Patologia

Entenda o significado do termo patologia e quais os seus ramos de atuação.

Na ciência existem diversos termos específicos que otimizam o entendimento de determinados assuntos. Em específico, nos temas relacionados ao corpo humano, existem muitos termos técnicos da medicina. Neste texto, vamos entender mais sobre o termo: patologia.

O que é patologia

O termo patologia significa “estudo da doença” e é o ramo da biologia e medicina que estuda as alterações estruturais, bioquímicas e funcionais de células, tecidos e órgãos. Tem como objetivo fazer um diagnóstico das doenças e explicar os processos que levam ao desenvolvimento de sinais e sintomas.

Tipos de patologia

Pode ser dividida em duas grandes áreas: a geral e a especial. Então, veja a seguir as características de cada uma.

Patologia Geral

É a área que estuda as reações presentes em células e tecidos, resultante de uma doença. Nesse tipo de patologia não é realizada uma análise de reações especificas, ou seja, estuda-se apenas as reações básicas.

Patologia Especial

É a área voltada para respostas mais específicas que ocorrem em órgãos e tecidos. Dessa maneira, muitas vezes é chamada de patologia sistêmica.

É importante lembrar que a patologia está relacionada com uma área de estudo que pode ou não diagnosticar uma doença. Além disso, muitas vezes é um termo usado erroneamente como sinônimo de doença.

Aprenda mais sobre patologia

Selecionamos um vídeo para você se aprofundar nesse assunto e entender melhor os significados e aplicações da patologia. Confira!

Introdução à patologia

Neste vídeo rápido, você acompanha a história da patologia e aprende conceitos gerais desse ramo da medicina e biologia.

A patologia é a área de estudo das alterações bioquímicas, estruturais e funcionais do nosso organismo. Continue seus estudos sobre biologia e entenda o mistério das doenças degenerativas.

Referências

GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. Elsevier, 12ªEd. 2011

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Patologia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/patologia. Acesso em: 28 de November de 2020.

Exercícios resolvidos

1.

Qual das alternativas abaixo define melhor o termo patologia?

a) É a área da biologia que estuda as alterações fisiológicas e pode ser considerado sinônimo de doença.
b) Estuda as alterações estruturais e funcionais de células, tecidos e órgãos que podem ou não estar sujeitos a doenças.
c) É o estudo de específico de alterações que ocorrem em tecidos e órgãos.

A alternativa correta é b) Estuda as alterações estruturais e funcionais de células, tecidos e órgãos que podem ou não estar sujeitos a doenças.

Compartilhe

TOPO