Pirâmides ecológicas

Pirâmides ecológicas são as representações gráficas da estrutura trófica de um ecossistema e podem ser de três tipos: biomassa, energia ou de números.

As relações ecológicas entre seres vivos, numa cadeia alimentar (cadeia trófica), linear, podem ser representadas graficamente através da construção de uma das chamadas pirâmides ecológicas.

Em Ecologia, os níveis tróficos de um ecossistema estão ligados por associações predador-presa. Essas associações exercem papel regulador no tamanho das populações e profundos efeitos evolutivos nas diversas espécies implicadas.

Existem três tipos de pirâmides ecológicas: biomassa, número e energia.

Pirâmides ecológicas de energia

A pirâmide de energia expressa a quantidade de energia acumulada em cada nível da cadeia alimentar.

O fluxo decrescente de energia da cadeia alimentar justifica o fato de a pirâmide apresentar o vértice voltado para cima.

Dessa maneira, o comprimento de cada retângulo indica o conteúdo energético presente em cada elo da cadeia. Estima-se que cada nível trófico transfira apenas 10% da capacidade energética para o nível trófico seguinte, por isso, que uma pirâmide dificilmente apresentara mais que cinco níveis tróficos.

pirâmides ecológicas tipos
Imagem: Reprodução

Desse modo, cadeias alimentares menores possuem um maior aproveitamento de energia. Assim, podemos presumir o seguinte: Se em uma área de plantio que durante o ano alimenta 100 pessoas, se for utilizada para engorda do gado, o numero de gado, será tão pequeno, que não alimentara mais que cinco pessoas durante o ano.

Vemos então, que a quantidade de energia que se perdeu de um nível trófico para outro foi muito grande. Concluímos assim, que os consumidores primários estão muito mais servido energeticamente que os demais níveis tróficos da pirâmide energética.

Pirâmide de biomassa

Este tipo de gráfico expressa a quantidade de matéria orgânica acumulada em cada nível trófico da cadeia alimentar.

Sabemos que apenas uma pequena quantidade de biomassa adquirida é utilizada na formação de matéria viva. A maior parte dessa biomassa é utilizada como fonte de energia e depois eliminada para o meio ambiente na forma de resíduos respiratórios (CO2 e H2O) e excreções (como urina e fezes).

pirâmides ecológicas exemplos
Imagem: Reprodução

Assim, como no caso anterior (pirâmide de energia) apenas 10% dessa matéria é transferida para o nível trófico seguinte.

Pirâmide de números

A pirâmide de número expressa a quantidade de indivíduos presente em cada nível trófico da cadeia alimentar.

pirâmides ecológicas imagens
Imagem: Reprodução

Como o número de indivíduos diminui ao longo dos sucessivos elos de uma cadeia alimentar, as pirâmides ecológicas de número é representada com o vértice voltado para cima. Entretanto, existem inúmeros exemplos que contrariam esse fato.

Referências

Ecologia: conceitos fundamentais – Sérvio T. Cassini
Pirâmides ecológicas e dinâmicas das populações – Marciel C. Moraes

Luana Bernardes
Prof. Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Exercícios resolvidos

1. [FUVEST]

O esquema representa o fluxo de energia entre os níveis tróficos (pirâmide de energia) de um ecossistema.

Essa representação indica, necessariamente, que:

a) o número de indivíduos produtores é maior do que o de indivíduos herbívoros.

b) o número de indivíduos carnívoros é maior do que o de indivíduos produtores.

c) a energia armazenada no total das moléculas orgânicas é maior no nível dos produtores e menor no nível dos carnívoros.

d) cada indivíduo carnívoro concentra mais energia do que cada herbívoro ou cada produtor.

e) o conjunto dos carnívoros consome mais energia do que o conjunto de herbívoros e produtores.

Resposta: C
Com a pirâmide de energia, é possível perceber que a energia é maior nos produtores e seu fluxo é unidirecional.

2. [UNIFOR]

As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas.

A pirâmide de números e a pirâmide de energia que representam a cadeia alimentar capim → bois → carrapatos são semelhantes, respectivamente, a:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e I.

d) II e III.

e) III e II.

Resposta: D
A pirâmide II representa uma pirâmide de número na cadeia capim → bois → carrapatos, uma vez que é necessário muito capim para alimentar os bois, porém poucos bois são necessários para alimentar vários carrapatos. Já a pirâmide de energia nunca é representada de forma invertida e nela observa-se a diminuição da energia em cada nível, sendo assim, ela é representada pela pirâmide III.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO