Sombra e penumbra

Sombra e penumbra surgem quando um objeto opaco é colocado entre uma fonte de luz e um anteparo. A sombra é a região de ausência total de luz e a penumbra é onde há incidência parcial de luz.

Geralmente, a sombra de um corpo é formada por uma região de umbra (ou sombra) e de penumbra. A umbra é a região com ausência total de luz. Já a penumbra é a região onde há a incidência parcial da luz. Acompanhe, a seguir, mais informações sobre sombra e penumbra:

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que são

Sombra e penumbra são regiões que surgem quando um objeto é colocado à frente de uma fonte luminosa. São aplicações diretas do princípio da propagação retilínea da luz. A seguir, aprenderemos o que é sombra, o que é penumbra, a diferença entre as duas e, também, a relação delas com o eclipse. Confira:

Relacionadas

As Fases da Lua
Durante o mês, a lua passa por mudanças visíveis em sua forma, que são as fases da Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante.
Reflexão da Luz
Um raio de luz que incide em um espelho e volta para o mesmo meio de onde veio sofreu uma reflexão.
Lentes Esféricas
As lentes esféricas podem ter bordas finas ou bordas grossas. Além disso, estão muito presentes em nosso cotidiano, seja em uma lupa ou até mesmo em um instrumento complexo, como a câmera fotográfica.

Sombra

Todo Estudo

Por definição, uma região de sombra é aquela onde não há a incidência de luz. A sombra surgirá quando um objeto for colocado em frente a uma fonte pontual de luz. Isto é, quando o objeto estiver diante de uma fonte luminosa cujas dimensões forem desprezíveis, haverá a formação de sombra. A sombra também pode ser chamada de umbra.

Penumbra

Todo Estudo

Quando a fonte luminosa é extensa, ou seja, quando as dimensões não podem ser desprezadas, há a formação de uma região mais clara ao redor da região de sombra. Essa região é a penumbra.

Qual é a diferença entre os dois

A diferença entre as regiões de sombra e penumbra está no fato de que a sombra é uma região bem definida e mais escura. A penumbra é uma região mais clara e com contornos menos definidos.

Em nosso cotidiano, é mais comum observar regiões de sombra quando estamos sob a luz solar. Já as regiões de penumbra são facilmente observadas quando estamos em regiões iluminadas por luz artificial.

Publicidade

Sombra e penumbra nos eclipses

Além dos exemplos dados anteriormente, é possível delimitar regiões de sombra e penumbra em eclipses. Para evitar confusões, chamaremos de umbra (sombra) a região de sombra total, de penumbra a região de sombra parcial e de antumbra a região de eclipse lunar. Acompanhe:

Eclipse lunar

Umbra, penumbra e antumbra no eclipse lunar (fora de escala). Fonte: Wikimedia

O eclipse lunar acontece quando a Lua passa pela sombra da Terra. Ou seja, a Terra fica posicionada entre a Lua e o Sol. Esse tipo de eclipse acontece em noites de lua cheia.

Existem três tipos de eclipse lunar: penumbral, quando a Lua fica apenas na região de penumbra da Terra; parcial, quando a Lua fica apenas parcialmente na região de umbra; e total, quando a Lua fica completamente dentro da região de umbra da Terra.

Publicidade

Eclipse solar

Exemplo esquemático, sem escalas, da umbra e penumbra em um eclipse solar. Fonte: Wikimedia

O eclipse solar acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra. Ou seja, a sombra da Lua é projetada sobre a Terra. Também existem três tipos de eclipse solar: parcial, quando o observador está na região de penumbra da lua; total, quando o observador está na região de umbra; e anular, quando o observador está na região de antumbra.

Os eclipses solares também ocorrem fora da Terra. Ou seja, o Sol pode ser eclipsado por outros corpos além da Lua. Por exemplo, em 1969, os tripulantes da Apollo 12 observaram a Terra eclipsar o Sol.

Vídeos sobre sombra e penumbra

O conteúdo de sombra e penumbra é muito cobrado em provas de grande escala, como vestibulares e Enem. Por isso, nada melhor do que aprofundar ainda mais nosso conhecimento com as videoaulas selecionadas. Confira:

Os princípios da óptica geométrica e os eclipses

Como dito anteriormente, sombra e penumbra são aplicações diretas dos princípios da óptica geométrica. Nessa videoaula, o professor Marcelo Boaro explica tais princípios e a relação deles com os eclipses.

Resolução de exercícios sobre sombra e penumbra

Resoluções comentadas de exercícios podem ajudar muito na hora de estudar para a prova, para o vestibular ou para o Enem, não é mesmo? Nesse vídeo, o professor Marcelo Boaro resolve vários exercícios sobre óptica geométrica.

Sombra e penumbra – ilustração

O canal Just 10 minutos fez uma demonstração da formação de regiões de sombra e penumbra em corpos opacos. Além disso, o vídeo também ensina como delimitar as regiões de sombra e penumbra para qualquer corpo.

Além de serem muito presentes em nosso cotidiano, a sombra e a penumbra são claros exemplos de que a luz se propaga em linha reta, desde que o meio seja homogêneo. Para entender melhor a propagação retilínea da luz, aprenda também sobre óptica!

Referências

Física II (2016) – Hugh D. Young
Leituras de Física – GREF (1998) – Luís Carlos de Menezes e Yassuko Hosoume (orgs.)

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Sombra e penumbra. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/sombra-e-penumbra. Acesso em: 25 de April de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [UFRJ]

Na figura a seguir, F é uma fonte de luz extensa e A, um anteparo opaco.

Pode-se afirmar que I, II e III são, respectivamente, regiões de
a) sombra, sombra e penumbra.
c) penumbra, sombra e penumbra.
d) sombra, penumbra e sombra.
e) penumbra, penumbra e sombra.

A partir do desenho dos raios notáveis, é possível ver que:
A região I é uma região de penumbra;
A região II é uma região de sombra;
A região III é uma região de penumbra.

Alternativa correta: C

2. [Unioeste]

No dia 27 de julho deste ano de 2018, aconteceu um fenômeno celeste denominado de “Lua de Sangue”. Considerado o eclipse lunar com maior duração já ocorrido no século 21, o fenômeno acontece devido à luz do sol, que é refratada pela atmosfera da Terra e chega à superfície da Lua no espectro do vermelho (REVISTA GALILEU, 2018). Sobre o fenômeno dos eclipses, a propagação da luz e as cores dos objetos, assinale a alternativa CORRETA.

(Fonte: REVISTA GALILEU, Lua de Sangue: por que o eclipse será o mais longo do século? Disponível em:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/07/lua-de-sangue-por-que-o-eclipse-sera-o-mais-longo-do-seculo.html. Acesso em 30 de out. de 2020).

a) O eclipse lunar ocorre quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra, em perfeito alinhamento, projetando sua sombra sobre a superfície do planeta.
b) Eclipses são fenômenos que acontecem como consequência imediata do princípio de propagação retilínea da luz.
c) O fenômeno da interferência explica a decomposição da luz branca nas diversas cores que formam o espectro da luz visível quando essa atravessa a atmosfera terrestre.
d) Dentre as cores visíveis, a vermelha é a que possui maior energia, por isso ela consegue atravessar a atmosfera terrestre atingir a superfície da Lua durante o eclipse.
e) No fenômeno “Lua de Sangue”, a lua absorve apenas a frequência do vermelho e reflete as demais frequências da luz solar.

O eclipse lunar ocorre quando a Lua penetra a região de sombra da Terra projetada pelo Sol. A decomposição da luz branca ao atravessar a atmosfera é devida ao fenômeno da refração. Dentre as cores, a que apresenta maior energia é a violeta. A cor vermelha, por sua vez, tem a menor energia e o maior comprimento de onda.
A cor que enxergamos no fenômeno é a cor refletida pela Lua, ou seja, a vermelha.

Alternativa correta: B

Compartilhe

TOPO