Patologia

Entenda o significado do termo patologia e quais os seus ramos de atuação.

Na ciência existem diversos termos específicos que otimizam o entendimento de determinados assuntos. Em específico, nos temas relacionados ao corpo humano, existem muitos termos técnicos da medicina. Neste texto, vamos entender mais sobre o termo: patologia.

O que é patologia

O termo patologia significa “estudo da doença” e é o ramo da biologia e medicina que estuda as alterações estruturais, bioquímicas e funcionais de células, tecidos e órgãos. Tem como objetivo fazer um diagnóstico das doenças e explicar os processos que levam ao desenvolvimento de sinais e sintomas.

Tipos de patologia

Pode ser dividida em duas grandes áreas: a geral e a especial. Então, veja a seguir as características de cada uma.

Corpo humano
O corpo humano pode ser comparado à uma maquina complexa. Entenda o porquê dessa comparação neste texto.
Anexos embrionários
Responsáveis por proteger e garantir o desenvolvimento do embrião, os anexos embrionários foram fundamentais para a conquista do ambiente terrestre.

Patologia Geral

É a área que estuda as reações presentes em células e tecidos, resultante de uma doença. Nesse tipo de patologia não é realizada uma análise de reações especificas, ou seja, estuda-se apenas as reações básicas.

Patologia Especial

É a área voltada para respostas mais específicas que ocorrem em órgãos e tecidos. Dessa maneira, muitas vezes é chamada de patologia sistêmica.

É importante lembrar que a patologia está relacionada com uma área de estudo que pode ou não diagnosticar uma doença. Além disso, muitas vezes é um termo usado erroneamente como sinônimo de doença.

Aprenda mais sobre patologia

Selecionamos um vídeo para você se aprofundar nesse assunto e entender melhor os significados e aplicações da patologia. Confira!

Introdução à patologia

Neste vídeo rápido, você acompanha a história da patologia e aprende conceitos gerais desse ramo da medicina e biologia.

A patologia é a área de estudo das alterações bioquímicas, estruturais e funcionais do nosso organismo. Continue seus estudos sobre biologia e entenda o mistério das doenças degenerativas.

GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. Elsevier, 12ªEd. 2011

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. Patologia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/patologia. Acesso em: 25 de April de 2024.

Qual das alternativas abaixo define melhor o termo patologia?

a) É a área da biologia que estuda as alterações fisiológicas e pode ser considerado sinônimo de doença.
c) É o estudo de específico de alterações que ocorrem em tecidos e órgãos.

A alternativa correta é b) Estuda as alterações estruturais e funcionais de células, tecidos e órgãos que podem ou não estar sujeitos a doenças.