Verbo get

O verbo get tem vários significados diferentes, que variam conforme o contexto em que ele é usado.

O verbo get é um verbo irregular que, assim como várias palavras da língua inglesa, apresenta diferentes significados dependendo do contexto no qual está inserido. Veremos, a seguir, as características mais importantes desse verbo. Acompanhe!

Índice do conteúdo:

Como usar o verbo get

Assim como foi dito, o verbo get apresenta vários significados possíveis. Além disso, ele é um verbo irregular, ou seja, o passado não é formado pelo acréscimo de “ED” ao fim da palavra. Confira abaixo as maneiras de conjugá-lo:

Simple present

O simple present indica um estado presente, um fato ou uma opinião. Nesse caso, o verbo aparece na forma em que já apareceu neste texto (get), como nos exemplos abaixo:

  • I don’t get this subject. (Eu não entendo essa matéria.)
  • They’re laughing because they get the joke. (Eles estão rindo porque entendem a piada.)

Simple past

O simple past é usado para referenciar ações ou estados passados. Dessa forma, o verbo estará conjugado na sua forma passada (got), com exceção da forma negativa, em que o passado é representado pelo didn’t, como podemos observar nos exemplos:

  • She got me a notebook. (Ela comprou um caderno para mim.)
  • We didn’t get there in time. (Nós não chegamos lá a tempo.)

Present continuous

Esse tempo verbal é usado para uma ação que está ocorrendo no momento da fala, ou seja, já teve início, porém ainda não acabou. Uma das características do present continuous é o uso de “ING”. Assim, o verbo get é conjugado com “ING”, como é possível observar:

  • Are we getting home? (Estamos chegando em casa?)
  • This conversation isn’t getting anywhere. (Essa conversa não está chegando a lugar algum.)

Past continuous

No past continuous, temos uma ação ou ações que ocorreram continuamente em um período de tempo, mas já acabaram. Assim como no caso do present continuous, usamos aqui o “ING” no verbo. Nesse caso, contudo, é o verbo to be que caracteriza que a frase fica no passado, como podemos ver nos exemplos:

  • I was getting home when he called. (Eu estava chegando em casa quando ele ligou.)
  • The movie was getting to the end when the lights went out. (O filme estava chegando ao final quando acabou a luz.)

Present perfect

O present perfect expressa uma situação que ocorreu até o momento presente, ou seja, algo que começou no passado e foi encerrado no instante da fala. Nesse caso, o verbo get é conjugado como particípio passado, como é possível observar abaixo:

  • She has just gotten a call from her sister. (Ela acabou de receber uma ligação da irmã.)
  • We haven’t gotten lost yet. (Nós ainda não estamos perdidos.)

Simple future

A característica principal desse tempo verbal é a presença do will (indicando uma possibilidade e considerado mais informal) ou do going to (relacionado a planos mais concretos no futuro). Assim, o get aparece na sua forma presente, como nos exemplos a seguir:

  • They will get home around 8 p.m. (Eles chegarão em casa por volta das oito da noite.)
  • We are going to get ice cream after the test. (Nós vamos tomar sorvete depois da prova.)

Future continuous

Assim como o simple future expressa ações ou planos futuros, o future continuous também se refere a situações que ainda não ocorreram. Porém, esse tempo verbal se refere a situações contínuas, ou seja, que serão realizadas durante certo período em um momento futuro. Logo, o verbo get será conjugado com “ING”, como podemos observar nos exemplos:

  • I can’t leave at 2 p.m., we will be getting our projects back from the teacher. (Eu não posso sair às 2 da tarde, nós estaremos recebendo nossos projetos de volta do professor.)
  • During the holidays, I will be getting a lot of gifts. (Durante as férias, eu estarei ganhando vários presentes.)

Present perfect continuous

Esse tempo verbal representa uma ação que teve início no passado e ocorre até o momento presente da fala. Assim, o verbo get é conjugado com “ING” e é precedido por have been, como podemos notar abaixo:

  • I have been getting e-mails about it all day. (Eu tenho recebido e-mails sobre isso o dia todo.)
  • The elections have been getting a lot of attention from the media. (As eleições têm recebido muita atenção da mídia.)

Past perfect continuous

O past perfect continuous indica ações contínuas durante um tempo passado. Assim como no tempo verbal anterior, o get é conjugado com “ING”, como é possível observar nas frases:

  • I was tired last week because I hadn’t been getting enough sleep. (Eu estava cansado semana passada porque não estava dormindo o suficiente.)
  • We had been getting a lot of messages about the day of the test last month. (Nós estavamos recebendo muitas mensagens sobre a data da prova mês passado.)

Por ser irregular, o verbo get apresenta diferentes formas de acordo com a sua conjugação. Além das diversas maneiras de escrever essa palavra, também podemos notar que ela pode ser usada em vários contextos, pois contém diversos significados. A seguir, veremos os principais sentidos desse verbo.

Os principais significados do verbo get

Esse verbo, assim como vimos anteriormente, apresenta vários significados diferentes dependendo do contexto em que é aplicado. Abaixo, veja uma lista dos seus sentidos mais usuais:

  • Buscar: I’ll get my friend at the bus stop. (Eu vou buscar meu amigo no ponto de ônibus.)
  • Chegar: We just got here. (Acabamos de chegar aqui.)
  • Comprar: Do we need to get something at the market? (Precisamos comprar algo no mercado?)
  • Conseguir: She got the job she wanted. (Ela conseguiu o trabalho que queria.)
  • Entender: I didn’t get what they were saying. (Eu não entendi o que estavam falando.)
  • Mudança de estado: It’s getting colder. (Está esfriando.)
  • Pegar: Can you get my jacket? (Pode pegar minha jaqueta?)
  • Receber: Did you get my message? (Você recebeu minha mensagem?)

Esses são os usos mais comuns do verbo get, por isso a melhor maneira de identificar o significado dessa palavra é de acordo com o contexto. Ou seja, é muito importante analisar a frase na qual ela aparece.

Vídeos para entender melhor o verbo get

Ficou alguma dúvida? A seguir, selecionamos vídeos sobre o assunto para reforçar as características desse verbo com tantos sentidos diferentes. Acompanhe:

Os diferentes significados de get

No vídeo, a professora Jackie explica, com bastantes exemplos e imagens, os diferentes significados do verbo. Confira para compreender melhor!

Maneiras de usar o get

Aqui, a professora mostra os diferentes contextos nos quais encontramos o verbo, usando exemplos práticos e fáceis de acompanhar.

As características do verbo

Nesse vídeo, o professor Gavin, nativo dos Estados Unidos, demonstra algumas regras que facilitam a identificação do sentido do verbo get. Acompanhe!

Podemos perceber que essa é uma palavra muito flexível, usada em diversos contextos e que pode ser compreendida de várias maneiras. Quer aprender mais? Veja o conteúdo sobre tempos verbais em inglês e continue estudando!

Referências

Cambridge Dictionary – Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/gramatica/gramatica-britanica/get
Guia de Inglês EF – Disponível em: https://www.ef.com.br/guia-de-ingles/gramatica-inglesa/verbo-get/
Oxford Guide to English Grammar (1994) – John Eastwood

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Verbo get. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/verbo-get. Acesso em: 04 de March de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UFRR 2010]

Mary: “I am about to fall asleep. I need to wake up!”
Clare: “I______you some coffee.”

a) ‘ll go
b) am going to get
c) will get
d) am going to get to
e) will go to get

Resposta correta: c) will get

Devido ao contexto, podemos notar uma situação cotidiana no presente. Além disso, o verbo get tem o sentido de “pegar”. Assim, a frase fica: “I will get you some coffee.”

2. [(UFPB)]

____________ Beatty usually ____________ what she wants?

a) Do / get
b) Does / gets
c) Does / get
d) was / got
e) is / got

Resposta correta: c) Does / get

Aqui, temos uma pergunta se referindo à terceira pessoa do singular, portanto usamos o “does” como auxiliar. Dessa forma, a frase é: “Does Betty usually get what she wants?”.

Compartilhe

TOPO