Simple Present

O simple present é usado para indicar hábitos, fatos e ações frequentes.

No inglês, o tempo verbal conhecido como simple present é usado para indicar algo que ocorre com frequência, um hábito ou fatos. Como o nome sugere, o simple present expressa esses acontecimentos conforme eles ocorrem no presente, ou seja, uma verdade, hábito ou fato que acontece no tempo presente. Saiba mais sobre esse tempo a seguir:

As formas e regras do simple present

Assim como dito anteriormente, esse tempo verbal indica fatos que ocorrem no presente. No simple present, o verbo é escrito na sua forma infinitiva, porém sem o to. Quando usado na terceira pessoa do singular (she, he, it), acrescentamos s ou es ao final dos verbos. Esse tempo verbal, assim como os outros, apresenta forma afirmativa, negativa e interrogativa.

Forma afirmativa

A forma afirmativa desse tempo verbal é escrita como a forma base do verbo em questão, sendo que, na terceira pessoa do singular (she, he, it), acrescentamos s ao final do verbo.

  • “He goes home by bike.”
    Ele vai para casa de bicicleta.
    Quando usamos palavras terminadas em ch, sh, x, o, s, z, acrescentamos es no caso da terceira pessoa do singular.
  • “She studies everyday.”
    Ela estuda todos os dias.
    Ao usar verbos terminados em y precedido por uma consoante, no caso da terceira pessoa do singular, substituímos o y por ies.

Forma negativa

A forma negativa do simple present é formada pela adição do verbo modal do ou does (no caso da terceira pessoa do singular – he, she, it) junto ao advérbio not, podendo ser contraído como don’t ou doesn’t. Dessa forma, se o verbo for usado na terceira pessoa do singular na forma negativa, não acrescentamos o s ou es, pois já está indicado no doesn’t.

  • “I don’t play basketball.”
    Eu não jogo basquete.
    Assim, como é possível observar no exemplo, a frase negativa é formada por: sujeito + don’t/doesn’t + verbo principal + complemento.
  • “My phone doesn’t work.”
    Meu telefone não funciona.
    Aqui, podemos ver a forma negativa na terceira pessoa do singular e, assim como foi dito, o fato de que o verbo principal não recebe s ao final por causa do doesn’t.

Forma interrogativa

A forma interrogativa também leva o verbo modal do ou does, porém sem o advérbio not. Contudo, também podemos usar o verbo to be para formar perguntas, sendo que ele vai no início da frase interrogativa. Nesse caso, o verbo modal aparece da seguinte maneira: do/does + sujeito + complemento ou verbo to be + sujeito + complemento. Veja os exemplos abaixo:

  • “What does she do?”
    O que ela faz?
    Essa frase é uma maneira de perguntar sobre a ocupação de alguém. Nesse caso, usamos uma question word, ou seja, uma palavra usada para criar uma pergunta. Essas palavras são: what, who, when, where, why, which, how.
  • “Are you okay?”
    Você está bem?
    Nas perguntas, a ordem das frases se inverte, ou seja, o verbo precede o sujeito, diferentemente de frases afirmativas ou negativas.

Resumindo: quando conjugamos os verbos do simple present na terceira pessoa do singular, acrescentamos s ou es ao final deles. No caso de frases negativas, usamos don’t ou doesn’t para indicar o negativo e, em frases interrogativas, podemos usar do ou does, questions words ou o verbo to be no início das perguntas.

Exemplos

Agora, vamos ver mais alguns exemplos de como conjugar verbos no simple present? Confira a tabela:

Todo Estudo

Simple present x Present continuous

Assim como no português, os tempos verbais apresentam variáveis no inglês. Por isso, muitas dessas formas podem causar dúvidas quanto às suas diferenças e usos. Enquanto o simple present é usado para expressar fatos, hábitos e ações frequentes, o present continuous se refere a ações que estão acontecendo no momento da fala (sujeito + verbo to be + verbo principal com ing + complemento, na forma afirmativa). Veja exemplos:

  • “I read a lot of books.” (simple present)
    Eu leio muitos livros.
    No simple present, essa frase indica que a pessoa tem um hábito constante de sempre ler muitos livros.
  • “I am reading a lot of books.” (present continuous)
    Eu estou lendo muitos livros.
    Como essa frase está no present continuous, ela indica que, no momento exato da fala, a pessoa está lendo muitos livros, sendo que esse não é necessariamente um hábito.
  • “He doesn’t talk a lot.” (simple present)
    Ele não fala muito
    Assim como foi dito anteriormente, na forma negativa do simple present (com exceção do caso do verbo to be), usamos don’t ou doesn’t.
  • “He isn’t talking a lot.” (present continuous)
    Ele não está falando muito.
    A forma negativa do present continuous é formada pelo acréscimo do advérbio not depois do verbo to be.

Enfim, apesar de ambos os tempos verbais serem do presente, o simple present indica hábitos, fatos e ações frequentes, enquanto o present continuous expressa ações ocorrendo no momento da fala.

3 vídeos sobre as características do simple present

Para finalizar, selecionamos videoaulas com mais explicações e dicas sobre esse tempo verbal para não restar nenhuma dúvida. Confira:

1. Resumo sobre simple present

Nesse vídeo, a professora explica sobre o simple present usando bastantes exemplos relacionados ao cotidiano, ensinando também quando usá-lo e a sua estrutura.

2. Explicação e pronúncia do simple present

A professora, nesse vídeo, explica o uso desse tempo verbal, enfatizando a pronúncia das palavras no simple present.

3. Simple present ou present continuous?

Aqui, o professor comenta sobre o simple present e o present continuous, explica seus usos e, além disso, as diferenças entre eles.

Conseguiu entender como usar o simple present e todas as suas formas? Agora, teste o seu conhecimento com exercícios e não deixe de tirar também todas as suas dúvidas sobre o present continuous.

Referências

MOSALINGUA, Guia Mosalingua de Gramática Inglesa
MATA, André, The simple present tense

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Simple Present. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/simple-present. Acesso em: 15 de August de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [ UFPB]

We _____________ go to school on Sundays.

a) aren’t
b) weren’t
c) wasn’t
d) didn’t
e) don’t

e) don’t.
A forma negativa do simple present é caracterizada pelo don’t ou doesn’t. Assim, a frase fica: We don’t go to school on Sundays.

2. [UNCISAL-AL/2015]

Minister Norman Baker wants end to UK animal tests

By Brian Wheeler

Political reporter

The minister in charge of regulating animal experiments in the UK has said he wants to see an end to all testing […]. (Disponível em: http://www.bbc.com/news/uk-politics-28580792&gt. Acesso em: 31 jul. 2014).

Ao seguir a regra gramatical de conjugação de verbos, de acordo com o exemplo da manchete da reportagem acima, a frase “She ________ her dignity at any price” será completada da seguinte forma com o verbo “to pursue”.

a) pursuing.
b) pursued.
c) pursuyed.
d) pursue.
e) pursues.

e) pursues.
Na manchete, os verbos estão no simple present, portanto, de acordo com a sua conjugação, a resposta correta também deve estar em simple present. Quando conjugamos um verbo na forma afirmativa desse tempo verbal na terceira pessoa do singular (he, she, it), acrescentamos s ou es ao fim do verbo.

Compartilhe

TOPO