “Na sociedade, há vários tipos de discriminação que podem ser identificados. Alguns destes tipos de discriminação são: raça; religião; sexualidade; condição social.”

  • “As alergias alimentares são muito comuns e vários alimentos podem ser os seus desencadeadores, os mais comuns dentre eles são: lactose; galactose; glúten; crustáceos; chocolate; alimentos com conservantes e corantes em geral. “

Tópico frasal de interrogação

Essa forma de tópico frasal inicia o parágrafo com uma indagação. A pergunta desperta a curiosidade do leitor convidando-o à reflexão. No período seguinte, a pergunta deve ser respondida, ou, ao menos, deve-se evidenciar uma resolução possível. Veja a seguir exemplos.

  • “Você já se perguntou o que é discriminação racial? A discriminação racial é a inferiorização ou exclusão de alguém por conta de sua raça ou etnia.”

  • “Você pode estar se perguntando: o que é uma intolerância alimentar? A intolerância alimentar é um processo em que o corpo possui dificuldade de digestão de um determinado alimento devido a uma deficiência enzimática que faz com que a pessoa não consiga produzir as enzimas necessárias para a correta digestão dos alimentos.”

Tópico frasal de contraste

Nesta forma de tópico frasal, o início do parágrafo apresenta elementos que indicam oposição ou situações contrastantes. Veja a seguir exemplos.

  • “Se por um lado o Brasil é um país grande em extensão territorial e rico, por outro há uma péssima distribuição de renda no país. Este é um impasse com o qual o governo precisa lidar.”

  • “De um lado, temos mulheres batalhadoras, que cuidam da casa, dos filhos e trabalham fora. De outro, temos homens acomodados que sobrecarregam suas esposas. Este é um problema que a sociedade atual precisa resolver.”

Tópico frasal de alusão histórica

Essa forma de tópico frasal inicia o parágrafo com a apresentação de fatos históricos, lendas, tradições, anedotas ou acontecimentos. Veja a seguir exemplos.

  • “Após a queda do Muro de Berlim, Yoshihiro Francis Fukuyama decretou ‘o fim da história’”

  • “Depois da instituição da Constituição Federal, em 1988, muitos abusos contra o povo deixaram de ser cometidos graças à presunção de inocência.”

Tópico frasal de adjetivação

Essa forma de tópico frasal inicia o parágrafo com o uso de dois ou mais adjetivos os quais servem de base para a argumentação. Veja a seguir exemplos.

  • “Lento e ineficiente. Assim podemos caracterizar o trabalho do governo no combate à pandemia de COVID-19.”

  • “Injusto e insuficiente. Assim pode-se adjetivar o auxílio emergencial oferecido pelo governo brasileiro aos cidadãos durante a pandemia do novo coronavírus.”

Tópico frasal de citação

O parágrafo é iniciado com a citação de uma frase dita ou escrita por alguém relevante em determinado campo do conhecimento (por exemplo: filósofo; médico; psicólogo; educador etc.). Veja a seguir exemplos.

  • “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, esta sentença do educador Paulo Freire é mais atual do que nunca. Isso porque a sociedade precisa transformar-se urgentemente. Essa urgência se evidencia no dado da Rede Brasil atual, que indica que 19,1 milhões de brasileiros são atingidos pela fome. Portanto, uma mudança é urgente e a educação é um caminho.

  • “Ailton Krenak diz que ‘A grande diferença que existe do pensamento dos índios e do pensamento dos brancos, é que os brancos acham que o ambiente é “recurso natural’. Quando pensamos na preservação da vida e do meio ambiente, podemos aprender muito com Krenak. Nesse sentido, é urgente frear o avanço do desmatamento da Floresta Amazônica, uma vez que ela nos dá a vida, e não é somente um recurso.”

Tópico frasal de causa e consequência

Essa forma de tópico frasal permite ao redator argumentar de duas formas: apresentando as causas e as consequências a respeito de um determinado tema. Veja a seguir exemplos.

  • “A desigualdade social é um enorme problema para o Brasil. Entretanto, é preciso indicar, para combater, as suas causas. Dentre elas, destaca-se o analfabetismo. Além disso, é preciso entender também as consequências da desigualdade, entre as muitas existentes, é possível indicar a violência urbana como a pior delas.”

  • “Muito se fala em desmatamento hoje em dia. No entanto, pouco sabemos sobre suas causas e consequências. A respeito das primeiras, podemos indicar como grande causador do desmatamento o agronegócio. Além disso, uma das principais consequências do desmatamento é o desaparecimento dos rios voadores.”

Neste tópico, você pode conhecer e aprender um pouco a respeito do que é um tópico frasal e quais são os principais tipos de tópico frasal. Lembre-se que este é um recurso importantíssimo para que você consiga escrever um texto com mais coerência e coesão, facilitando a leitura e o entendimento de suas ideias. Agora você pode conferir alguns vídeos sobre este tema para ampliar ainda mais seus conhecimentos. Bons estudos!

Vídeos sobre Tópico frasal

Agora que você já sabe que tópico frasal é a ideia central presente na primeira frase ou oração de um parágrafo, você pode buscar outros materiais que lhe ajudem a entender um pouco mais sobre o tema. Para lhe ajudar nesta missão, aqui vão algumas indicações!

Tópico frasal (mapa mental): imperdível!

Neste vídeo, a professora Lulu explica o que é um tópico frasal e quais os seus tipos em tempo recorde, para que você possa conseguir elaborar um tópico de forma rápida e eficiente! Assista agora!

Tópico frasal na redação do ENEM

Neste vídeo, o professor Henrique Araújo problematiza o que é um tópico frasal e explica a sua importância para quem escreve e para quem corrige o texto. Por fim, ele define o que é um tópico frasal e traz alguns exemplos.

Tópico frasal: exemplos e modelos

Neste vídeo, você encontra 4 formas prontas para iniciar os parágrafos do desenvolvimento. A professora apresenta tópicos frasais que são concisos e de fácil adaptação para todo tema.

Depois de ler este tópico e assistir aos vídeos, você está pronto para fazer alguns exercícios e treinar os seus conhecimentos. Se este post te ajudou, você também pode gostar de aprender com o tópico Como fazer uma boa redação!

Referências

Paragrafação, tópico frasal, coesão e coerência, além de resumo, resenha, relatório e esquema (2021). Guadalupe Marcondes de Moura.

COMO ELABORAR UMA RESENHA DE UM ARTIGO ACADÊMICO OU CIENTÍFICO (2020). Jonas Rodrigo Gonçalves.

Por Beatriz Yoshida Protazio
Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Tópico frasal. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/topico-frasal. Acesso em: 08 de January de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [Todo Estudo]

Qual é a definição de tópico frasal:

a) Tópico frasal é o argumento do texto;
b) Tópico frasal é a tese defendida pelo autor do texto;
c) Tópico frasal é a ideia-central (ou ideia-núcleo) do parágrafo;
d) Tópico frasal é o primeiro parágrafo de um texto;
e) Tópico frasal é uma lista de frases argumentativas.

A resposta correta é a letra c).

2. [Todo Estudo]

Assinale a alternativa correta em relação à definição de “Tópico frasal Declaração Inicial”.

a) O Tópico frasal de Declaração Inicial é a forma em que o autor afirma ou nega alguma coisa logo “de saída”, para, em seguida,
justificar ou fundamentar a asserção;

b) O Tópico frasal de Declaração Inicial é a forma em que o autor dá uma declaração pública à sua audiência;

c) O Tópico frasal de Declaração Inicial é a forma em que o autor apresenta causas e consequências;

d) O Tópico frasal de Declaração Inicial é a forma em que o autor nega a veracidade de um fato;

e) O Tópico frasal de Declaração Inicial constitui-se de qualquer sentença localizada em início de período.

A resposta correta é a letra a).

Compartilhe

TOPO