Periósteo

Periósteo é uma membrana fibrosa e vascularizada que envolve os ossos do corpo humano. Leia mais sobre essa membrana e entenda a sua importância.

Os ossos do corpo humano são constituídos pelo tecido ósseo, que são revestidos por 2 tipos de membranas. Neste texto vamos aprender sobre a membrana chamada periósteo, abordando suas funções e características gerais.

O que é periósteo

Periósteo é a membrana externa de tecido conjuntivo denso que envolve todos os ossos do corpo humano. Essa membrana tem por característica ser vascularizada, fibrosa e resistente. Além disso, os ossos apresentam uma membrana mais interna, chamada de endósteo. Esse por sua vez, está mais próximo à cavidade medular e normalmente é reabsorvida durante longos períodos de desnutrição. Ambas as membranas apresentam morfologia e funções semelhantes.

Características do periósteo

O periósteo é composto principalmente por fibras colágenas e fibroblastos. Veja a seguir os principais tipos celulares dessa membrana.

• Fibra de Sharpey: feixes de fibras colágenas que unem o periósteo ao osso
  • Células osteoprogenitoras: são células morfologicamente semelhantes ao fibroblastos e são importantes para a manutenção do osso

Camadas do periósteo

É dividido em 2 camadas. Então, veja a abaixo as características de cada uma.

Todo Estudo
  • Camada fibrilar: é a camada mais externa, formada de tecido conjuntivo denso e apresenta alguns fibroblastos
  • Camada celular: é a camada mais interna, formada por células do tipo osteoprogenitoras. Essas células se diferenciam em osteoblastos e atuam no crescimento dos ossos e na reparação de fraturas

Funções do periósteo

Listamos a baixo as principais funções.

• Proteger os ossos
  • Fixar os músculos
  • Produzir novas células para garantir o crescimento ósseo
  • Reparação de fraturas
  • Proteger nervos e vasos sanguíneos que envolvem alguns ossos

De maneira geral, podemos dizer que a sua principal função é promover a nutrição e garantir o desenvolvimento de osteoblastos.

Vídeos para aprender mais

Selecionamos alguns vídeos para ajudar na compreensão do conteúdo. Portanto, não deixe de conferir os vídeos abaixo.

Aulão sobre o periósteo

Neste vídeo, você aprende mais detalhes sobre o periósteo, além de pegar dicas de como esse assunto é cobrado nas provas.

Revise o conteúdo!

Selecionamos um vídeo completo sobre tecido conjuntivo ósseo. Vale a pena a assistir para compreender de vez os tipos celulares do tecido ósseo, entendendo ainda melhor a função do periósteo em todo esse esquema.

O periósteo é uma membrana muito importante do tecido ósseo, que garante a nutrição e desenvolvimento dos ossos do corpo humano. Continue seus estudos de biologia e leia mais sobre a organização do corpo humano e entenda como funciona essa máquina perfeita!

JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J, ABRAHAMSOHN, P. Histologia Básica: texto e atlas. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Periósteo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/periosteo. Acesso em: 15 de August de 2020.

Sobre as funções do periósteo, assinale a alternativa correta:

a)É responsável por sustentar o corpo e proteger os órgãos vitais
b)Reserva energética e garante a nutrição dos ossos
c)Apenas envolve os ossos, não desempenha muitas funções
d)Promove a nutrição dos ossos e garante o desenvolvimento dos osteoblastos

A alternativa correta é d)Promove a nutrição dos ossos e garante o desenvolvimento dos osteoblastos.

As superfícies internas e externas dos ossos são recobertos por células osteogênicas e tecido conjuntivo, que são, respectivamente:

a) Osteócito e osteósteo.
b) Periósteo e endósteo.
c) Fibrioblastos e osteoclastos.
d) Osteoclastos e osteoblastos.

A alternativa correta é b) Periósteo e endósteo.