Referencial

O referencial, ou sistema de referência, é um ponto no espaço no qual se observa o fenômeno físico estudado. Esse ente físico pode ser inercial ou não-inercial.

Referencial, ou sistema de referência, é um ente físico que diz respeito a um ponto a partir do qual as observações de determinados fenômenos são estudadas. Nesses casos, a percepção dos fenômenos físicos depende da posição do sistema de referência. Veja o que é, o que é referencial inercial e muito mais!

O que é o referencial

Referencial é um ponto do espaço a partir do qual as observações de diversos fenômenos físicos são feitas. Geralmente, os fenômenos que dependem do sistema de referência são aqueles relacionados ao movimento. Por exemplo, na cinemática, só é possível definir se um corpo está em movimento ou em repouso, se considerar em relação a um determinado referencial.

Galileu Galilei
Galileu Galilei foi condenado a um exílio pela igreja católica por defender o sistema heliocêntrico com base em razões científicas. Veja mais sobre a biografia e outras contribuições desse cientista.
Velocidade Relativa
Quando ultrapassamos outro carro na estrada, temos a impressão de que o outro veículo está mais lento que o real. Isso acontece devido à velocidade relativa.
Velocidade angular
Velocidade angular é uma grandeza rotacional. Dessa forma, ela está relacionada ao movimento circular. Nesse post, você aprenderá como calculá-la.

O ponto referencial, por sua vez, é um lugar no qual se estuda o fenômeno físico. Por exemplo, pode ser uma pessoa que observa um movimento acontecer, uma câmera que filma o fenômeno etc. Dessa maneira, esse ponto também pode ser chamado observador.

Referencial inercial

Na Física Clássica, para que os fenômenos possam ser descritos de maneira satisfatória é necessário que o observador esteja em repouso em relação ao movimento. Dessa forma, esse fato é chamado de referencial inercial. Afinal, ele está parado em relação ao movimento.

Toda a Mecânica desenvolvida por Isaac Newton e seus seguidores depende de um observador em repouso em relação ao fenômeno observado. Contudo, isso faz com que diversos fenômenos não possam ser explicados pela Física de Newton. Por exemplo, caso o observador esteja dentro do veículo, não é possível explicar o motivo de uma pessoa ser arremessada para frente em uma freada brusca de um carro. Nesse caso, o referencial é não-inercial.

Uma maneira de estudar os movimentos sem a dependência de um observador em repouso em relação ao fenômeno físico é usar outra abordagem para o estudo dos movimentos. Por exemplo, a Mecânica Relacional. A qual foi desenvolvida, dentre outros nomes, pelo físico brasileiro André Koch Torres de Assis e seus colaboradores.

Referencial, movimento e trajetória

Ao observar um movimento por um determinado ponto de referência, é possível determinar o tipo de trajetória. Por exemplo, um objeto jogado de um avião tem trajetória parabólica para um observador parado em relação ao movimento e trajetória linear para o observador dentro do avião.

Por sua vez, o movimento só pode ser definido, a partir dos conceitos da Física Clássica, em relação a um determinado sistema de referências. Ou seja, todo movimento é relativo a outra coisa. Por exemplo, dentro de um carro, o motorista está parado em relação ao restante do veículo, porém, está em movimento em relação às placas da estrada.

Portanto, conceitos de trajetória e movimento dependem do sistema de referências escolhido para estudar os fenômenos.

Movimento e repouso

Os conceitos de movimento e repouso são relativos e dependem do sistema de referências adotado. Ou seja, o que está em movimento para um sistema de referência pode estar em repouso em relação a outro sistema. Por exemplo, uma pessoa ao usar o computador, está em repouso em relação a ele. Contudo, essa mesma pessoa está em movimento em relação ao Sol.

Vídeos sobre referencial

Ao estudar os conteúdos de Física é preciso ter um bom conhecimento dos conceitos básicos. Afinal, muitas dificuldades podem ser evitadas, caso as bases do conteúdo estejam bem consolidadas. Por isso, assista aos vídeos selecionados.

Conceitos iniciais de cinemática

O professor Marcelo Boaro explica os conceitos básicos da cinemática. Para isso, ele ensina o que é ponto material, corpo extenso e outros conceitos. Além disso, o docente também explica o que é um referencial e dá exemplos de como determiná-lo. Ao fim da aula, Boaro resolve um exercício de aplicação.

O que é um sistema de referência

O professor Douglas Gomes ensina o que é um sistema de referências. Esse conceito é uma das bases da cinemática e da dinâmica newtoniana. Para isso, durante o vídeo, o docente faz perguntas que auxiliam a chegar na definição de um sistema de referência.

Referencial, movimento e repouso

Existem conceitos de Física que estão intimamente relacionados. Por exemplo, o referencial, movimento e repouso. Por isso, para entender como os três se relacionam, é preciso entender as definições de cada um. Dessa forma, assista ao vídeo do canal O incrível pontinho azul para aprender mais sobre esse tema.

A compreensão dos conceitos básicos de certos conteúdos de Física é fundamental. Com eles, é possível compreender totalmente uma determinada área do conhecimento. Por isso, estude mais o que é a Cinemática.

Física I: Mecânica (2016) – YOUNG, H. D. et al.n
Física: Volume 1 (2008) – HALLIDAY, D. et al.
Curso de Física Básica: Volume 1 (2014) – NUSSENZVEIG, H. D.

Tanaka, Hugo Shigueo. Referencial. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/referencial. Acesso em: 25 de April de 2024.

1. [IFSC]

Hoje sabemos que a Terra gira ao redor do Sol (sistema heliocêntrico), assim como todos os demais planetas do nosso Sistema Solar. Mas na Antiguidade, o homem acreditava ser o centro do Universo, tanto que considerava a Terra como centro do sistema planetário (sistema geocêntrico). Tal consideração estava baseada nas observações cotidianas, pois as pessoas observavam o Sol girando em torno da Terra.

É CORRETO afirmar que o homem da Antiguidade concluiu que o Sol girava em torno da Terra devido ao fato que:

a) considerou o Sol como seu sistema de referência.

b) considerou a Terra como seu sistema de referência.

c) esqueceu-se de adotar um sistema de referência.

d) considerou a Lua como seu sistema de referência.

e) considerou as estrelas como seu sistema de referência.

Alternativa correta: B
As observações astronômicas antigas levavam em conta a Terra como referencial. Por esse motivo, era natural concluir que o Sol girava em torno da Terra.

2. [Cefet-MG]

Sobre os conceitos de referencial, posição, velocidade e aceleração, fundamentais para o estudo dos movimentos em Ciências, afirma-se, corretamente, que o conceito de:

a) posição é associado ao local em uma trajetória e não depende do referencial adotado.

b) referencial é associado ao valor da velocidade e da aceleração do objeto em movimento.

c) velocidade está relacionada à mudança de posição e não depende do referencial adotado.

d) aceleração está relacionada à mudança do valor da velocidade medida em um dado referencial.

Alternativa correta: D
A aceleração é a medida da variação da velocidade em um determinado intervalo de tempo.