Ginástica Aeróbica

A ginástica aeróbica é uma prática ritmada de movimentos intensos que visa promover a melhora do sistema cardiovascular.

A ginástica aeróbica consiste na execução rápida e ritmada de movimentos padronizados, de modo a promover um elevado gasto calórico pelo aumento da oxigenação celular. Nesta matéria, confira a história, as modalidades, a organização esportiva e os benefícios dessa prática. Acompanhe.

Breve história da modalidade

As ginásticas envolvendo exercícios aeróbicos foram originadas e sistematizadas a partir dos estudos do cardiologista norte-americano Kenneth Cooper, nas décadas de 1960 e 1970. Tais estudos visavam comprovar a eficiência desse tipo de exercício para a melhora de condições cardiovasculares e também para o emagrecimento. Portanto, seus estudos fundamentaram métodos de treinamento físico que usam padrões de movimento e acompanhamentos musicais para a melhora cardiorrespiratória e metabólica.

Esses métodos chegaram ao Brasil em 1980, aproximadamente, já sendo referidos como Ginástica Aeróbica/Aeróbia e se popularizando nas academias nacionais. Também nessa época foram organizadas as primeiras competições e fundadas organizações internacionais que passaram a regulamentar a prática, como a Federation Internationale de Gymnastique (FIG). Desse modo, a prática foi progressivamente adquirindo regras, culminando em sua esportivização.

Objetivo e métodos

A ginástica aeróbica objetiva promover a melhora da capacidade cardiovascular. Para isso, alguns métodos foram sistematizados para o treinamento físico. Sendo assim, veja alguns deles a seguir.

  • Low impact: no método de baixo impacto são realizados exercícios que não executam saltos, evitando sobrecarregar articulações, principalmente de membros inferiores e, assim, evitando também possíveis lesões.
  • High impact: esse método prioriza a atividade cardiovascular, estimulando o trabalho coronário com a realização de movimentos constantes e intensos. Assim, estimula o aumento da pressão arterial e, por conseguinte, da circulação sanguínea. Para isso, a ginástica aeróbica de alto impacto propõe a execução de movimentos de extensão e flexão muscular, além de saltos e movimentações explosivas, deslocando o centro de gravidade a todo momento.
  • Mista: também chamada de combo, esse método compila as técnicas dos dois modelos anteriores, ou seja, combina padrões de movimento de alto e baixo impacto. Desse modo, saltos mais explosivos, bem como extensão e flexão constantes são intercalados com movimentações menos agressivas e com estímulos menos intensos.
  • Cardio funk: esse método congrega diferentes estilos musicais em suas movimentações, visando o aumento do trabalho cardiovascular. Assim, movimentos de jazz, salsa, danças afro, disco e outras são organizados em movimentações que combinam braços, pernas e tronco.
  • Step training: idealizado pela instrutora Gin Miller, esse método consiste na realização de movimentos coreografados em um step, instrumento que simula um degrau de escada. Desse modo, os praticantes do treinamento de step realizam movimentações simples de levantamento do próprio peso corporal de forma repetida e simples.

Esses são alguns métodos de treinamento físico da ginástica aeróbica. Além deles, há ainda, por exemplo, o work out, o circuit training, aero jump e também o interval training. Entretanto, é importante salientar que, embora apresentem peculiaridades, todos possuem o mesmo objetivo: a melhora cardiovascular e metabólica.

Benefícios

Veja alguns benefícios associados à prática dessa modalidade gímnica a seguir.

  • A prática regular de ginástica aeróbica auxilia o organismo na manutenção de um bom nível de colesterol HDL (lipoproteínas de baixa densidade), o qual está associado a menor risco de incidência de ataques cardíacos, uma vez que o HDL auxilia no combate à aterosclerose (placas de gordura no sangue geradas pelo excesso de colesterol LDL – lipoproteínas de alta densidade).
  • A ginástica aeróbica também contribui para o fortalecimento da musculatura do coração, fazendo com que ele trabalhe com menos esforço. Em decorrência disso, há um bombeamento mais eficiente de sangue ao organismo, o que reflete na melhora do fluxo sanguíneo, na remoção de toxinas e produto metabólicos, assim como no transporte de nutrientes e oxigênio.
  • Junto com alimentação e períodos de descanso adequados, a ginastica aeróbica é uma aliada no emagrecimento saudável, pois promove a queima de gorduras e estimula as vias do sistema oxidativo, contribuindo para a síntese proteica e a funcionalidade dos sistemas do organismo de modo geral.
  • Com a prática da ginástica aeróbica há uma melhora na funcionalidade do sistema respiratório, gerando um aumento na eficiência da distribuição de oxigênio ao organismo. Isso ocorre pela potencialização das atividades celulares e enzimáticas, que se estende à respiração celular e aos processos oxidativos.
  • A ginástica aeróbica também atua na regulação hormonal e emocional. Por exemplo, ela reduz o nível dos hormônios de estresse e ansiedade (cortisol, adrenalina e noradrenalina) no organismo e, em contrapartida, aumenta os níveis de hormônios de satisfação e bem-estar (endorfina, ocitocina, serotonina e dopamina).

Esses são alguns dos benefícios da prática da ginástica aeróbica, que também contribui para a melhora do condicionamento físico e da tonificação muscular, além da socialização e da ludicidade.

Ginástica aeróbica esportiva

O objetivo da ginástica aeróbica convencional é promover a melhora do sistema cardiovascular e das funções metabólicas. Contudo, a ginástica aeróbica esportiva (GAE) tem como finalidade o espetáculo. Para isso, a GAE busca a execução movimentações complexas continua e intensamente, utilizando-se, assim, de acompanhamento musical para expressão por meio das movimentações e gestualidades. É nesse sentido que a modalidade esportiva deve contar com as rotinas.

As rotinas, então, mobilizam sete passos básicos (marcha, corrida, chutes baixos e altos, polichinelo, elevação de joelhos e afundo) em quatro grupos de elementos de dificuldade (força dinâmica, saltos e flexibilidade, força estática e equilíbrio). Por fim, esses elementos devem ser demonstrados durante a apresentação, cuja duração é de 1 minuto e 45 segundos. Assim, os movimentos são demonstrados conforme as seguintes categorias e provas:

  • Categoria infantil: disputada por crianças de nove a onze anos de idade completos.
  • Categoria infanto-juvenil: disputada por crianças de doze a catorze anos de idade completos.
  • Categoria Juvenil: disputada por jovens de quinze a dezessete anos de idade completos.
  • Adulto: disputada por adultos acima de dezoito anos de idade completos.
  • Provas individuais femininas: disputadas por uma ginasta (feminino).
  • Provas individuais masculinas: disputadas por um ginasta (masculino).
  • Provas de duplas mistas: disputadas por duplas compostas por um ginasta (masculino) e uma ginasta (feminino).
  • Provas em trio: disputadas por três ginastas em organização livre (masculino e feminino).
  • Provas em grupo: disputadas por cinco ginastas em organização livre (masculino e feminino).

Essas são as categorias e provas que compõem a modalidade esportiva de ginástica aeróbica, as quais, juntamente com o regulamento da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), diferenciam a modalidade da prática convencional/não esportiva.

Saiba mais sobre a ginástica aeróbica

Na sequência, são apresentados vídeos complementares ao conteúdo destacado nesta matéria, a fim de que você compreenda melhor a ginástica aeróbica e suas características. Não deixe de conferi-los.

O que é exercício aeróbio?

Esse vídeo comenta sobre alguns conceitos relacionados à prática de exercícios físicos, focalizando o exercício aeróbio. Além disso, comenta a respeito da terminologia “aeróbico/aeróbio”. Assista para entender o que é um exercício aeróbio e como ele se relaciona com a ginástica aeróbica.

Ginástica aeróbica de academia

Nesse vídeo, você confere duas coreografias básicas de ginástica aeróbica de academia, para visualizar um exemplo de como essa modalidade é organizada nesse espaço. Confira para conhecer a proposta.

O que é a ginástica aeróbica esportiva?

Esse vídeo apresenta didaticamente as características da ginástica aeróbica esportiva (GAE), abordando elementos apresentados nesta matéria, desde sua definição até as categorias em que ocorrem as disputas, e os exemplificando. Confira!

Rotina de GAE

A apresentação demonstrada nesse vídeo é do trio brasileiro infanto-juvenil, referente à final da World Age Group Competition, disputada em 2012. Assista e confira uma rotina de ginástica aeróbica esportiva.

Esta matéria apresentou informações a respeito da história, das modalidades, da organização esportiva e dos benefícios da ginástica aeróbica, uma modalidade fundamentada na execução rápida e ritmada de movimentos padronizados para a melhora do sistema cardiovascular. Continue estudando sobre as modalidades gímnicas conferindo a matéria sobre Ginástica Rítmica.

Referências

Confederação Brasileira de Ginástica [on-line] – Disponível em: https://www.cbginastica.com.br/. Acesso em: 4 jan. 2021.

Federation Internationale de Gymnastique [on-line] – Disponível em: https://www.gymnastics.sport/site/. Acesso em: 4 jan. 2021.

Secretaria da Educação do Paraná [on-line] – Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/desvio.html. Acesso em: 4 jan. 2021.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Pesquisas focalizando corpo, subjetividade, discurso e cultura física.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Ginástica Aeróbica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/ginastica-aerobica. Acesso em: 26 de January de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [SS/SP-2012]

38 – A ginástica é uma atividade integrada por um sistema de exercícios físicos,
especialmente escolhidos, que requerem força, flexibilidade e agilidade. Podem servir
tanto para competições, recreação e manutenção da saúde. Entre suas várias
modalidades podemos destacar:
A) A ginástica alternativa engloba modalidades de origem oriental e de baixo impacto.
Modalidades essas como: Pilates, Lian Gong, YOGA e Shiatsu.
B) Ginástica Aeróbica que é uma combinação de passos básicos e movimentos de
braços executados de forma consecutiva, utiliza-se uma música estimulante criando
sequências dinâmicas, rítmicas e contínuas,
C) A ginástica rítmica combina os elementos de balé e dança teatral, realizados
fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos
próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
D) Todas as alternativas estão corretas.

A resposta correta é a alternativa D.

Cada alternativa corresponde a uma modalidade gímnica, descrevendo suas principais características, em termos gerais.

2. [SEDUC-2011]

A Ginástica Artística é um esporte individual que desenvolve a força, o equilíbrio, a
agilidade e a destreza, enfim, o domínio do corpo. Como se divide a Ginástica Artística?
A) Ginástica aeróbica e Ginástica Rítmica;
B) Ginástica de solo e Ginástica de Aparelhos;
C) Ginástica Localizada e Ginástica de Solo;
D) Ginástica de Aparelhos e Ginástica Aeróbica.

A resposta correta é a alternativa B.

A ginástica artística se divide em ginásticas de solo e de aparelhos. Já as ginásticas aeróbica, artística e localizada são modalidades gímnicas à parte.

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