Ilusão de ótica

Você já viu uma imagem e se perguntou o que realmente estava vendo? Provavelmente era uma ilusão de ótica. Esse tipo de figura é capaz de enganar os sentidos humanos.

Ilusão de ótica é uma imagem que engana os sentidos humanos. Dessa maneira, esse tipo de gravura faz com que o ser humano veja o que não está presente ou de maneira diferente. Geralmente, essas figuras podem ser naturais ou podem ser criadas por artistas. Neste texto, vamos aprender as características da ilusão de ótica. Acompanhe.

O que é a ilusão de ótica

Ilusão de ótica, ou ilusão de óptica, é um tipo específico de figura, o qual pode enganar a visão humana. Dessa forma, essas imagens fazem o sistema visual humano ver algo que não está presente.

As ilusões de ótica estão presentes na vida do ser humano desde a antiguidade. Por exemplo, durante o período da Renascença, o artista italiano Cigoli usou ilusões anamórficas para simular uma cúpula na igreja de Santa Maria Maggiore.

Outros artistas usaram ilusões anamórficas para dar a impressão de profundidade em seus quadros. Por exemplo, Leonardo da Vinci, M.C. Escher e outros. As ilusões podem ser divididas em luminosidade e distância.

Ilusão de luminosidade

A luminosidade não é uma grandeza física. Por isso, nosso cérebro faz uma estimativa da distância real dos objetos. Dessa maneira, o sistema da visão não se limita a medir apenas a quantidade de luz que chega ao olho. Esse sistema leva em conta o contraste. Assim, estima a cor dos objetos devido à suposta luminosidade que eles recebem.

Ilusão de distância

As perspectivas são úteis para que seja possível interpretar imagens em três dimensões. Em algumas figuras planas, é possível obter a ilusão de que há profundidade. Isso faz com que o sistema visual a interprete de maneira errada. Isto é, o olho humano interpreta uma figura plana como uma figura em perspectiva.

Como funciona a ilusão de ótica

Não há um consenso sobre como as ilusões de óptica interagem com o corpo humano. Contudo, há pesquisas que demonstram que as ilusões são apenas uma interação empírica com o sistema visual humano. Assim como todos os outros estímulos visuais são gerados.

O cérebro humano aprende a identificar e interpretar imagens em três dimensões. Dessa forma, modelos mais simplificados e que simulam características de luz e sombra ou tridimensionalidade, geram ilusões de óptica.

7 exemplos de imagens que enganarão a sua visão

Ver é melhor que falar sobre as ilusões de óptica. Desta maneira, selecionamos sete imagens que enganarão seu cérebro! Confira:

    Fonte: Wikimedia

  • Apesar de não parecer, os dois círculos laranjas são do mesmo tamanho
  • .

    Fonte: Wikimedia

  • Ilusão da parede de café. As linhas horizontais são paralelas, mesmo que não pareçam.
  • Fonte: Wikimedia
  • Essa é uma imagem estática. Isso acontece devido ao contraste.
  • Fonte: Wikimedia
  • Os dois círculos externos aparentam se mover. Assim, para um melhor efeito, mova sua cabeça para frente e para trás.
  • Fonte: Wikimedia
  • A dançarina é uma ilusão de movimento. Por isso, devido ao contraste, algumas pessoas verão a figura girar em um sentido. Contudo, outras pessoas verão a rotação acontecer no sentido oposto.
  • Fonte: Wikimedia
  • Essa imagem é uma composição híbrida de uma imagem de Albert Einstein e Marilyn Monroe.
  • Fonte: Wikimedia
  • Esse antigo mosaico romano dá a impressão de profundidade. Ele está localizado no Museu Nacional de Roma.

Além dessas figuras, existem inúmeras outras. Por exemplo, as obras do artista plástico MC Escher, as quais foram inspirações até para filmes, como A origem.

Vídeos sobre ilusão de óptica

Selecionamos alguns vídeos sobre ilusões de ótica. Assim, algumas delas você poderá reproduzir em casa. Além disso, elas são uma ótima ideia para feiras de ciência. Então, confira os vídeos selecionados:

O círculo quadrado

Nesse vídeo, Iberê Thenório, do Manual do Mundo, mostra que ilusões de óptica não precisam ser apenas figuras planas. Para isso, ele mostra impressões em três dimensões que são um círculo e um quadrado ao mesmo tempo. Isso acontece devido à construção das figuras.

A espiral maluca

Essa é uma ilusão de ótica de movimento. Assim, quando o movimento da espiral acaba, nosso cérebro ainda tem a impressão de que há o movimento. Esse tipo de ilusão pode ser reproduzido em feiras de ciência.

A imagem que gruda nos olhos

A fadiga ocular também pode gerar ilusões de óptica. Por exemplo, ao olhar para a imagem durante um certo período de tempo, os receptores de luz do nosso olho ficarão cansados. Por isso, quando paramos de olhar e mudamos nossa visão de lugar vemos a imagem com as cores invertidas.

Além da Física, as ilusões de óptica são muito úteis nas artes plásticas. Dessa forma, um dos movimentos artísticos que usam muitas ilusões é o da arte cinética.

Referências

SILVA, J. A. P da. NEVES, M. C. D. O codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano. Maringá: Eduem. 2015
SILVA, J. A. P da. NARDI, R. Arte e ciência na Lua: interdisciplinaridade e formação de professores. São Paulo: Edunesp. 2017

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Ilusão de ótica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/ilusao-de-otica. Acesso em: 07 de May de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

O artista plástico holandês M.C. Escher é conhecido por usar ilusões de ótica em suas obras. Por exemplo, veja a obra Mão refletindo na esfera, de 1935.

National Galery of Art

Sobre essa obra e sobre os espelhos esféricos, qual é o tipo de espelho e a natureza da imagem formada?

a) espelho plano, imagem real.
b) espelho côncavo, imagem virtual.
c) espelho convexo, imagem virtual.
d) espelho côncavo, imagem real.
e) espelho convexo, imagem real.

Alternativa correta: C

A superfície reflexiva é a externa, logo é trata-se de um espelho convexo. Nesse tipo de espelho, as imagens são todas virtuais.

2.

Assinale a alternativa que melhor define o conceito de ilusão de ótica.

a) imagens que estão em movimento e mudam conforme o observador.
b) imagens virtuais, por isso causam confusão.
c) imagens que enganam a visão humana.
d) imagens reais, o contato com o real causa a confusão.

Alternativa correta: C

As ilusões de ótica são imagens que enganam o sistema visual humano devido ao contraste ou à perspectiva forçada.

Compartilhe

TOPO