Triathlon

Triathlon é um esporte que combina natação, ciclismo e corrida em um circuito com diferentes percursos, a depender da modalidade disputada.

A palavra triathlon é utilizada para se referir a eventos esportivos compostos por três modalidades. Mais precisamente, na atualidade, a palavra é usada para se referir a um esporte específico, originado na segunda metade do século XX, composto por provas de natação, ciclismo e corrida. Sendo assim, preparamos esta matéria para que você conheça esse esporte e suas características.

Origem do triathlon

O triathlon teve origem na cidade de San Diego, na Califórnia (EUA), em 1974. Seu surgimento ocorreu com uma proposta de treinamento de atletas de um clube de atletismo. Esses atletas receberam uma planilha contendo exercícios de natação e ciclismo para auxiliar seus treinamentos durante o período de férias. Tais exercícios consistiam em nadar 500 m, pedalar 12 Km e correr 5 Km.

Assim, ao retornarem das férias, os atletas foram submetidos a um teste para avaliar o envolvimento e a eficácia dessa rotina de treinamentos. Logo, ao gostarem da proposta, os atletas solicitaram que os treinadores repetissem o programa de treinamentos nas próximas férias. No entanto, pediram também a participação de salva-vidas da cidade, para que a proposta ficasse mais desafiadora. Nesse formato, participaram do desafio 55 pessoas, incluindo os atletas.

Posteriormente, nas férias de 1976, o desafio foi repetido. Contudo, os salva-vidas propuseram algumas alterações, aumentando o percurso da natação em 700 m e passando da piscina para águas abertas (mar). Propuseram também aumentar para 15 Km o percurso do ciclismo, transpondo sua realização para os arredores da praia. Da mesma forma, sugeriram a transposição da corrida para terrenos abertos (estilo cross country), diminuindo o percurso para 4,5 Km.

Desdobramentos

Após a terceira realização desse desafio, ele passou a ser regularmente realizado. Além disso, serviu de inspiração para a realização de uma prova contendo essas três modalidades em 1978, no Hawai. A prova foi proposta pelo ex-oficial da marinha norte-americana John Collins, com o intuito de nomear o atleta completo entre desportistas dessas modalidades nesse Estado.

Com a demanda criada por outros que buscavam cumprir o percurso dessa prova, houve a popularização do triathlon. Além disso, essa prova deu origem à franquia esportiva conhecida atualmente como Ironman, uma das maiores nesse setor.

Modalidade

O triathlon é um esporte que exige dedicação e muito preparo físico e psicológico. Por meio desse preparo, portanto, os atletas são capazes de disputar as provas do esporte e obter bons desempenhos e rendimentos nas competições. Sendo assim, conheça as cinco modalidades em que os triatletas (atletas de triathlon) podem competir:

Sprint (ou Short)

Essa modalidade é considerada ideal para iniciantes no esporte, especialmente por exigir mais velocidade e explosão muscular do que resistência do atleta. Portanto, suas provas são organizadas em 760 m de natação, seguidos de 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida. Logo, o tempo médio de duração nessa modalidade é de 1 hora.

Standard (ou Olímpica)

Praticada nas Olimpíadas desde a edição de Sidney 2000 (Austrália), essa é a única modalidade desse esporte reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). As distâncias das provas dessa modalidade são de 1,5 Km de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida. A duração média de atletas dessa modalidade é de 90 minutos, aproximadamente.

Meio-Ironman (ou Ironman 70.3)

Essa modalidade apresenta um percurso intermediário da modalidade Ironman, sendo ideal para atletas que almejam a preparação para iniciar nessa modalidade. Portanto, suas provas são constituídas por 1,9 m de natação, 90 Km de ciclismo e 21,1 Km de corrida, tendo como 4 horas a média de finalização do percurso.

Ironman

Essa é a modalidade mais conhecida do esporte, disputada anualmente nos verões do Hawai. Portanto, por se tratar de uma tradição, remontando às origens desse esporte, as provas de Ironman apresentam o percurso original: 3,8 Km de natação, 180 Km de ciclismo e 42 Km de corrida. O tempo médio estimado para a realização desse percurso é de 12 horas, embora atletas recordistas do esporte já tenham atingido marcas menores.

Ultraman

Diferente das demais modalidades apresentadas, as provas da modalidade Ultraman não são realizadas ininterruptamente. Devido ao percurso da modalidade, portanto, suas provas são organizadas em três dias seguidos. Assim, no primeiro dia os atletas percorrem 10 Km de natação e 145 Km de ciclismo. No dia seguinte retomam o ciclismo por mais 276 Km. Por fim, no terceiro dia de prova percorrem 84,4 Km em corrida.

As modalidades de triathlon são alternativas para amantes desse esporte e também para atletas de modalidades específicas que o compõem e que buscam desafiar seus limites esportivos. Nesse sentido, como indicado acima, algumas modalidades contribuem para a preparação para disputar outras, sendo a modalidade Ironman a mais tradicional e ambicionada pelos atletas.

Triathlon nas olimpíadas

Para que fosse integrado ao quadro olímpico na edição de Sidney 2000 o triathlon precisou passar por algumas adequações, sobretudo nas regras. Nesse sentido, uma alteração significativa foi a aceitação do uso de vácuo nas provas de ciclismo. O vácuo é uma estratégia em que o atleta se mantém atrás de outro competidor para diminuir o atrito com o ar e, assim, manter a velocidade com menor dispêndio (gasto) energético.

Desde sua primeira participação nas Olimpíadas essa modalidade teve apenas um atleta bicampeão. O triatleta britânico Alistair Brownlee foi o único a conquistar dois ouros olímpicos no esporte. Entretanto, a Grã-Bretanha empata, atualmente, com a Suíça, sendo os únicos dois países a possuírem duplo ouro olímpico nesse esporte. Além disso, possuem uma prata e dois bronzes cada país.

Triathlon no Brasil

O triatlo, como é chamado no Brasil, é regido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com federações nas diferentes regiões do país. De acordo com essa entidade esportiva, o esporte chegou ao país em 1981, tendo a primeira competição oficial realizada no Rio de Janeiro, em 1983. Atualmente o país tem como polos de competições do esporte, além do Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Maceió e Florianópolis.

Saiba mais sobre o esporte

Veja a seguir alguns vídeos que selecionamos para você assistir e complementar o conteúdo apresentado nesta matéria a respeito do triathlon.

Dicas para iniciar no esporte

Confira nesse vídeo do professor Enzo Amato algumas dicas para quem deseja iniciar no triathlon. No vídeo ele comenta sobre estratégias para que seja possível estabelecer uma rotina de treino e se desenvolver nas modalidades desse esporte.

Ironman 70.3

Esse vídeo é uma produção feita pela organização esportiva Unlimited Sports a partir de filmagens do evento Ironman 70.3, realizado em abril de 2012 em Florianópolis. O evento é um dos maiores no esporte em termos globais, sendo reconhecido como o mais importante realizado na América Latina. Assista para sentir um pouquinho de como acontecem as competições nessa modalidade e compreender melhor o esporte.

Regras

Nesse vídeo você confere uma ilustração com breves comentários a respeito das regras gerais do triathlon. Além disso, é comentado também acerca da transição entre uma prova e outra e sobre a penalidade para atletas que violarem o regulamento durante a disputa. Assista para entender melhor.

Sabe-se a redução e/ou ausência de práticas de treinamento físico por atletas podem reduzir e prejudicar seu desempenho esportivo, assim como os ganhos adquiridos a respeito do condicionamento físico. É nesse sentido que foi proposto o treinamento alternativo para atletas de atletismo realizarem durante o período de férias, o qual originaria o triathlon posteriormente. Sendo assim, continue seus estudos sobre os esportes conferindo a matéria sobre atletismo.

Referências

Confederação Brasileira de Triathlon [On-line] – Disponível em: http://www.cbtri.org.br/. Acesso em: 18 fev. 2021.

Comitê Olímpico do Brasil [On-line] – Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/. Acesso em 18 fev. 2021.

Comitê Olímpico Internacional [On-line] – Disponível em: https://www.olympic.org/. Acesso em: 18 fev. 2021.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor mestrando em Educação Física formado pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Temáticas estudadas envolvem corpo, subjetividade, discurso, cultura e saúde.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Triathlon. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/triathlon. Acesso em: 03 de August de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [IF/CE-2017]

O atletismo é um esporte composto por várias provas, nas quais existem atletas especialistas para cada uma delas.
I) Salto Triplo – Lançamento do Disco.
II) Lançamento de Dardo – Decathlon.
III) Ginástica de solo – Ginástica Artística.
IV) Pentatlo Moderno – Triathlon.

É(são) prova(s) de atletismo:

A) somente IV
B) somente I e IV
C) somente III
D) somente I e II
E) I, II e IV

A resposta correta é a alternativa D.

A alternativa III é falsa, pois, a Ginástica de solo é uma das modalidades que compõem a Ginástica Artística. Por sua vez, a Ginástica Artística é um esporte distinto do Atletismo.

A alternativa IV é falsa, pois, tanto o pentatlo moderno quanto o triathlon são modalidades esportivas independentes, ou seja, não constituem provas do atletismo. Contudo, vale lembrar, como abordado na matéria, que foi a partir de treinamentos pensados para atletas de atletismo que o triathlon surgiu e se constituiu como uma modalidade esportiva.

2.

A respeito das modalidades do trathlon, analise as sentenças a seguir:

I) A modalidade sprint é a que apresenta menor tempo médio de duração, em função do percurso das provas, que é o menor em comparação às demais modalidades.
II) A modalidade ultraman é a mais indicada para iniciantes nesse esporte, pois não exige tanta resistência e/ou preparo físico e psicológico dos competidores.
III) A modalidade standart é a única disputadas nas Olimpíadas, tendo sido inserida no quadro esportivo na edição de Sidney 2000 e apresentando somente um bicampeão.
IV) A modalidade ironman preserva o percurso que deu origem a esse esporte, constituindo um evento anualmente realizado no Hawai.

Considerando essas sentenças, é incorreto o que se afirma em:

A) I
B) II
C) III
D) IV

Está incorreto o que se afirma em II, pois, a modalidade ultraman é composta por longos períodos de intensa atividade, organizados em provas realizadas durante três dias. Essa configuração pressupõe alto preparo dos atletas para disputar essa modalidade, sobretudo, por sua intensidade e pelo curto período de descanso/recuperação entre uma prova e outra.

Compartilhe

TOPO