Ordem de grandeza

A ordem de grandeza é uma forma de aproximar e comparar duas ou mais medidas físicas, contudo essa maneira de escrever não é exata.

Ordem de grandeza de um número é um valor aproximado escrito em potência de dez. Isto é, uma estimativa que aponta uma ideia geral do tamanho de uma determinada medida. Por conta disso, essa forma de escrever não é precisa. Neste post, você verá a definição, como calcular, a tabela e muito mais. Confira!

Índice do conteúdo:

O que é a ordem de grandeza

De maneira geral, a ordem de grandeza é a potência de dez mais próxima do valor de um número. Isso acontece porque, em certas áreas da física, é necessário fazer comparações entre valores distantes. Assim, não é necessário saber o valor exato da medida.

Para facilitar a comparação entre os valores, escreve-se um número em notação científica. Por exemplo, a distância da Terra até a Lua é de 384400 km. Dessa forma, a título de comparação, sua grandeza é da ordem de 106 km.

Como calcular a ordem de grandeza

Para fazer o cálculo aproximado, é preciso saber como escrever um número em notação científica. Sua ordem de grandeza será correspondente à sua potência de dez. Por exemplo, para saber a ordem de grandeza do número 1300, deve-se escrevê-lo em notação científica: 1,3 x 10 3. Portanto, a ordem desse número é 103. Algumas potências de dez mais comuns possuem prefixos relacionados a elas.

Tabela da ordem de grandeza

Note que alguns desses prefixos são usados no cotidiano do ser humano contemporâneo. Por exemplo, quilo, tera, giga etc. Além disso, os prefixos para números menores que um também são muito usados no cotidiano – centi e mili, por exemplo.

Esse método de aproximação costuma ser muito útil para a comparação de valores distintos ou apenas para a aproximação de medidas que não precisam ser exatas. Isso é muito comum em estudos que relacionam grandezas astronômicas, como as distâncias entre os planetas.

Vídeos sobre ordem de grandeza

Na hora de compreender um conteúdo novo da Física, é preciso conhecê-lo a fundo. Pensando nisso, os vídeos selecionados abaixo vão te ajudar. Além disso, nestas videoaulas, você poderá revisar os conhecimentos sobre notação científica. Confira!

Sistema Internacional de Unidades e ordem de grandeza

O professor Marcelo Boaro explica a relação entre o Sistema Internacional de Unidades (SI) e a grandeza de uma medida. Para isso, o docente faz uma breve revisão sobre o conceito de notação científica e sobre o SI. Ao fim da videoaula, Boaro resolve um exercício de aplicação.

Relação entre notação científica e ordem de grandeza

O conceito de ordem de grandeza está diretamente ligado ao conceito de notação científica. Isso porque, em física, as aproximações são apresentadas na forma de potências de dez. Por isso, o professor Douglas Gomes explica a relação entre os dois, fazendo uma breve revisão sobre o conceito de notação científica.

Como escrever em notação científica

Quando se deseja escrever um número muito grande ou muito pequeno, as casas, as classes e a ordem desse número podem confundir. Principalmente quando se usa em uma conta, na qual os valores se repetem várias vezes. Para isso, a notação científica é útil. Nesse vídeo do canal Professora Angela Matemática, aprenda como representar um número em notação científica!

Ao apresentar um número na sua forma aproximada, apenas citando sua grandeza, é possível facilitar a compreensão do tamanho de uma medida. Além disso, o uso desse método deve ser dominado para facilitar as comparações. Para aprofundar seu conhecimento, veja mais sobre notação científica!

Referências

Curso de Física Básica: Volume 1 (2014) – Herch Moysés Nussenzveig
Física I: Mecânica (2016) – Hugh D. Young et al.
Física: Volume 1 (2008) – David Halliday et al.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Ordem de grandeza. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/ordem-de-grandeza. Acesso em: 18 de January de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [Enem]

As exportações de soja do Brasil totalizaram 4,129 milhões de toneladas no mês de julho de 2012 e registraram um aumento em relação ao mês de julho de 2011, embora tenha havido uma baixa em relação ao mês de maio de 2012. A quantidade, em quilogramas, de soja exportada pelo Brasil no mês de julho de 2012 foi de

a) 4,129 x 103
b) 4,129 x 106
c) 4,129 x 109
d) 4,129 x 1012
e) 4,129 x 1015

Alternativa correta: C.

O número dado pelo exercício é 4129000 de toneladas.
Como uma tonelada equivale a 1000 kg, então o número é: 4129000000.
Em notação científica, esse número é: 4,129 x 109 kg.

2. [UEPG]

Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20 m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma
grandeza:

a) escalar
b) algébrica
c) linear
d) vetorial

Alternativa correta: d.

Se uma grandeza física depende da magnitude, da direção e do sentido, ela é vetorial. No caso do exercício, a magnitude é 20 m/s, a direção é horizontal e o sentido é para a direita.

Compartilhe

TOPO